Discurso durante a 76ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar os 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Autor
Waldemir Moka (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Sessão especial destinada a celebrar os 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2018 - Página 12
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), COMENTARIO, HISTORIA, IMPORTANCIA, INSTITUTO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PAIS.

    O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco Maioria/MDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente requerente desta sessão de comemoração, Senadora Ana Amélia, fiz o requerimento junto com V. Exª e quero saudar aqui o Presidente da Embrapa, em exercício, o Sr. Celso Luiz Moretti, o representante do Presidente da CNA, Sr. Roberto Simões, o Presidente da Organização da Cooperativas Brasileiras (OCB), meu amigo Márcio Lopes de Freitas, o Secretário Substituto das Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sr. Alexandre Pontes Pontes; o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) Sr. Gedeão Silveira Pereira e Representante da FAO no Brasil, Dr. Alan Bojanic. Quero saudá-los a todos e dizer que os senhores têm muita sorte, porque com essa rouquidão devo falar desse tamanhinho.

    Duas coisas para mim me parecem importantes. Falamos sempre do que a Embrapa fez, do que a Embrapa contribuiu, do que a Embrapa já fez por este País, porque a Embrapa é responsável por o Brasil estar entre os países que mais produzem e que mais exportam.

    Mas nós precisamos falar do que a Embrapa no futuro pode fazer, e ela pode fazer muito mais desde que se liberte de muitas amarras e de muitos entraves. O Presidente me dizia que está tramitando aqui a Embrapa Tec. Com o avanço da tecnologia é impossível a gente acompanhar toda essa tecnologia sem uma parceria com o setor privado, isso é fundamental.

    Eu aqui queria, neste breve tempo, chamar a atenção para isso. Eu acho que daqui para frente, Senadora Ana Amélia, na Comissão de Agricultura, na Frente Parlamentar da Agricultura, na Comissão de Agricultura da Câmara de que participei por 12 anos – eu presidi a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados – nós temos que começar a falar disso, porque se não, mesmo com o trabalho árduo, com a pesquisa... E aqui eu faço um parêntese: a Senadora Ana Amélia disse que há muito pesquisador gaúcho, mas não tem mais do que de Mato Grosso do Sul – é claro, isso é só para descontrair. Senadora Ana Amélia, V. Exª é uma grande lutadora.

    Eu, nos 19 anos que tenho de Congresso Nacional, nunca deixei de prestigiar a Embrapa nos meus 19 anos de mandato popular. (Palmas.)

    E neste ano, encerro dizendo para vocês: sem promessas, mas a Líder do meu Partido, a Líder do maior Partido do Senado, Simone Tebet, me indicou para ser o Relator Geral do Orçamento. É claro que se eu não proteger a agricultura, vai ficar muito difícil.

    Então, senhores, eu espero que nas outras oportunidades, que nas outras comemorações, nós venhamos a estar comemorando o que está tramitando aqui, que a Embrapa Tec avançou, porque ao avançar, vão avançar todas. Eu não tenho a menor dúvida disso.

    E a tecnologia não vai ficar parada. Eu sei que há um esforço coletivo de vocês no sentido de acompanhar, mas temos nós, aqui do Congresso, que dar mais liberdade sobretudo para os pesquisadores, para que eles possam avançar nesse trabalho, senão, daqui a pouco, vamos ter uma empresa defasada nessa área de tecnologia.

    Srª Presidente, muito obrigado pela oportunidade. Tenho um compromisso já avisado, mas não deixaria de vir aqui para cumprimentá-los pelos 45 anos de muita luta, de muito trabalho, de muita dedicação. No meu Estado, temos a pecuária de corte, temos a Agropecuária Oeste, em Dourados, e temos a Embrapa de Corte, a Embrapa Oeste, lá em Dourados, e a Embrapa Pantanal, lá em Corumbá.

    E, em nome dessas três unidades, quero saudar todos os servidores da Embrapa. E digo a vocês: se há servidores a quem eu reverencio e tiro o chapéu são exatamente os pesquisadores, mas todo mundo, do mais humilde ao médio, porque ninguém faz nada sozinho. Mas a verdade é que a Embrapa é, sem dúvida nenhuma, uma empresa brasileira que orgulha todos nós.

    Muitíssimo obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2018 - Página 12