Pela ordem durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo aniversário de fundação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem pelo aniversário de fundação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2018 - Página 81
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAL, REINTEGRAÇÃO, PESSOAS, DOENÇA, HANSENIASE.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Queria registrar, no dia de hoje, os 37 anos do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Esse movimento cumpriu e cumpre um papel fundamental no sentido de eliminarmos um grande estigma, que, durante muitos e muitos anos, séculos, atingiu pessoas que foram atingidas pela hanseníase, a começar da própria utilização da palavra consagrada na Bíblia, da lepra, a medidas que, em grande parte, pela ignorância que havia do ponto de vista da ciência em relação a esse mal, terminaram produzindo um processo profundamente forte, de exclusão, de estigmatização, de sofrimento para muitas gerações. Os chamados leprosários foram espaços onde famílias, inclusive, foram segregadas da sociedade pelo temor da contaminação por parte da doença.

    Pois bem, o Movimento de Reintegração não só desenvolveu um trabalho muito forte no sentido de esclarecer às pessoas, à sociedade como efetivamente se dava e se dá a contaminação, mas, acima de tudo, para promover a reintegração dessas pessoas, dessas famílias, garantir a elas direitos elementares, como o de terem habitação, de conviverem em sociedade, inclusive para seus filhos.

    E, por intermédio de várias ações que se consolidaram de maneira muito forte, no próprio governo do Presidente Lula, foram incorporadas muitas dessas políticas, entre elas a política habitacional, a política de restabelecimento de indenizações a essas famílias, aos filhos de pessoas acometidas pela hanseníase, pessoas que, inclusive, já haviam morrido. Sem dúvida, Lula é uma pessoa que, quando se falar no Brasil em hanseníase, não pode de forma alguma ser esquecida por ter sido ele um dos grandes reparadores de todo mal, de toda discriminação, de toda segregação que essas pessoas sofreram.

    Por isso, eu quero ressaltar aqui o papel do Movimento, do Morhan, que sensibilizou e sensibiliza a sociedade quanto a isso e que hoje, ao completar 37 anos, merece ser reconhecido como um dos movimentos mais importantes para o enfrentamento da exclusão social em nosso País.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2018 - Página 81