Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações a respeito da importância da agroindústria familiar como vetor de segurança alimentar no Brasil.

Registro da relevância e destaque do Estado de Rondônia (RO), o qual tem se consolidado como o Estado do agronegócio.

Considerações sobre o café clonal e o cacau, desenvolvidos no Estado de Rondônia (RO), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) com apoio dos produtores rurais.

Autor
Valdir Raupp (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Considerações a respeito da importância da agroindústria familiar como vetor de segurança alimentar no Brasil.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da relevância e destaque do Estado de Rondônia (RO), o qual tem se consolidado como o Estado do agronegócio.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Considerações sobre o café clonal e o cacau, desenvolvidos no Estado de Rondônia (RO), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) com apoio dos produtores rurais.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2018 - Página 40
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • REGISTRO, RELEVANCIA, AGROINDUSTRIA, AGRICULTURA FAMILIAR, PRODUÇÃO, ALIMENTOS, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, CONGRATULAÇÕES, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), PROJETO, DESENVOLVIMENTO, EMPREENDIMENTO, APOIO, EMPRESARIO, DIVULGAÇÃO, MERCADORIA.
  • REGISTRO, RELEVANCIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), RELAÇÃO, AGRONEGOCIO, REALIZAÇÃO, FEIRA, ATIVIDADE AGROPECUARIA, APOIO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), COMENTARIO, VISITA, MUNICIPIO, JARU (RO), NOVA BRASILANDIA D'OESTE (RO), INAUGURAÇÃO, OBRAS, ESTAÇÃO RODOVIARIA.
  • REGISTRO, CAFE, CACAU, DESENVOLVIMENTO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), CONGRATULAÇÕES, PRODUTOR, ESTADO.

    O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/MDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a agroindústria familiar consolidou-se como o mais importante vetor de segurança alimentar no Brasil. Números recentes apontam que mais da metade dos alimentos adquiridos pelos brasileiros tem origem nas pequenas e médias propriedades rurais. E tão relevante quanto esses dados, é verificar a enorme capacidade de geração de emprego e renda por meio desse sistema produtivo: são 4,4 milhões de famílias agricultoras, representando 70% da mão de obra no campo de todo o nosso País.

    Em Rondônia, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, 85% dos estabelecimentos rurais são de base familiar, compreendendo cerca de 90 mil núcleos e respondendo por 70% dos alimentos que chegam às mesas da população rondoniense. Nessa conjuntura, Sr. Presidente, muitos proprietários de pequenos e médios imóveis de meu Estado têm logrado significativos avanços, agregando valor aos seus produtos e indo além da produção primária. Isso consiste, por exemplo, em não apenas comercializar o leite bruto, mas industrializá-lo e fornecer doces, iogurtes, leite desnatado, entre outros.

    Da mesma maneira, não significa somente produzir o grão, mas vendê-lo já como farinha ou outros alimentos processados – como exemplo, a polpa de frutas; muitas agroindústrias de polpas de frutas produzindo, industrializando, espalhadas por todo o Estado de Rondônia. Isso tem transformado os estabelecimentos rurais em pequenas agroindústrias, um passo importante para o incremento da renda dos milhares de rondonienses que vivem no campo.

    Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com muita satisfação, gostaria de parabenizar a iniciativa do Sebrae, de Rondônia, o qual, por meio do projeto agroindústrias, tem garantindo que esses novos empreendimentos não venham a encerrar as suas atividades em decorrência da falta de gestão financeira, inovação, sustentabilidade ou produtividade.

    Não raro, Senador Moka, que preside neste momento a sessão, pequenos ajustes na estrutura de produção e de gerenciamento são determinantes para que se fortaleçam essas novas iniciativas. A capacitação e o apoio instrumental propiciados pelo Sebrae, de Rondônia, têm evidenciado inúmeros resultados positivos. O Presidente do Sebrae, Camata Júnior, tem sido diligente com a sua diretoria nessa questão de treinamentos, capacitação, de expandir os escritórios do Sebrae por todo o Estado de Rondônia.

    Para se ter uma ideia, o projeto tem auxiliado 30 agroindústrias da região do Vale do Jamari, na região central do meu Estado. Só para citar um exemplo, o berço da agroindústria em Rondônia nasceu na cidade de Ariquemes, no Vale do Jamari, mas se estendeu por todo o Estado. Já são mais de 800 agroindústrias, Senadora Ana Amélia. V. Exª, que é do Rio Grande do Sul, sei que lá as agroindústrias se espalham, se espraiam por todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Foi de lá que vieram subindo para outras regiões do País. E o meu Estado tem copiado esse modelo do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de outros Estados que têm dado certo.

    Há um acompanhamento das rotinas, dos procedimentos e dos processos desenvolvidos nos empreendimentos de maneira a sugerir modificações que tragam mais benefícios a esses agentes econômicos e mais qualidades aos seus produtos.

    Além disso, o Sebrae, de Rondônia, apoia a participação desses pequenos empresários em feiras e em rodadas de negócios, de maneira a ampliar a divulgação de suas mercadorias, bem como propiciar o intercâmbio de novas e melhores formas de fabricação e de gestão.

    Nesse contexto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já é possível testemunhar relatos de microempresas rurais rondonienses, assessoradas pelo Sebrae, que desejam expandir ainda mais a comercialização de seus produtos pelo Estado e quiçá pelo País.

    Tenho a convicção de que iniciativas como estas merecem o aplauso de quem deseja que Rondônia, assim como o Brasil, testemunhe um novo momento econômico de maior geração e distribuição de renda, retirando da informalidade inúmeros microempreendedores do campo e garantindo mais competitividade às mercadorias locais e regionais.

    Sr. Presidente, Rondônia tem se consolidado como o Estado do agronegócio. As nossas feiras agropecuárias, as nossas feiras de negócios, a exemplo que já disse aqui da Rondônia Rural Show, que comercializou quase R$700 milhões no centro do Estado de Rondônia, em Ji-Paraná; a Portoagro, em Porto Velho; a Portal da Amazônia, lá em Vilhena, assim como dezenas de outras feiras espalhadas por todo o Estado de Rondônia.

    No próximo sábado, eu vou visitar, em São Miguel do Guaporé, a Fevale, mais uma feira de negócios ali na BR-429, no Vale do Guaporé. Assim, em todo o Estado de Rondônia, feiras como essas têm acontecido durante todo o ano, principalmente do mês de maio ao mês de outubro, que é o período do verão, da estiagem, quando há essa facilidade de realizar essas feiras.

     Eu estive agora, recentemente, entregando equipamentos e inaugurando obras. Estive na cidade de Jaru e na cidade de Nova Brasilândia, inaugurando uma rodoviária moderna para aquele Município, que é um grande produtor de café. Estivemos também em Rolim de Moura e em outras cidades. E Rondônia, como eu disse, tem se consolidado como o Estado do agronegócio.

    O café clonal, em Rondônia, e o café BRS Ouro Preto, desenvolvidos pela Embrapa com apoio dos produtores rurais, com os viveiristas, que têm viveiros de mudas de café clonal, do clone do café, têm produzido até 180 sacas por hectare, e são um fenômeno. O Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo estão abismados com o que está acontecendo em Rondônia. Têm ido caravanas de produtores para Rondônia para ver de perto o sucesso da produção do café no Estado de Rondônia. Assim agora o cacau clonal. O café foi a Embrapa, a Emater, a Seagri e outros órgãos; o cacau é a Ceplac. A Ceplac é o órgão que gerencia essa questão do cacau em Rondônia. Também o Cacau está sendo um fenômeno. O cacau clonal é resistente à vassoura-de-bruxa e produz com dois anos. Com dois anos e meio, já começa a carregar até 100, 150, 200 frutos por pé de cacau. Então, estas duas variedades, o café clonal e o cacau clonal, estão sendo verdadeiros sucessos no Estado de Rondônia.

    Aliás, com todo o respeito aos demais Estados, tudo em Rondônia tem sido sucesso. Na produção de gado, Roraima, Amapá, Amazonas e Acre têm ido à Rondônia buscar as matrizes, as novilhas, os tourinhos para poderem expandir a pecuária nesses Estados, porque Rondônia produz um gado também de ótima qualidade, tanto o gado de corte quanto o gado de leite.

    Então, encerro aqui, Sr. Presidente, a minha fala, dizendo da felicidade que eu tenho de estar trabalhando no Estado há quarenta anos. Lá cheguei do Estado de Santa Catarina. É um Estado que tem sido modelo de agronegócio para todo o Brasil. É claro que, no passado, nós copiamos, como a China, o Japão e a Coreia do Sul, que copiaram dos europeus, dos americanos, mas aperfeiçoaram. Muitas coisas foram aperfeiçoadas. E Rondônia também tem feito a mesma coisa, tem aperfeiçoado as tecnologias, os modelos de produtividade de outros Estados, e tem sido um verdadeiro sucesso.

    Então, encerro aqui parabenizando o povo de Rondônia, os produtores de Rondônia.

    A Senadora Ana Amélia teve a oportunidade de visitar uma das nossas feiras lá e depois ter ido a Ji-Paraná, a Rolim de Moura, à Santa Luzia, na fazenda do Cassol, e ficou impressionada também com a produção, assim como todos que lá foram. V. Exª que já conhece também o Estado de Rondônia, já esteve lá, cantando, depois de um evento em Porto Velho, as músicas ali do Mato Grosso do Sul e as músicas paraguaias.

    Então, todos que vão a Rondônia se impressionam com a nossa produtividade, com as nossas tecnologias e com a nossa produção.

    Obrigado, Rondônia!

    Parabéns aos produtores de Rondônia, aos agricultores de Rondônia, aos pecuaristas de Rondônia, aos pequenos e microempreendedores de Rondônia, aos médios e grandes empresários também, que fazem daquele Estado um grande Estado da Federação brasileira.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2018 - Página 40