Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de D. Luciano Duarte, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, um dos responsáveis pela fundação da Universidade Federal de Sergipe.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de D. Luciano Duarte, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, um dos responsáveis pela fundação da Universidade Federal de Sergipe.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2018 - Página 107
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ARCEBISPO, CIDADE, ARACAJU (SE), PARTICIPAÇÃO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFSE).
  • ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, também serei breve, apenas para constatar pessoalmente a sua autonomia ao dirigir esta Casa e conduzir uma votação polêmica, porém necessária. Terminei me rendendo à evidência de que V. Exª estava certo de que, numa emergência como esta, nós todos devemos nos unir em benefício da Nação.

    Logicamente que o Presidente da República se tornou uma pessoa, aqui no Senado, para muitos Senadores, uma pessoa sem palavra. Mas V. Exª estando no meio, aí a gente confia que vai acontecer algo de bom em benefício da resolução desta crise.

    Portanto, eu quero lhe agradecer pelo fato de ter se empenhado desde a quinta-feira da semana passada. Deve ter passado o final de semana aqui em Brasília,...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Direto, desde quinta-feira.

    O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – ... mas convocando todos nós Senadores para essa grande missão.

    E aqui me encontro. Tínhamos uma viagem para o Uruguai representando o Senado no Parlasul. Cancelamos a viagem imediatamente para atender ao pedido de V. Exª e ao desejo da Nação.

    E também quero aproveitar o ensejo para lamentar a morte de D. Luciano Duarte, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, um dos oradores sacros maiores do Brasil. Uma grande inteligência. Um homem devotado à causa de Sergipe, que montou a nossa universidade. E trabalhou o quanto pôde para instalar também, implantar a Faculdade de Medicina. Enfim, um homem querido, uma pessoa dedicada aos cristãos em Sergipe, que se comunicava muito bem. Ouvir uma palestra de D. Luciano Duarte era o mesmo que assistir a um grande filme. Quando ele falava, por exemplo, sobre Israel e traçava, na sua mente grandiosa e potente, os mapas por onde andou Cristo no seu sofrimento, ele emocionava todos aqueles que o ouviam na Igreja Matriz de Aracaju, na Catedral Metropolitana.

    Portanto, os meus sentimentos, que eu transfiro ao povo de Sergipe, aos católicos do nosso Estado, por essa grande personalidade que foi D. Luciano Duarte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2018 - Página 107