Pronunciamento de Jorge Viana em 28/05/2018
Discurso durante a 81ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Registro da necessidade de atuação do Senado Federal na busca por soluções para a greve dos caminhoneiros.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Registro da necessidade de atuação do Senado Federal na busca por soluções para a greve dos caminhoneiros.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/05/2018 - Página 139
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- REGISTRO, NECESSIDADE, ATUAÇÃO, SENADO, OBJETIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, GREVE, CATEGORIA PROFISSIONAL, MOTORISTA, CAMINHÃO, TRANSPORTE RODOVIARIO.
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria, neste momento, nós estamos com o quórum quase pleno, também me manifestar sobre o que disse V. Exª, claro que pelo lado dos mais jovens.
O Brasil está vivendo um momento dramático, a dificuldade é extrema e faz sofrer brasileiros de norte a sul, leste a oeste do País. O pior é a insegurança pelo que pode vir. Nesta hora, nós que ocupamos cargos públicos não podemos nos furtar de estar aqui. Então, eu queria cumprimentar V. Exª e dizer que eu mesmo passei a madrugada em aeroporto e dentro de voo para chegar aqui e estar disponível para procurar a melhor maneira de ajudarmos o Brasil a vencer este momento de extrema dificuldade.
Cada um de nós tem posição. Nós sabemos, cada um de nós, a origem desta crise, mas, neste momento, a busca por soluções para aqueles que estão paralisados nas rodovias, a busca por soluções para que o Brasil mude a sua política econômica que diminui o poder de compra dos brasileiros e das brasileiras, tira direitos, só virá se nós chegarmos à conclusão de que o caminho que o Governo estava pegando está errado. O Sr. Meirelles e o Governo pegaram o caminho errado, agravaram a situação dos brasileiros e do Brasil. E acho que o Congresso, especialmente o Senado, com pessoas experientes, ex-governadores, ex-ministros, ex-prefeitos, homens e mulheres, tem uma parcela de contribuição a dar. E acho que estamos sendo cobrados por isso.
Eu só queria me somar a todos os demais colegas, independentemente das posições políticas: que ajudemos o Brasil e os brasileiros nesta hora, ajudemos a pacificar o Brasil, a encontrar um caminho para que, o mais rápido possível, o Brasil se reencontre com a democracia. Por isso, eu queria cumprimentá-lo, Presidente Eunício, e dizer que me somo neste esforço, junto com os colegas, para ajudar o Brasil a tomar decisões que possam deixar para trás esta crise, que parece não ter fim, Sr. Presidente.