Pela ordem durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da visita de vereadores do Município de São João do Araguaia ao Senado Federal.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Registro da visita de vereadores do Município de São João do Araguaia ao Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2018 - Página 61
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, SENADO, GRUPO, VEREADOR, ORIGEM, MUNICIPIO, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA (PA).

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Social Democrata/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, Senador Eunício Oliveira, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, estou recebendo hoje aqui, no Senado Federal, a visita de vereadores do Município de São João do Araguaia.

    Estão aqui comigo o Vereador Bené, do PV; o Vereador Fox, do PTB; o Vereador Bina, do DEM. Três vereadores que representam a Câmara Municipal de São João do Araguaia, que é o nome em homenagem ao Rio Araguaia, apesar de a sede do Município estar localizada no Rio Tocantins. Todos nós sabemos que o Rio Araguaia se junta com o Rio Tocantins e vem desaguar no Rio Amazonas.

    São João do Araguaia vai sediar a Hidrelétrica de Marabá, que tem o nome de Hidrelétrica de Marabá, mas está localizada em São João do Araguaia. É um Município de porte pequeno, mas importante para a região sul e sudeste do nosso Estado. Tem uma economia do agronegócio, da pecuária, do extrativismo e da pesca e, como todos os outros, contribui para o crescimento do Estado do Pará.

    Está aqui comigo também o Cláudio Botelho, que é o Presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Pará e do Município de Bragança, um dos mais antigos do meu Estado do Pará. Como representante dos armadores de pesca, ele tem um papel importante nessa atividade, para a qual o Governo brasileiro tem que voltar atenção. Dar à Secretaria Especial da Pesca a estrutura necessária para que o Brasil, que tem uma capacidade potencial enorme de crescer na produção de pescado... Nós temos 8 mil quilômetros de costa marítima e águas internas incomensuráveis, então, não tem como o Brasil participar do mercado mundial de pesca com menos 0,5%.

    Então, esse momento agora dos próximos Presidentes, como falou a Senadora Ana Amélia, é necessário, sim, Senadora Ana Amélia, que os pré-candidatos à Presidência da República venham e digam qual é o plano de governo deles. Nós não vamos votar só porque o outro diz que vai dar bala, vai prender... Não, nós temos que votar conscientemente naquele que tenha um programa de governo que venha ao encontro da necessidade do nosso País.

    E V. Exª tem razão. Até agora, pelo menos que eu tenha conhecimento, não foi colocado a público isso aí. Era bom até a gente fazer assim algumas audiências, para que a gente pudesse ter de todos os candidatos esse compromisso. Nós deveríamos legislar, Senadora Ana Amélia, Senador Cristovam Buarque...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – ... nós deveríamos legislar que os compromissos de campanha fossem registrados em cartório. E aqueles que não cumprissem perderiam o mandato.

    Eu acho que era a forma de resolver essa questão daqueles salvadores da Pátria ou do Estado ou do Município, que vão fazer o céu ficar perto. E, ao assumirem o cargo, não fazem nada do que diziam que fariam. É o estelionato eleitoral, que também tem que ser punido, para que a gente possa ter, com certeza absoluta, o cumprimento dos compromissos de campanha de todos os candidatos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2018 - Página 61