Fala da Presidência durante a 76ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da sessão especial destinada a celebrar os 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Encerramento da sessão especial destinada a celebrar os 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2018 - Página 29
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), COMENTARIO, HISTORIA, IMPORTANCIA, INSTITUTO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PAIS.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Muito obrigada, caro amigo Gedeão Pereira, Presidente da Farsul.

    Essa referência aqui faz justiça a uma figura que, tendo ocupado o Ministério da Agricultura nos anos 70, Luís Fernando Cirne Lima, teve um papel importante, assim como Alysson Paulinelli, do Estado de onde é o atual Presidente Maurício Lopes. Lembro também esse gauchismo que assalta a nossa alma e o nosso coração, que, pelo Ministério da Agricultura, desde os anos 70, além do Luís Fernando Cirne Lima, passaram Nestor Jost, Pratini de Moraes, Pedro Simon e Francisco Turra. E as raízes da família do atual Ministro Blairo Maggi são do litoral norte do meu Estado, o Rio Grande do Sul. Então, temos motivo, meu caro Roberto Simões, de voltar a isso.

    Mas do que nós nos orgulhamos são dessas quatro unidades da Embrapa que, no Rio Grande do Sul, fazem a diferença em relação à área da pecuária, trigo e soja, fruticultura de clima temperado, agricultura de clima temperado e o que estão fazendo com a pecuária de corte, lá em Bagé. É uma contribuição inestimável ao crescimento e ao desenvolvimento da nossa agricultura.

    Na celebração que houve na Embrapa, com o lançamento também do livro Tons de Verde, da Embrapa Territorial, do Dr. Evaristo de Miranda, também lembrei que é muito significativo que uma empresa pública como a Embrapa, desde o seu fundador Eliseu Alves, que é uma figura emérita, até o atual Presidente Maurício Lopes, foi uma espécie de maratona de revezamento. Presidentes foram se sucedendo e a empresa foi, em todas as gestões, convivendo com os seus problemas, mas vencendo desafios a cada gestão que passou por essa empresa, ao longo desses 45 anos.

    Isso foi possível graças ao comprometimento de todos os senhores e senhoras com a missão de representar e de trabalhar pelo bem do Brasil, não apenas dos agricultores, mas dos consumidores que consomem esses produtos que vêm da terra. É uma terra de que nós precisamos cuidar com muito zelo, porque a natureza se vinga e, se nós não cuidarmos dela, ela dará a resposta adequada. Se for bem cuidada, uma resposta positiva; se for maltratada, se for violentada, ela também dará uma resposta negativa.

    Então, eu quero renovar a todos os senhores e senhoras, especialmente aos representantes dos pesquisadores, seja o sindicato da empresa aqui presente, seja o sindicato da categoria ou a associação dos pesquisadores. Todos os senhores sintam-se homenageados nesta data.

    Nós estaremos, no Senado Federal, de portas muito abertas para todas as demandas, sejam da Embrapa em relação ao seu orçamento público, que precisamos definir junto ao Ministério da Agricultura e ao Orçamento Federal, mas as demandas das categorias que representam a Embrapa, para compatibilizar todas elas dentro da realidade brasileira e dentro de um diálogo democrático e republicano. Então, eu tenho muito orgulho, assim como os Senadores que eu acabei de mencionar. Todos eles deram também apoiamento ao requerimento desta sessão no dia de hoje.

    Quero dizer que, pelo cronograma, essa homenagem deveria começar às 9h e terminar às 11h, porque vai começar uma sessão plenária deliberativa. São 11h, e nós cumprimos o prazo rigorosamente. Então, eu agradeço também aos nossos oradores todos, porque foi possível cumprir uma missão relevante. Consegui – agradeço aos senhores – ir à comissão para votar nos dois Embaixadores para o Uruguai e para o Peru.

    Temos que nos preparar para um mundo cada vez mais protecionista, como bem disse aqui o representante do Ministério, Alexandre Pontes Pontes, o Roberto Simões e todos os demais. Nesse protecionismo, temos que ter a prova de que produzimos produtos de qualidade, produtos sustentáveis, porque, segundo os dados fornecidos aqui pelo representante do Ministério da Agricultura e pelo Presidente da Embrapa, nós não ocupamos nem 10% do Território brasileiro com a produção de alimentos e comida – e, às vezes, alguns nos atacam e nos criticam sem nenhuma razão real, sem nenhum dado real. Então, eu quero dizer que é graças, especialmente, à capacidade de produzir, em tão pouco espaço de terra, que nós temos a grandeza dos números na produção agropecuária.

    Antes de encerrar, quero dizer que será uma alegria muito grande fazermos uma foto celebrativa desta sessão, aqui na frente, porque sei que alguns servidores gostariam. Quero todos aqui, porque todos os senhores são donos desta festa.

    Parabéns à Embrapa pelos 45 anos! E que outros tantos venham com renovado sucesso!

    Está encerrada a presente sessão.

    Quero agradecer a todos os que compareceram aqui e dizer que vai ser um compromisso a mais nosso estarmos de braços dados e empenhados com a Embrapa e toda a sua Agenda 2030.

    Muito obrigada.

    Está encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2018 - Página 29