Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura nota de repúdio da Procuradoria da Mulher no Senado, em razão da atitude de um grupo de torcedores brasileiros que, em visita à Rússia, desrespeitaram mulheres russas.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Leitura nota de repúdio da Procuradoria da Mulher no Senado, em razão da atitude de um grupo de torcedores brasileiros que, em visita à Rússia, desrespeitaram mulheres russas.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2018 - Página 51
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, AUTORIA, PROCURADORIA, SENADO, OBJETO, REPUDIO, COMPORTAMENTO, CIDADÃO, BRASIL, VISITA, LOCAL, PAIS, ESTRANGEIRO, RUSSIA, MOTIVO, OFENSA, MULHER.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – Antes de chamar o próximo orador, se me permite, Sr. Presidente, eu quero, como Procuradora da Mulher no Senado Federal, ler uma nota que fizemos de repúdio e de lamento aos fatos que aconteceram nesses últimos dias e que tiveram repercussão internacional. Eu me refiro, Sr. Presidente, à atitude de um grupo de torcedores brasileiros que estão participando da Copa do Mundo, realizada na Rússia.

Explorando a oportunidade do clima de festa, eles [esses torcedores, rapazes] se acercaram de uma moça estrangeira e entoaram, coletivamente, expressões de conteúdo misógino, pornográfico, com ofensas ao corpo da mulher. Esse grupo de torcedores envergonha nosso país. Eles se aproveitaram do fato de a mulher não compreender nosso idioma para humilhá-la e ridicularizá-la.

Postado na internet, o fato multiplica a gravidade da cena, que mostra em poucos segundos porque as mulheres brasileiras têm razão em lutar contra ao machismo e uma realidade de estupros e feminicídios que os homens insistem em pintar de cor-de-rosa.

    Há poucos instantes, a Senadora Regina me dizia que, nesses últimos dias, foram registrados três feminicídios. Portanto, a nossa luta é contra o machismo e esses tantos feminicídios que ocorrem no País.

A cultura do estupro brutaliza homens do Brasil desde sua formação mais tenra e por vezes os acompanha até a idade em que deveriam mostrar comportamento adulto e maduro.

Que o repúdio das mulheres do Brasil e do mundo tenha um caráter educativo para esses homens e que a solidariedade coletiva feminina tranquilize e alivie o coração da nossa irmã estrangeira [como nós, uma mulher].

    Sr. Presidente, feito isso e lida essa nota, eu quero dizer que nós estamos também discutindo quais as possibilidades de adotar algum procedimento legal para que esses brasileiros, que, repito, humilharam, degradaram a imagem de uma mulher estrangeira, possam ser punidos. E que a punição sirva de exemplo, pois todas as mulheres, onde quer que estejam, em qualquer lugar do mundo, merecem e devem ser tratadas com pleno respeito.

    Obrigada, Sr. Presidente.

    Era nota que gostaria de ler.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2018 - Página 51