Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Expectativa quanto à visita do presidente Michel Temer ao estado de Roraima (RR) para avaliação da situação decorrente do grande fluxo de imigrantes venezuelanos.

Preocupação quanto à possibilidade de um apagão no Estado de Roraima.

Autor
Rudson Leite (PV - Partido Verde/RR)
Nome completo: Rudson Leite da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Expectativa quanto à visita do presidente Michel Temer ao estado de Roraima (RR) para avaliação da situação decorrente do grande fluxo de imigrantes venezuelanos.
MINAS E ENERGIA:
  • Preocupação quanto à possibilidade de um apagão no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2018 - Página 20
Assuntos
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), MOTIVO, OBSERVAÇÃO, SITUAÇÃO, IMIGRANTE, VENEZUELA.
  • COMENTARIO, ASSUNTO, CONTRATO, AQUISIÇÃO, ENERGIA, PROVEDOR, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, FORNECIMENTO, LOCAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), APREENSÃO, SITUAÇÃO, AUSENCIA, PAGAMENTO, MOTIVO, EMBARGO, IMPOSIÇÃO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

    O SR. RUDSON LEITE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PV - RR. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, amanhã está indo visitar o meu Estado de Roraima o Presidente da República, Michel Temer. E, pelo que fiquei sabendo, ele está indo lá para, mais uma vez, ver a situação dos imigrantes venezuelanos. Imigrantes venezuelanos que já ocupam em torno de talvez 7%, 8% da população do meu Estado. São muitos venezuelanos, que precisam ser assistidos e ser atendidos.

    Isso trouxe para o meu Estado um aumento das demandas nos hospitais, nas escolas. E precisamos realmente de uma atenção do Governo Federal.

    Mas eu queria chamar a atenção também, já que o Presidente vai estar lá no meu Estado, para a nossa questão energética. Eu tenho batido nessa tecla. Temos um contrato lá com a Venezuela, que termina em 2020, e não sabemos, não temos segurança de que esse contrato será renovado ou não.

    E agora há mais um agravante: o Brasil está há três meses sem pagar por essa energia que vem da Venezuela, devido ao embargo que foi imposto pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O Brasil ficou impedido, e Roraima está nessa situação. E o Presidente Michel Temer poderia – eu acredito que vá – dizer o que é que o Brasil vai fazer para não deixar Roraima no apagão.

    Também está indo a Roraima nesta data, na data de hoje, o Presidente da Funai e o Ministro da Defesa. Eles estão indo lá visitar os índios waimiri atroari. Do Tribunal de Justiça de Roraima está indo o Dr. Erick Linhares, que já fez um grande trabalho lá na aldeia dos waimiri atroari e tem mantido uma boa relação. Ele está indo como facilitador para ver se sai essa autorização para que Roraima possa receber essa energia tão sonhada de Tucuruí.

    O outro ponto, de que eu já falei aqui e vou repetir, porque é necessário, é com relação à Companhia Energética de Roraima, que foi federalizada. Todo seu patrimônio foi passado ao Governo Federal, foi devolvido a ele, que passou para a Eletronorte. O Governo de Roraima está pedindo uma indenização de mais ou menos R$270 milhões.

    Eu volto a cobrar à Governadora do Estado que parte desse dinheiro seja utilizada para sanear a Companhia de Desenvolvimento de Roraima, porque a Usina de Jatapu, que foi repassada para o Governo Federal, para a Eletronorte, foi construída pela Companhia de Desenvolvimento de Roraima, a Codesaima. Então, é mais do que justo que esses recursos voltem para sanear a Codesaima, porque, repito, a Codesaima é detentora de 29 áreas para exploração, são áreas onde há toda uma tabela periódica: nióbio, ouro, diamante, cassiterita, bauxita, todos os minerais que conhecemos.

    Então, é preciso, Governadora do meu Estado de Roraima, salvar, sanear...

(Soa a campainha.)

    O SR. RUDSON LEITE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PV - RR) – ... a Codesaima.

    É esse o meu apelo.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2018 - Página 20