Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a sabatina e posterior atuação do Sr. Pompeu Neto, candidato a Embaixador do Brasil na Espanha e em Andorra, e do Sr. Paulo Estivalet, candidato a Embaixador do Brasil na República Popular da China.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentários sobre a sabatina e posterior atuação do Sr. Pompeu Neto, candidato a Embaixador do Brasil na Espanha e em Andorra, e do Sr. Paulo Estivalet, candidato a Embaixador do Brasil na República Popular da China.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 57
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, SABATINA, ATUAÇÃO, CANDIDATO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ESPANHA.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu vou procurar ser breve, até porque eu pediria a V. Exª para aguardar o encerramento da votação. Nós estamos apenas com 40 Srs. Senadores. E o Senador Davi Alcolumbre estava a caminho, mas ele já chegou, já votou e já deu a sua contribuição à formação do quórum.

    Mas eu gostaria de fazer um comentário sobre a audiência, como aqui foi falado pela Senadora Ana Amélia, sobre a reunião da Comissão de Relações Exteriores hoje pela manhã, que sabatinou os Embaixadores da República Popular da China e no Reino da Espanha. Foram duas sabatinas substantivas, com perguntas e respostas substantivas e com muitos esclarecimentos e muitos depoimentos que dizem respeito ao momento que o Brasil vive hoje.

    No caso da China, por exemplo, onde o Embaixador, muito qualificado, vai desempenhar as suas funções, vai seguramente para um país que caminha para ser a maior economia do mundo, ao lado da economia dos Estados Unidos, e que enfrenta problemas democráticos, porque as coisas na China acontecem, e acontecem rapidamente, por conta de um modelo particular.

    Lá eles têm vontade de fazer e fazem de toda forma. Claro que fazem à maneira chinesa, tomando as suas precauções, tomando os seus cuidados, mas são capazes de fazer mil, 2 mil quilômetros de trem bala em 3 anos.

    Claro que eles não têm... Claro, não. Eles não têm Tribunal de Contas da União, eles não têm Ministério Público, eles não têm órgãos de fiscalização que possam eventualmente travar o andamento das obras. Agora, eles têm uma sociedade de 1 bilhão de pessoas com grandes aspirações e que anseiam, até pela chegada da internet, pela liberdade de expressão e pelo direito de ir e vir.

    E um dos problemas que a China hoje enfrenta é a posição que o governo procura perseguir de manter no campo a população do campo e evitar a migração do campo para a cidade.

    Então, é muito importante para o Embaixador do Brasil na China observar o que acontece por lá, porque isso tudo significa acervo de informação de como nós devemos nos conduzir. Até a indicação do Embaixador do Brasil na Espanha, que, esse sim, é o modelo mais próximo.

    O novo Presidente do Governo, Pedro Sánchez, que acabou de assumir, depois de voto de desconfiança do Primeiro-Ministro Mariano Rajoy, nem Parlamentar é. Ele está apoiado por um conglomerado de partidos de centro, de esquerda, inclusive, separatistas. Ele declarou-se não separatista, não concorda com a separação da Catalunha e muito menos do País Basco, mas foi apoiado pelos partidos que funcionam como maioria na Catalunha e no País Basco.

    A Espanha é a quarta economia da União Europeia, depois da saída do Reino Unido, ao lado de Alemanha, França e Itália. Ela tem uma relação dívida/PIB igual ou superior a 100%, tem o maior nível de desemprego da Europa, acima de 17%, é um problema seríssimo. Inclusive, com desemprego maciço na faixa etária da juventude, que deve claro ter empurrado o voto de desconfiança para Mariano Rajoy, que fez grandes realizações para a Espanha, mas não conseguiu resolver tudo, a começar pela questão do desemprego.

    A indicação do Embaixador, que tem vivência de Palácio do Planalto, é uma coisa importante para que a gente possa acompanhar o que está ocorrendo na Espanha pelas relações políticas, culturais, econômicas que o Brasil tem com a Espanha.

    A relação do Brasil com a Espanha é relação de investidor, que a Espanha é, de grande porte no Brasil. Investidor que gera emprego onde há oportunidade de emprego, que é, no caso, o Brasil.

    E é importante que esse Embaixador, que tem vivência de governo, porque ele é chefe de cerimonial da Presidência da República, observe o que acontece por lá e nos mande as informações precisas para que a gente evite os equívocos ou os erros que a Espanha cometeu ao longo do tempo e que nós podemos perfeitamente evitar.

     Eram esses os comentários que eu gostaria de fazer, até como ocupação do espaço de tempo para que o quórum pudesse ser atingido, como já o foi, com 41 votos já conseguidos e registrados no plenário, mas com cumprimentos às indicações do Embaixador na China e do Embaixador na Espanha, dois importantes postos da diplomacia brasileira.

     


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 57