Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o comportamento de turistas brasileiros na Rússia que submeterem mulheres russas a situação de humilhação.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Considerações sobre o comportamento de turistas brasileiros na Rússia que submeterem mulheres russas a situação de humilhação.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2018 - Página 68
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • REGISTRO, FATO, TURISTA, CIDADÃO, ORIGEM, BRASIL, VISITA, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, OFENSA, MULHER, SOLICITAÇÃO, QUEIXA, COMENTARIO, POSSIBILIDADE, DEPORTAÇÃO.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, rapidamente, é para fazer um registro – eu não poderia deixar de fazê-lo – de um episódio lamentável ocorrido no transcorrer da Copa do Mundo de Futebol na Rússia.

    O Brasil, Sr. Presidente, teve dois resultados desagradáveis, dois resultados contrários nesse final de semana na Copa do Mundo de Futebol na Rússia. O primeiro, obviamente, foi no campo, com o empate com a Suíça, lamentável e, digamos, de nossa responsabilidade, mas este, nós nos recuperaremos, se Deus quiser, contra a Costa Rica na próxima sexta-feira. O outro é uma cena vergonhosa, tão vergonhosa quanto o 7 a 1 que o Brasil sofreu aqui na última Copa do Mundo, que foi o fato de sete machos assediarem uma jovem russa, que, por desconhecimento da língua portuguesa, não sabia que estava sendo assediada, que estava sendo atacada, que estava sendo aviltada, que estava sendo enxovalhada!

    Isso não é aceitável, e aqui é importante fazer esse destaque no plenário do Senado. É importante destacar quando brasileiros nossos vão fazer vergonha para o nosso País em pátria estrangeira! O ato desses cinco, seis, sete rapazes, senhores envergonha o Brasil! Tão vergonhoso quanto resultados desfavoráveis no campo de futebol é esse tipo de prática, prática que denota assédio, que denota machismo, que denota o que tem de pior na qualidade humana, o que tem de pior no ser humano. O machismo é o pior tipo de expressão humana. E esses rapazes, esses jovens foram praticantes de atos de machismo que envergonham a todos nós brasileiros.

    O ideal, Sr. Presidente, seria que essa jovem russa, sabendo o quanto foi agredida, prestasse queixa em relação a eles e que esses rapazes fossem deportados de volta para o Brasil. O ideal! E o ideal ainda seria ou será que esses jovens respondam ou sintam aqui, em nosso País, não somente a reação de mulheres, mas de mulheres e de homens que não toleram práticas de assédio e práticas de machismo.

    Eu tinha que fazer esse registro. E a gravidade do ocorrido merece um registro no plenário e na tribuna do Senado, porque isso não representa o que é o povo brasileiro, isso não representa o perfil tolerante, o perfil de diálogo entre a diversidade do nosso povo, o perfil de respeito aos contrários, de respeito à diversidade, de respeito às mulheres. Esse é o perfil que deve prevalecer em relação ao povo brasileiro, seja aqui no Brasil, seja fora. Não é a cena vergonhosa desses seis, sete rapazes, que não estão à altura da cidadania brasileira e de falar em nome do Brasil, onde quer que seja. Eu faço questão de registrar isso, Sr. Presidente.

    Eu tenho certeza que esses jovens não reagiriam da mesma forma se fosse em relação a uma irmã deles, se fosse em relação à mãe deles, se fosse em relação a qualquer uma das parentes deles. Eu espero sinceramente que de alguma forma esses jovens respondam pelo crime que cometeram em solo estrangeiro, estando lá como brasileiros.

    Eu faço questão de fazer esse registro, porque, neste País, nós precisamos dizer, em alto e bom som, que nem machismo nem fascismo triunfarão e passarão adiante.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2018 - Página 68