Fala da Presidência durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, também chamado de triagem neonatal.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, também chamado de triagem neonatal.
Aparteantes
Humberto Costa, Lindbergh Farias.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2018 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, EXAME, SAUDE, CRIANÇA.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) - Antes de passar a palavra ao próximo orador inscrito, eu gostaria de registrar, em nome da Mesa, que hoje celebramos o Dia Nacional do Teste do Pezinho, também chamado de triagem neonatal, um dos exames mais importantes para a saúde dos nossos bebês.

    Identificar certas enfermidades logo nos primeiros dias significa uma perspectiva de vida mais longa e com qualidade para as crianças que acabam de chegar ao mundo. É algo simples de fazer, basta uma picadinha no calcanhar da criança, entre o terceiro e o quinto dia de vida, para fazer o teste.

    Hoje ele é capaz de encontrar até seis doenças genéticas, através do SUS; as clínicas particulares podem descobrir até 32 doenças genéticas, por um preço de R$198. Então, o SUS pode descobrir e identificar até seis doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas, mas, até 2001, somente duas eram detectadas. Foi em 2001, com a edição da Portaria nº 882, do Ministério da Saúde, que isso começou a mudar. Ela incluiu a fibrose cística e a anemia falciforme e ampliou o teste do pezinho para todo o País.

    E aqui eu gostaria de destacar o trabalho da Abram (Associação Brasileira de Mucoviscidose), representada pelos Srs. Sérgio Sampaio e Fernando Gomide. Fernando Gomide, inclusive, é funcionário desta Casa há 19 anos e se encontra neste plenário. Um dos entusiastas desse trabalho do teste do pezinho. Eles lutam há 19 anos por tratamento digno aos portadores de doenças raras, das quais muitas têm um caráter progressivo e degenerativo e promovem danos cumulativos. Diagnosticar essas doenças e iniciar o tratamento antes do aparecimento dos sintomas é o melhor dos mundos para preservar a qualidade de vida do paciente.

    Então, dada a importância desse dia, o Dia Nacional do Teste do Pezinho, a Mesa registra esse evento, sabendo que, enaltecendo e celebrando este, dia estamos lembrando que podemos salvar milhares e milhares de vidas. Identificadas as doenças através desse teste, a triagem neonatal, as crianças poderão ter uma vida saudável, no combate que a Medicina faz às doenças genéticas que poderão surgir ao longo das suas vidas.

    Concedo a palavra, pela Liderança, à Senadora Gleisi Hoffmann; em seguida, é o Senador Rudson Leite, como orador inscrito, do PV de Roraima.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2018 - Página 34