Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação no Senado na busca de acordo político para solução no preço do petróleo, que prejudica a produção nacional.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Elogio à atuação no Senado na busca de acordo político para solução no preço do petróleo, que prejudica a produção nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2018 - Página 106
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ENFASE, PRESIDENTE, SENADO, REFERENCIA, APRESENTAÇÃO, ACORDO, OBJETIVO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, PREÇO, COMBUSTIVEL, REGISTRO, PREJUIZO, PRODUÇÃO, AGROPECUARIA.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu creio que o Senado brasileiro deu a resposta que o Brasil precisava neste momento, Sr. Presidente. Se não foi o possível, foi a arte do possível, como disse o Senador Armando Monteiro.

    Basta dizer, Sr. Presidente, que, além dos ânimos exaltados que estão nas ruas ainda, do caldo político momentâneo, da luta política, nós temos ainda o fato de que o ingrediente que se discute aqui, Senador Antonio Carlos Valadares, é extremamente inflamável, para ser redundante. Roberto Campos dizia que, no Brasil, o petróleo não é um produto qualquer, é um produto teológico até. E, de fato, Senador, o petróleo, aqui, quando se discute, vira um produto sagrado, vira uma vaca sagrada. Parece que certos temas não podem ser tocados quando se fala nele. Quando hoje isso foi discutido aqui, nós vimos bem quem queria resolver o problema e nós vimos bem quem queria só postergar e colocar lenha na fogueira.

    E V. Exª, Sr. Presidente, demonstrou estar à altura do cargo, V. Exª ficou "rouco de ouvir". Eu sou testemunho, porque fui à sua sala hoje, e, quando cheguei lá, V. Exª estava justamente convocando algumas cabeças do Senado justamente para dali saírem algumas decisões que buscassem a saída. Um homem público se destaca justamente nos momentos de crise, não pelos arroubos, não pelas atitudes intempestivas, mas justamente pelo que V. Exª fez hoje, que foi tocar um momento de extrema agonia do povo brasileiro com serenidade. Neste momento em que a rua está praticamente em chamas, os ânimos em chamas, V. Exª, com serenidade, trouxe um acordo aqui para o Plenário. E eu diria que, sem demérito algum aos outros, foi principalmente o seu crédito junto a este Plenário que fez com que esse projeto fosse votado aqui sem maiores dificuldades.

    Eu entendo a luta política das pessoas que queriam que a bagunça continuasse no País. É normal. Nós sentimos que algumas Bancadas, como essa Bancada do atraso, sempre se alimentaram do caos.

    Eu quero aqui retratar o espírito de brasilidade, o espírito de homem público do Senador Antonio Carlos Valadares e do Senador Paulo Paim, que entenderam este momento de dificuldade do País e votaram para que esta crise se debele.

    Nós estamos aqui no ar-condicionado gelado do Senado brasileiro, neste tapete lindo azul, mas, lá fora, Senador Dário Berger, o prejuízo já soma, Senador Eunício Oliveira, 50 bilhões na parte de avicultura e na parte da agricultura, e são outros 50 bilhões na questão da Petrobras. V. Exª colocou uma medida aqui para ser votada sobre a qual estavam dizendo: "Vai dar 10 bilhões de prejuízo!" Meus irmãos, os prejuízos já estão passando da casa dos 100 bilhões. Então, a Casa tem que buscar justamente o caminho do mal menor.

    Finalizando, eu queria parabenizar todo o Senado brasileiro e V. Exª, pela condução extraordinária desses trabalhos. Eu não poderia ficar sem fazer esse registro também aqui, Sr. Presidente Eunício Oliveira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2018 - Página 106