Discurso durante a 89ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o centenário de nascimento do ex-Senador, ex-Deputado Federal, Advogado e Jornalista, o Sr. Emival Ramos Caiado.

Autor
Wilder Morais (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Wilder Pedro de Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o centenário de nascimento do ex-Senador, ex-Deputado Federal, Advogado e Jornalista, o Sr. Emival Ramos Caiado.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2018 - Página 8
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, NASCIMENTO, EMIVAL CAIADO, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, ADVOGADO, JORNALISTA, ORIGEM, ESTADO DE GOIAS (GO).

    O SR. WILDER MORAIS (Bloco Social Democrata/DEM - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, familiares, amigos do Senador Emival Caiado, meus cumprimentos. Agradeço à honrosa presença de cada um de vocês.

    É uma honra participar desta sessão em homenagem a um grande goiano, um homem público que ajudou a construir a história do Brasil no século XX, que teve uma participação crucial nos momentos mais decisivos da nossa história.

    Gostaria de aproveitar a palavra e também agradecer ao Senador Vicentinho Alves, por essa excelente iniciativa de apresentar o requerimento para a realização desta sessão. Parabenizo o Senador Vicentinho por participar do segundo turno da eleição para Governador do Estado de Tocantins, que ocorre no próximo dia 24, e não teve condições de estar aqui hoje presente porque está numa pré-campanha.

    Emival Ramos Caiado entregou mais de 25 anos de trabalho árduo à vida pública de Goiás e do Brasil. Com quatro mandatos de Deputado Federal e um de Senador, apoiou sempre a criação desta nova capital, tendo trabalhado pela legislação que aprovou a sua instalação no histórico dia 21 de abril de 1960.

    Todos nós temos de reconhecer a importância da fundação de Brasília para o desenvolvimento de Goiás, para a interiorização do Brasil e a consolidação nacional.

    Emival, além de honrar o nosso Estado neste Parlamento, foi também um brilhante advogado, com longa carreira, defendendo a justiça nas cortes de todo o País, com a garra, o talento e a honra que marcam tantos membros desta família, que ajudou a construir o Estado de Goiás.

    O nome Caiado se tornou sinônimo de trabalho duro, ética, firmeza, abnegação pelo Estado de Goiás e pelo Brasil. Uma longa linhagem de gente honesta, que construiu uma história limpa. E o outro grande fruto desta árvore frondosa é o meu amigo, meu parceiro Senador e do Partido Democrata, Ronaldo Caiado, também com mais de 30 anos de vida pública, honesta e irretocável, e que sempre defendeu o produtor, o trabalho e o crescimento justo do nosso Brasil. Um homem que hoje poderia e estaria pronto para ser o nosso pré-candidato à Presidência da República, que hoje Goiás tem orgulho de contar com o seu nome, como pré-candidato ao Governo do Estado de Goiás.

    Meu amigo, em seu nome, homenageio o centenário de Emival Ramos Caiado e toda a longa colaboração de sua família no desenvolvimento do Brasil central e do nosso Estado de Goiás em particular.

    Lembrar e referenciar o passado, como estamos fazendo aqui hoje, é uma forma de aprendizado, com os erros e acertos.

    Emival foi humano. Não foi perfeito, como nem todos nós somos, mas nunca se negou a trabalhar pelo nosso País. Nos tempos conturbados da guerra fria, defendeu com garra aquilo que acreditava ser o melhor para o País, para o Brasil.

    Homenagear esse grande goiano é lembrar da responsabilidade que temos que carregar hoje, nossa responsabilidade de construir um Brasil moderno, coragem de integrar o nosso País com o futuro, de construir novas estradas para o desenvolvimento nacional e as estradas que vão tirar o Brasil desse atoleiro, as estradas da ética, da educação e da ciência e tecnologia, sempre pelo caminho seguro da nossa democracia.

    Precisamos voltar a ter uma visão de País, não de partido. Pensarmos no futuro do Brasil acima das disputas ideológicas, ter orgulho do nosso passado, garra no nosso presente e esperança no nosso futuro.

    Tenho certeza de que, em alguns anos, as futuras gerações de Senadores estarão prestando homenagem também a você, meu amigo, Ronaldo Caiado.

    Muito obrigado e fique com Deus.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2018 - Página 8