Fala da Presidência durante a 81ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Preocupação com os reflexos da greve dos caminhoneiros e registro da realização de reunião com autoridades para tratar da Medida Provisória (MPV) nº 832, de 2018.

Autor
Eunício Oliveira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Preocupação com os reflexos da greve dos caminhoneiros e registro da realização de reunião com autoridades para tratar da Medida Provisória (MPV) nº 832, de 2018.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2018 - Página 138
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, SITUAÇÃO, GREVE, CATEGORIA PROFISSIONAL, MOTORISTA, CAMINHÃO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO (MPOG), EDUARDO GUARDIA, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), RODRIGO MAIA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), SOLUÇÃO, CRISE, AGRADECIMENTO, SENADOR, PRESENÇA, PLENARIO.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Senador Anastasia, primeiro, eu queria registrar não apenas para este Plenário, mas para todo o Brasil a nossa preocupação – não é apenas da Presidência, mas de todos nós – com o momento que nós vivemos. Quero aqui de público, em nome de todos os senhores e das senhoras, dizer que, desde quinta-feira, quando convoquei a reunião dos Líderes desta Casa, contei com a presença e o apoio irrestrito de todos os Senadores e todas as Senadoras, independente de matizes políticas. Pensando no Brasil, desde quinta-feira, o Senado está à disposição.

    Nós tivemos, inclusive... Hoje, Senador Anastasia, não vamos votar a questão da urgência do PLC 121, que eu havia me comprometido com os representantes dos caminhoneiros do Brasil, que são homens e mulheres trabalhadoras, que transportam alimentos, combustíveis e tantas outras necessidades, como remédios e outras necessidades da população brasileira. Eu, sem ouvir o Plenário desta Casa... Tinha um requerimento... Havia um compromisso da nossa parte de trazermos a matéria que está na Comissão de Assuntos Econômicos, que é o chamado PLC 121. Eu quero aproveitar essa fala de V. Exª para dizer duas coisas. Primeiro, na noite de ontem, reunido com o Ministro do Planejamento, Esteves Colnago, e o Ministro Guardia... Na sequência, falei com o Presidente, fui até a casa do Presidente da Câmara dos Deputados, para dizer que esse PLC 121... Nós estávamos autorizando para que o Poder Executivo emitisse uma medida provisória, valendo já a partir da sua publicação na noite de ontem, dia de hoje, para que houvesse o entendimento entre os trabalhadores dos transportes do Brasil e o Poder Executivo, que estava ali negociando. Então, a participação do Congresso Nacional, do Senado, como avalista daquele Projeto de nº 121, foi autorizada e foi completamente incorporada na medida provisória, que já foi publicada e já está surtindo seus efeitos. Portanto, é desnecessário votarmos aqui agora, porque a Medida Provisória 832 foi autorizada por esta Presidência, para que o Presidente... Alías, não autorizada, foi solicitada ao Presidente – me perdoe –, foi solicitada ao Presidente. Esse projeto podia ser debatido aqui no Senado, voltar para a Câmara; e para a sua urgência, nós pedimos ao Presidente que emitisse a medida provisória, até porque havia uma ressalva e uma negociação entre empresários e trabalhadores, que obviamente seria emendada aqui no Plenário e voltaria para a Câmara dos Deputados. Portanto, essa Medida Provisória 832 substitui o projeto, que foi incorporado pela medida provisória.

    Mais uma vez, eu quero agradecer a serenidade, a compreensão e a disposição dos Senadores. Todos os Senadores, por mais distantes que estivessem em seus Estados no Brasil, compreenderam a necessidade de estar presentes aqui e disponíveis desde a quinta-feira. Eu estou desde quinta-feira aqui em Brasília, buscando fazer e ajudar no entendimento para que o Brasil volte à normalidade.

    É o que todos nós, tenho convicção – como disse V. Exª, homens e mulheres um pouco mais maduros; aqui tem jovens, mas eu já sou um pouco mais maduro –, temos a responsabilidade com a democracia e temos responsabilidade com o Brasil.

    Portanto, eu agradeço as palavras de V. Exª e concedo a palavra ao Senador Jorge Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2018 - Página 138