Fala da Presidência durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação parlamentar do senador José Medeiros no caso relativo aos indígenas que tiveram sua colheita embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Estado do Piauí (PI).

Autor
Elmano Férrer (PODE - Podemos/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação parlamentar do senador José Medeiros no caso relativo aos indígenas que tiveram sua colheita embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Estado do Piauí (PI).
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2018 - Página 82
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, JOSE MEDEIROS, SENADOR, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ATIVIDADE, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), SITUAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, EMBARGO, COLHEITA, ESTADO DO PIAUI (PI).

    O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - PI) – Agradeço as palavras de V. Exª.

    Se me permitir, eu queria fazer uma observação com relação aos temas tratados aqui, inclusive nas referências feitas aos Ministros Jungmann, da Segurança Pública; Blairo Maggi, da Agricultura; e ao Dr. Renato, da sua Polícia Rodoviária Federal. Todas essas autoridades qualificam e dignificam os quadros da Administração Pública Federal.

    Com relação a esse tema, tenho visto com grande preocupação, ouvindo V. Exª tratando das questões relacionadas às atribuições e às atividades do Ibama. Realmente, aí estão envolvidos vários órgãos do Estado brasileiro. Eu creio que as manifestações de V. Exª têm nos preocupado a todos. É um tema da mais alta relevância, trata dos nossos índios, que têm uma legislação e um órgão específico para tratar de todos os problemas relacionados aos indígenas no Brasil, desde o território e a vida deles, que é a Funai, como temos o Ibama e outras organizações. E, dentro dos Poderes do Estado, temos o Poder Judiciário, nós outros que estamos aqui, e os pronunciamentos de V. Exª têm nos preocupado, porque aqui é a Casa da Federação, da moderação, do entendimento e do diálogo. E creio que essa questão levantada por V. Exª é da mais alta relevância e importância.

    V. Exª representa um Estado importante do nosso Território. Eu creio que algo temos que avançar na busca de um consenso, de um entendimento, porque a questão é séria, trata de indígenas, de territórios, da aculturação deles. Ou seja, nós temos que nos debruçar. O papel que V. Exª tem desenvolvido com relação a essa questão é na busca de um entendimento e uma solução, então, nós temos, creio, de buscar caminhos. V. Exª é um Senador brilhante, atuante, preocupado com questões dessa natureza que trouxe aqui – vejo a questão relacionada à defesa nacional, à segurança pública, sobretudo, e à própria questão do enfrentamento das nossas drogas e mais especificamente sobre essa questão do Ibama, que é uma instituição que tem um papel importantíssimo a desenvolver na preservação do nosso meio ambiente, das agressões. Temos problemas no nosso Estado relacionado à nossa Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, enfim, uma série de questões importantes. Mas eu creio que temos de buscar um consenso. Creio que aí é questão da organização do Estado. E o Estado está aí para buscar soluções e assegurar o desenvolvimento do País com segurança, sobretudo assegurando o bem comum de todos os cidadãos.

    Eu queria parabenizar V. Exª, que sempre traz temas da mais alta relevância para a vida do País.

    Não havendo mais nenhum orador inscrito, eu declaro encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2018 - Página 82