Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a sabatina e posterior atuação do Sr. Pompeu Neto, candidato a Embaixador do Brasil na Espanha e em Andorra, e do Sr. Paulo Estivalet, candidato a Embaixador do Brasil na República Popular da China.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentários sobre a sabatina e posterior atuação do Sr. Pompeu Neto, candidato a Embaixador do Brasil na Espanha e em Andorra, e do Sr. Paulo Estivalet, candidato a Embaixador do Brasil na República Popular da China.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 55
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, SABATINA, ATUAÇÃO, CANDIDATO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ESPANHA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) – Presidente Eunício Oliveira, acho que essa sineta ali fora tem que bater mais forte para chamar os colegas.

    Nós fizemos, hoje pela manhã, uma reunião extraordinária deliberativa na Comissão de Relações Exteriores. Os dois candidatos – a Embaixador do Brasil na República Popular da China e o Embaixador na Espanha e em Andorra – saíram-se, eu diria, com aquela qualidade da Diplomacia brasileira que nos encanta a todos. Aqui está o futuro Embaixador, o nosso super Secretário da Mesa do Senado Federal. E faço esse depoimento porque precisamente o encarregado dos negócios do Brasil na Espanha, o Embaixador Pompeu Neto, que vai com um desafio enorme, alinhavou os princípios que nortearão o seu plano de trabalho no comando da Embaixada brasileira na Espanha.

    A Espanha, para quem não sabe, é um dos países da União Europeia que tem o maior volume – inclusive entre os investimentos, comparando os Estados Unidos e outros países; a China, inclusive – de investimentos no Brasil.

    Precisamente hoje, em Porto Alegre, está-se realizando uma reunião que tem o apoio do Governo da Espanha, juntando os parques tecnológicos da Unisinos, da Tecnosinos, da Tecnopuc, da Pontifícia Universidade Católica, instituição, onde fui aluna da Fameg, pois sou egressa da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e também da Feevale, do Parque Tecnológico da Feevale. Estão discutindo startups, maneiras de integração entre o Rio Grande do Sul e a Espanha.

    Então, eu faço este depoimento, porque essa foi uma das prioridades elencadas entre as oito definidas pelo candidato à Embaixada do Brasil na Espanha, Pompeu Neto, na sua sabatina hoje.

    Da mesma forma, o nosso Embaixador que vai para a República Popular da China terá um desafio gigantesco, porque a China, semana passada, apresentou a adoção de medidas restritivas ao comércio especialmente numa área muito sensível à economia do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de vários Estados produtores para exportação de proteína animal, especialmente carnes de frango. A China está impondo tarifas de 18% a 38% que o importador terá de pagar ao produto brasileiro, isso tudo pela pressão que o Governo Trump está fazendo para entrada de produtos avícolas norte-americanos naquele gigantesco mercado, que era um mercado eu diria quase cativo dos produtos brasileiros.

    Então, os desafios que terá o nosso Embaixador Paulo Estivalet são gigantescos, tanto quanto os do Embaixador Pompeu Neto, que agora está esperando aqui a votação.

    Nós precisamos de pelo menos 41 Senadores votando e não temos ainda o quórum necessário. Não será bom para a Casa, que tem a responsabilidade não só da sabatina, mas também da votação dos indicados pelo nosso Ministro Chanceler Aloysio Nunes Ferreira, respeitando uma indicação do Presidente da República.

    Eu faço essa exortação porque hoje acompanhei as duas sabatinas, os questionei e fiquei bem impressionada pela qualidade dos dois candidatos. O Senador Cristovam estava presente e também testemunha e compartilha comigo da qualidade e da precisão com que ambos fizeram as suas exposições.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 55