Pela ordem durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Cristovam Buarque pelo lançamento do livro "Provocações".

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao Senador Cristovam Buarque pelo lançamento do livro "Provocações".
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2018 - Página 82
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, MOTIVO, LANÇAMENTO, LIVRO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Rapidamente. Eu não poderia deixar de fazer um registro em alusão ao Senador Cristovam Buarque.

    O Senador Cristovam fez o lançamento ontem de um livro, que considero uma obra prima, de boa parte da coletânea dos seus artigos. Muitos artigos fazem uma reflexão sobre os encontros e desencontros dos setores progressistas da sociedade e são uma crítica muito atual.

    Lembro-me, Cristovam – e tenho muita honra –, de ter estado com você no lançamento de um livro seu, em 1992, em Macapá, promovido por uma livraria local; o lançamento desse livro foi na sede da Ordem dos Advogados do Brasil. Eu era, então, um jovem de 19 anos, do movimento estudantil e lembro-me do lançamento, em Macapá, de "A Revolução na Esquerda e a Invenção do Brasil". E lembro-me, naquela oportunidade, de que muitas das assertivas que o então Reitor ou ex-Reitor da UnB fazia – o Prof. Cristovam Buarque – sobre a necessidade de reinvenção da esquerda encontraram-se muito atuais nos anos seguintes, principalmente em 2009, 2010, 2012, nos últimos anos. Vivemos e padecemos das mesmas angústias em relação aos dilemas que você já apresentava naquela obra de 1992. A obra, na verdade, é de 1991; o ato de lançamento foi em 1992.

    E eu vi, eu recebi o novo livro. E quero aqui, de público, no plenário do Senado, agradecer-lhe o presente que recebi. Fui um dos primeiros a receber "Provocações", e há citações daquela obra. Ainda ontem comentava com você que muitas daquelas citações são atuais.

    Não pude, lamentavelmente, estar presente ontem, no Carpe Diem, mas essa é mais uma obra do Prof. Cristovam Buarque que recomendo a todos, porque mostra, em especial, coerência, com afirmações feitas no passado que são muito atuais.

    Então, Presidente, eu faço questão de fazer esse registro aqui e de homenagear esse colega Senador.

    E quis Deus – e o destino – possibilitar que, anos depois do lançamento de "A Revolução na Esquerda e a Invenção do Brasil", estivesse convivendo contigo aqui no Plenário. Faço questão de fazer esse registro no lançamento de mais uma de suas obras, uma obra que resgata termos tão atuais, tão necessários para construirmos de fato um Brasil progressista, com igualdade social, democrático e republicano.

    Então, faço esse registro, as minhas homenagens ao colega Senador Cristovam Buarque, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2018 - Página 82