Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração da eleição da Deputada Federal Mara Gabrilli para uma vaga de perito no Comitê da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Autor
José Serra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Serra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Comemoração da eleição da Deputada Federal Mara Gabrilli para uma vaga de perito no Comitê da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Aparteantes
Flexa Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 53
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ELEIÇÃO, MARA GABRILLI, DEPUTADO FEDERAL, CARGO, PERITO, COMITE, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), DIREITOS, PESSOA DEFICIENTE.

    O SR. JOSÉ SERRA (Bloco Social Democrata/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. e Srªs Senadoras, eu venho aqui para registrar e para celebrar a eleição da Deputada Federal Mara Gabrilli ontem para uma vaga de perito no Comitê da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. Ela teve 103 votos, em 175, como representante do Brasil.

    Ela terá um mandato de quatro anos, a partir de 2019, e será nossa primeira representante nesse Comitê. Terá uma missão de grande importância: monitorar a implementação da convenção, formulando recomendações em prol das pessoas com deficiência.

    O Brasil tem sido um defensor incansável dos direitos das pessoas com deficiência nos foros internacionais, em consonância com os nossos esforços também no âmbito interno, pela promoção de políticas nessa área. A eleição de uma candidata brasileira demonstra e reafirma o compromisso nacional com a questão. Estou certo de que a Deputada Mara Gabrilli, com sua experiência pessoal, profissional e seu profundo engajamento com o tema, desempenhará como ninguém as atividades que lhe caberão.

    Estendo também aqui minhas felicitações ao Ministro das Relações Exteriores, nosso colega Senador Aloysio Nunes Ferreira, que soube reconhecer a relevância dessa eleição para a diplomacia e para a política externa brasileira, e conferiu à campanha de Mara Gabrilli a prioridade que merecia, culminando na vitória a que assistimos ontem.

    Parabéns a Mara Gabrilli! Parabéns a todos nós!

    O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – Permite um aparte, Senador Serra?

    O SR. PRESIDENTE (José Pimentel. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - CE) – Senador Flexa, por gentileza.

    O SR. JOSÉ SERRA (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) – Por favor, Senador.

    Com prazer.

    O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – Eu quero parabenizá-lo, Senador Serra, pelo pronunciamento que trouxe ao conhecimento de todos nós: que a Deputada Mara Gabrilli foi eleita à representação do Brasil lá no conselho de deficientes. Todos nós conhecemos a Deputada, todos – não só os do PSDB, mas os de outros partidos e os de fora de São Paulo também –, e sabemos da luta que ela desempenha permanentemente para atender os deficientes. E agora ela vai representar o Brasil. Como V. Exª bem disse, é a primeira vez que haverá um representante do Brasil na organização. Quero, através de V. Exª, parabenizar a Deputada Mara Gabrilli e o nosso PSDB também.

    O SR. JOSÉ SERRA (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) – Eu quero dizer, Senador Flexa, que eu tenho um motivo para satisfação pessoal muito especial, uma vez que a Deputada Mara Gabrilli começou sua vida pública quando eu era Prefeito da cidade de São Paulo. Foi iniciativa minha levá-la à Prefeitura, inclusive criar a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência.

    Mara Gabrilli era, e é, amiga da minha filha antes de ter o acidente que a vitimou e que lhe causou os problemas que nós sabemos, e fui testemunha de como ela soube fazer essa transição. Em vez do abatimento, em vez da desistência, muito pelo contrário extraiu energias para representar um verdadeiro marco na causa das pessoas com deficiência. Então, tenho também motivo para uma satisfação pessoal muito grande, a partir da minha ação na vida pública quando Prefeito de São Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 53