Pela Liderança durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 103 anos do aniversário de fundação do município de Três Lagoas (MS).

Autor
Simone Tebet (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 103 anos do aniversário de fundação do município de Três Lagoas (MS).
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 24
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, TRES LAGOAS (MS).

    A SRª SIMONE TEBET (Bloco Maioria/MDB - MS. Como Líder. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Srªs Senadoras e Srs. Senadores, eu começo pedindo desculpas porque estou usando o tempo da Liderança, Senador Fernando Bezerra, para falar da minha cidade natal. Mas os aniversários podem até ser celebrados antes, mas, depois, eles perdem o encanto.

    Portanto, eu antecipo aqui a minha homenagem à minha terra natal, que, na próxima sexta-feira, vai completar 103 anos de existência. É um orgulho muito grande representar Mato Grosso do Sul e Três Lagoas no Senado Federal.

    Três Lagoas é um lugar onde a política brasileira deveria se espelhar, deveria se depurar e deveria mergulhar. Mergulhar na ideia da importância do municipalismo para resolver os grandes problemas que assolam o Brasil. Depurar-se pelo erro da excessiva concentração de recursos na mão da União. E espelhar-se porque a minha terra natal é um exemplo vivo de que só se supera a crise ou as crises através da união, de um grande projeto em torno de um ideal, a fim de ultrapassar qualquer barreira que se anteponha à sua frente.

    Três Lagoas é assim porque lembra um imenso coral, com quase 120 mil habitantes, Senador Waldemir Moka, 120 mil vozes, portanto, que se unem nos diferentes sotaques brasileiros de todos os lugares deste País, o que faz da minha terra uma cidade nordestina, sulista, uma cidade sul-mato-grossense e, portanto, brasileira. É assim na afinação de um povo que, se migrante, guarda as melhores lembranças de suas origens, mas faz da cidade de Mato Grosso do Sul, na comunhão com quem lá viveu, o grande palco que se ilumina na produção, na geração de emprego e renda, e sobretudo, na solidariedade, na fraternidade e na comunhão de esforços.

    Como Prefeita de Três Lagoas, tive o privilégio de reger essa cidade por dois mandatos, esse imenso coral. Na realidade nada mais fiz do que sinalizar a estrada, sinalizar o caminho, porque quem efetivamente administrou a cidade foram todas, naquela época, as 100 mil mãos que, num esforço concentrado, saindo de uma crise, de uma dificuldade, tiveram todos a capacidade de se unir em torno do mesmo ideal, do desenvolvimento capaz de gerar emprego e renda à sua gente. Um povo que não se conforma com a nossa crise atual.

    Por isso – e indignada essa mesma população com a paralisação da fábrica de fertilizantes nitrogenados, a maior da América Latina, que estava sendo construída pela Petrobras e que foi paralisada em 2014 por motivos que não vem ao caso neste momento aqui elencar, mas que todos sabem –, nós todos, a população toda, num clamor junto à Bancada federal, pediu para que não apenas eu, mas o Senador Moka e também os Deputados Federais e o Senador Pedro Chaves pudéssemos fazer gestão junto ao novo presidente da Petrobras, para que pudéssemos confirmar que o processo de venda continua. Assim, em breve nós teremos a retomada dessa que, repito, será a maior fábrica de fertilizantes nitrogenados da América Latina, capaz de dobrar a produção de fertilizantes do Brasil, hoje em torno de 25% do que precisa, importadores que somos de 75% de fertilizantes para o agronegócio.

    Enfim, ao terminar esta minha singela homenagem, não poderia deixar aqui, de público, de manifestar o meu orgulho, o orgulho, acima de tudo, de ser uma cidadã três-lagoense, e por isso mesmo uma cidadã sul-mato-grossense, uma cidadã brasileira, apesar de todas as dificuldades, Sr. Presidente.

    Muito obrigada pelo tempo concedido, e agradeço aos meus colegas Senadores pelo tempo que ocupo aqui, que é o tempo da Liderança.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 24