Pela ordem durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a aprovação do Projeto de Resolução do Senado nº 14, de 2017, de autoria de S. Exª, que “institui, no âmbito do Senado Federal, a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo".

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Satisfação com a aprovação do Projeto de Resolução do Senado nº 14, de 2017, de autoria de S. Exª, que “institui, no âmbito do Senado Federal, a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo".
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2018 - Página 129
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, eu quero aqui expressar a minha imensa alegria pelo Senado Federal com a aprovação agora do projeto de resolução de minha autoria, tão bem relatado pelo Senador Cristovam Buarque, que institui a comenda de incentivo à cultura. A exemplo do que já temos aqui: comenda em prol da luta em defesa dos direitos humanos Dom Hélder Câmara; a Comenda Bertha Lutz, que trata do empoderamento das mulheres; o mérito educativo, que é o Prêmio Darcy Ribeiro.

    Segundo, a minha enorme alegria por essa emenda merecidamente receber o nome de Luís da Câmara Cascudo. Por tudo que ele simboliza, Senadora Lídice, o professor, o escritor, o historiador, o jornalista, um dos mais importantes pesquisadores das manifestações culturais brasileiras.

    Luís da Câmara Cascudo, que tinha como matéria-prima da sua obra o povo brasileiro. Luís, que estudava o homem a partir de sua história, das diferentes origens, dos romances, das poesias, especialmente do folclore. Luís da Câmara Cascudo deixou um legado extraordinário através da vasta obra que ele legou às gerações presentes e futuras.

    Destaco aqui entre elas, Senador Cristovam, por exemplo, o Dicionário do Folclore Brasileiro, referência no Brasil e no mundo. Destaco ainda a Geografia dos Mitos Brasileiros, obra com a qual ele recebeu, na época, o Prêmio João Ribeiro...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... da Academia Brasileira de Letras, e Antologia da Alimentação no Brasil. Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal e morreu em Natal. Morreu, não, encantou-se.

    Por fim, Senador Eunício, essa Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo será destinada anualmente a quem? Exatamente às personalidades, instituições ou grupos que tenham dado contribuição relevante ao fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil, ou seja, uma iniciativa que, com certeza, vai contribuir para homenagear, incentivar aqueles e aquelas que, por meio do seu ofício, de sua arte ou de suas ações, mantêm vivas as nossas tradições, a nossa cultura popular, a nossa história.

    E, por fim, Senador Eunício, quero falar da feliz coincidência.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – O Senado Federal hoje... (Fora do microfone.)

    ... sob a sua Presidência, está aprovando a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo, quando, neste mesmo dia, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que presido aqui, no Senado Federal, realizamos uma bonita e representativa audiência pública, dando mais um passo importante para fortalecer o movimento artístico cultural que nasceu no Nordeste, intitulado Fórum Nacional de Forró de Raiz, cujo objetivo é exatamente dar ao forró, a exemplo do maracatu e do frevo pernambucano, o certificado de patrimônio imaterial da cultura brasileira.

    E, finalmente, na condição de professora, agradeço aqui a todos os meus pares e, na condição de Senadora, representando...

(Interrupção do som.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Fora do microfone.) – ... o potiguar, digo da minha alegria...

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Para concluir, Senadora.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Vou concluir, Senador.

    Digo, portanto, na condição de professora e Senadora, representando o povo potiguar, da minha imensa felicidade de ver o Senado Federal fazendo essa homenagem a Luís da Câmara Cascudo, quando ele vai exatamente agora, através da sua obra, da sua história e da sua trajetória, merecidamente, dar o nome da Comenda de Incentivo à Cultura.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2018 - Página 129