Discurso durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas ao Governo Federal pelo aumento do desemprego no Brasil.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Críticas ao Governo Federal pelo aumento do desemprego no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2018 - Página 10
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, AUMENTO, DESEMPREGO, LOCAL, BRASIL.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado, internautas que nos acompanham pelas redes sociais.

    Sr. Presidente, hoje, mais uma vez, nós vimos anúncios pouco alvissareiros acerca da situação econômica do nosso País. Apesar de ontem o Presidente Temer ter-se apressado em divulgar um total de 31 mil novos contratos de trabalho que teriam sido formalizados durante o mês de maio, nós sabemos que boa parte desses contratos são contratos temporários, conforme nós todos prevíamos no processo da discussão, do debate sobre a reforma trabalhista. E vimos hoje informações, por exemplo, de que, só no último ano, 2 mil empresas fecharam, dada a crise que ora ocorre no nosso País.

    Portanto, fazer esse registro é reafirmar aquilo que todos nós já prevíamos: o resultado do golpe que foi perpetrado e depois implementado em 2016 levaria, sim, o Brasil a uma grande encruzilhada econômica, política e social.

    Economicamente, o que nós temos hoje é esse cenário difícil de estagnação, é o crescimento do desemprego no nosso País, é o aumento do número de empresas que estão fechadas.

    Como tal, nós tínhamos que fazer esse registro, para exatamente reafirmar a importância de nós vermos, muito em breve, este Governo substituído por um Presidente da República legítimo. Que essa legitimidade advenha do voto popular. E é importante, para que essa eleição tenha legitimidade, que todos aqueles que pretendem disputar a eleição presidencial possam fazê-lo, porque a forma de nós superarmos essa encruzilhada política, econômica e social que estamos vivendo é exatamente a retomada do processo democrático, é a realização de eleições livres.

    Eu queria, Sr. Presidente, agradecer a tolerância de V. Exª e dar aqui o meu discurso por encerrado, para que nós possamos ouvir os demais companheiros que hoje têm temas fundamentais para o nosso País a serem discutidos aqui.

    Muito obrigado, Senador Edison Lobão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2018 - Página 10