Pela Liderança durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao posicionamento do TSE a favor da destinação de trinta por cento do fundo eleitoral para a campanha de mulheres.

Autor
Marta Suplicy (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Elogio ao posicionamento do TSE a favor da destinação de trinta por cento do fundo eleitoral para a campanha de mulheres.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2018 - Página 64
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, AUTORIA, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), ASSUNTO, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, CAMPANHA ELEITORAL, MULHER.

    A SRª MARTA SUPLICY (Bloco Maioria/PMDB - SP. Como Líder. Sem revisão da oradora.) – Presidente, eu gostaria de parabenizar todas as Senadoras e Deputadas Federais pela importante vitória que nós, mulheres, obtivemos ontem no posicionamento histórico do Tribunal Superior Eleitoral.

    Foi acolhida, por unanimidade, a nossa consulta sobre a aplicação de, pelo menos, 30% do fundo eleitoral para campanhas de mulheres. Igualmente, foram definidos 30% do tempo de televisão e 30% do tempo do rádio para as campanhas das mulheres.

    Olha, nós lutamos tanto pelas cotas... As cotas, que foram feitas em 1995, tiveram um momento de percalço e foram sendo melhoradas. O que não era obrigatório ficou obrigatório, mas elas não conseguiam realmente atingir o que nós gostaríamos, devido exatamente à falta de oportunidade financeira. Quando se dizia "as mulheres não querem se candidatar", isso não era verdade. Vai se candidatar para trabalhar muito, para deixar os filhos de uma maneira menos cuidada durante uma campanha, para ouvir do marido que ele está sendo abandonado – isso é o que a gente escuta –, que não vai ter um tostão para fazer campanha, que o partido não dá igual atenção para homens e mulheres e que, depois, a televisão também não é equânime.

    Bom, isso era o que a gente ouvia, mas isso acabou. Quer dizer, não são 50% que nós vamos ter, mas nós já estamos muito contentes com essa primeira vitória, porque, desde a época das cotas, eu diria que isso é o mais importante que aconteceu para nós mulheres. E as eleições, no ano que vem, Senador João Alberto, não serão mais as mesmas. As mulheres vão se candidatar, porque elas vão ter oportunidade de fato. Elas vão ter um financiamento como nunca tiveram. Não será uma maravilha – e não vai ser para ninguém –, mas elas vão estar em condições muito melhores do que jamais estiveram.

    Então, nós tivemos muitos percalços, mas acredito que conseguimos obter conquistas, alguns anos atrás, quando tivemos uma possibilidade de 5%, para as mulheres, do fundo partidário, percentual que depois foi aumentado para 15% – os partidos só receberiam, se tivessem secretaria da mulher. Isso foi ontem. Quer dizer, as vitórias vão acontecendo. Elas surgem aos poucos, mas vão acontecendo.

    Mas eu não poderia deixar de falar do belíssimo discurso da Procuradora-Geral Raquel Dodge. De que ela tem se posicionado de uma forma feminista, em defesa das mulheres, eu não tenho nenhuma dúvida, porque vi seminários que ela organizou para o Ministério Público, sempre nessa direção. Seu voto foi belíssimo, claro, claro, claro. Depois, a Ministra Rosa Weber também fez um belo discurso, em seu voto – ela era a Relatora –, um discurso também histórico para nós mulheres. E a reação do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Fux, foi até muito engraçada. Ele nem sabia o que dizer e não disse nada. Falou: "É isso, é isso." Foi muito contundente. Outros dois Ministros do Tribunal fizeram também pequenas observações, e o Ministro Barroso também fez alguma exclamação como a do Ministro Fux. Em conclusão, foi um voto, por unanimidade, pelas mulheres que querem ingressar na política no Brasil.

    Então, hoje, é um dia de grande celebração. Nós precisamos contar tudo isso para as mulheres, porque acredito que muitas mulheres vão se animar a entrar na política, uma política que está tão desacreditada. Muitas vezes, pessoas que poderiam ingressar não se sentem em condição de fazê-lo, mas isso pode ser uma alavanca para as mulheres, principalmente as mulheres que sempre tiveram esse desejo, mas que nunca conseguiram realmente essa oportunidade.

    Fica aqui a nossa alegria.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2018 - Página 64