Pela ordem durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apreensão com os resultados da greve dos caminhoneiros e crítica à política de reajuste de preço dos combustíveis.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Apreensão com os resultados da greve dos caminhoneiros e crítica à política de reajuste de preço dos combustíveis.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2018 - Página 107
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • APREENSÃO, RESULTADO, GREVE, MOTORISTA, CAMINHÃO, DEFESA, REVISÃO, POLITICA, REAJUSTE, PREÇO, COMBUSTIVEL, REDUÇÃO, TRIBUTOS, INVESTIMENTO, ENERGIA, ALTERNATIVA.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Senadores, Senadoras, Sr. Presidente, eu acredito que o Governo não percebeu ainda o que está acontecendo no Brasil de ontem para hoje.

    Na Paraíba, em João Pessoa, a cidade toda está travada; em Campina Grande, da mesma forma. E o Governo parece fazer de conta que está tudo normal, com o País derretendo, o País vivendo uma crise sem precedentes. Não há uma reação à altura da gravidade do momento que estamos vivendo. Há desabastecimento no País inteiro, com uma paralisação sem interferência de partido político, uma paralisação feita pela sociedade brasileira, de forma ordeira, porque os caminhoneiros estão encostando os caminhões nos acostamentos das rodovias, permitem que os veículos de passageiros transitem livremente, mas, a esta altura, o País está parado diante da inanição desse Governo.

    Não é possível mais que nós não encontremos uma solução para o problema. É óbvio que a política adotada de reajustes quase diários do preço do combustível é insustentável. Quem pode fazer planejamento do custo de um transporte com reajustes diários? Os transportadores compõem um frete com determinado preço; no dia seguinte, o preço é outro. Não há atividade econômica que resista a isso.

    Sr. Presidente, em primeiro lugar, é preciso rever a política de preços praticada pela Petrobras para garantir um mínimo de previsibilidade na composição do custo de transporte do País.

    Segundo, o debate que está sendo feito neste Senado, que é absolutamente pertinente, de redução de carga tributária. No caso da Paraíba, o Estado que eu tenho a honra de aqui representar, o preço do combustível está impactado com 43% por impostos. Quarenta e três por cento do preço final do combustível na Paraíba decorrem de impostos.

    E a terceira proposta que trago em caráter objetivo é que possamos trazer de volta a discussão do RenovaBio. O RenovaBio foi um debate feito aqui, no Congresso Nacional, e que foi esquecido. Enquanto o mundo inteiro caminha para as fontes renováveis de energia, o Brasil, após a descoberta do pré-sal, praticou um erro estratégico. No momento em que surgiu o pré-sal, o País teve a falsa ilusão, ou a ilusão completa, a falsa ideia, de que nossos problemas estariam resolvidos com os combustíveis fósseis, por conta das descobertas do pré-sal. E, aí, está o resultado.

    Diminuição de carga tributária, revisão imediata da política de revisão de preços por parte da Petrobras e também o debate e a regulamentação do RenovaBio são para ontem. É importante que nós aqui do Senado possamos dar esse grito de alerta, porque parece que o Governo não percebeu ainda a gravidade da crise por que o País passa.

    O País parou e vai parar ainda mais. Aeroportos parando, postos fechados,...

(Soa a campainha.)

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – ... prateleiras de supermercados desabastecidas, direito de ir e vir comprometido, indústria sem poder transferir sua produção.

    É uma situação caótica, eu concluo, Sr. Presidente, que precisa de um grito de alerta, e esse grito de alerta está sendo dado mais uma vez para que o Governo acorde, tome providências e não permita que o País vá para um caos maior do que o que está vivendo, sobretudo nessas últimas 48 horas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2018 - Página 107