Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 108 anos do aniversário de fundação do Município de Basiléia (AC).

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 108 anos do aniversário de fundação do Município de Basiléia (AC).
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2018 - Página 47
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BASILEIA, ESTADO DO ACRE (AC).

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, caro colega, Senador Valadares, que preside esta sessão, queria cumprimentar os Senadores e Senadoras aqui na Casa através da rádio e TV Senado, cumprimentar os meus conterrâneos e dizer que neste ambiente de Copa do Mundo a gente segue, todos, vibrando pelo Brasil.

    Hoje, daqui a pouco, quando o Presidente Eunício chegar – já falei com ele – eu pretendo vir à tribuna para falar sobre o fim de um processo, o único processo que havia contra mim, questionando minha conduta pública. E graças a Deus não tenho mais nenhum processo, nem mesmo que suspeitasse de alguma coisa na eleição de 2010.

    Mas eu não quero tratar desse assunto agora. Eu estou vindo aqui para fazer um registro, Sr. Presidente, sobre os 108 anos de Brasileia.

    Brasileia é um Município muito especial para mim, para a minha vida. É a terra da mãe do meu pai, meu pai já falecido, terra do meu pai e do meu irmão mais velho, ambos falecidos, Wildy e o Wildy Filho.

    Brasileia hoje completa 108 anos e tem uma curiosidade – é bom que todos de Brasília e até daqui possam saber –: lá era a antiga Vila Brasília. Em 1943 ela passou a ser chamada Brasileia. E com isso, se liberou o nome para que Brasília pudesse ser a única cidade com esse nome, Senadora Ana Amélia. E hoje Brasileia completa 108 anos de sua fundação. É a terra, como eu já falei, da minha avó, que nem meu pai mesmo conheceu, porque ela faleceu quando ele tinha dois anos, mas é a terra do meu pai e do meu irmão mais velho, ambos falecidos. Vivi um período importante da minha infância sempre em Brasileia, e é um Município mãe. Ele tinha junto a Vila Paraguaçu, que hoje é Assis Brasil, na fronteira com o Peru e com a Bolívia, e hoje Município de Epitaciolândia, que era Vila Epitaciolândia também, como parte do Município de Brasileia.

    É também a base, o berço, do movimento sindical rural, de Wilson Pinheiro, que foi assassinado lá em Brasileia dentro do sindicato, e de Chico Mendes, que foi morto dentro da sua casa em Xapuri, mas a militância toda aconteceu no Município de Brasileia.

    Brasileia é um polo importante. Na fronteira temos Cobija. Na época em que eu assumi o Governo, Brasileia era um final de linha, uma espécie de final de linha de onde tinha que se voltar. Nem podia ir para a Bolívia. De certa forma, no máximo, Cobija, não se alcançava Assis Brasil, muito menos o Peru. E nós começamos um trabalho e, no final desse trabalho, o resultado foi extraordinário: em toda a estrada até Assis Brasil, na tríplice fronteira (Assis Brasil, Bolpebra, e Iñapari), estava concluído todo o asfalto; a ponte também sobre o Rio Acre, ligando o Brasil ao Peru estava pronta; e a ponte ligando o Brasil à Bolívia também estava pronta.

    E isso me deixa muito satisfeito, muito satisfeito mesmo, porque a gente consegue, de alguma maneira, deixar um registro do amor, do carinho que eu sempre tive por Brasileia, por Epitaciolândia, por Assis Brasil, por Xapuri, pelo Alto Acre – dali de Capixaba para frente é que eu chamo de Alto Acre. É um lugar muito especial na minha vida; recentemente, fui superbem acolhido lá. E, naquele período em que eu assumi o governo, Brasileia estava sofrendo muito, as pessoas, as famílias estavam indo embora, saindo de lá.

    Brasileia foi um espaço, junto com Xapuri, muito importante na formação econômica, na ocupação daquela parte pelo povo brasileiro, com os famosos turcos, que usavam apenas o passaporte otomano, mas, no fundo, eram muito libaneses, sírios que foram para lá; famílias grandes hoje com seus descendentes que, somados com os nordestinos, ocuparam aquela região importante do Alto Acre. E hoje Brasileia é administrada pela Prefeita Fernanda Hassem, uma amiga também de uma família tradicional – veja o nome, Fernanda Hassem –, porque ali nós temos muito da bonita história do Acre.

    Quero também cumprimentar a Deputada Estadual, amiga Leila, ela é ex-prefeita; o ex-prefeito Alvani e a atual Prefeita Fernanda Hassem, os vereadores, colegas Parlamentares, porque, nesses 108 anos, Brasileia já enfrentou muitas dificuldades, superou todas elas e hoje é um Município que vive em plena expansão econômica, crescimento no comércio...

    Recentemente, tive uma reunião importantíssima, do meu ponto de vista, com comerciantes de Epitaciolândia e de Brasileia. Há hoje uma expectativa de que o Brasil definitivamente entenda que os Municípios, que as cidades nas áreas de fronteira precisam de uma política diferenciada. Cobija se desenvolveu muito do lado boliviano, mas, do nosso lado, nós temos problemas de toda ordem, apesar dos avanços que tivemos.

    A área de livre comércio de Epitaciolândia precisa ser expandida para Brasileia e para Assis Brasil também. Eu sou autor de um projeto que faz valer isso para todas as cidades nas áreas de fronteira do Acre, mas não é só isso. Nós temos que ter uma política de ICMS diferenciada; nós temos que ter um tratamento para as empresas que atuam ali de maneira diferenciado, para que elas possam, sem burocracia, importar e, sem burocracia, exportar também. São elas geradoras de emprego. Eu ouvi muito empresários e sei que, com o mandato de Senador associado com um governo federal que realmente pense o Brasil, que pense como nós, podemos desenvolver as cidades fronteiriças, nós podemos avançar muito, obviamente somado com o governo do Estado e com as prefeituras.

    É nesse sentido que eu venho aqui. Acho que Brasileia tem o que comemorar, apesar de ter muitos problemas a vencer; tem um povo trabalhador na área rural, agricultores, tem ribeirinhos também que produzem muito, tem extrativistas que ajudam, e eu tenho satisfação de ter começado, quando governador, o processo de beneficiamento e industrialização dos nossos produtos; a primeira unidade de beneficiamento de castanha, a fábrica de castanha, também o início do projeto da Acreaves, tudo isso pensando em ter uma infraestrutura, com energia elétrica para todos; com rodovias, como nós concluímos a 317, e também um trabalho, um apoio na área de ramais. Mas o importante é associar isso a um programa forte de educação. Nós temos ali, na área da fronteira, muitos brasileiros estudando Medicina do lado de Cobija. Nós temos que ter uma política também de acolhimento desses nossos jovens, com uma boa parceria, para que não dificulte tanto a vida das famílias e dos que procuram uma formação numa das áreas mais importantes para nós, que é termos mais médicos, brasileiras e brasileiros – eu faço essa ressalva. Mas também sou defensor de termos ali, como fiz quando era governador... Levei, a partir de um convênio com a Universidade Federal do Acre, curso de nível superior para os 22 Municípios do Acre. Eu acho que nunca aconteceu isso no Brasil, e nós conseguimos fazer lá na nossa Brasileia, em Epitaciolândia, em Assis Brasil, nos 22 Municípios do Estado.

    Brasileia precisa ser tratada como uma espécie de cidade-polo junto com Epitaciolândia, ali do Alto Acre. É muito importante, tem uma história muito bonita, tem uma tradição fantástica. Agora, teve um Carnaval fora de época, pelo qual parabenizo a Prefeita Fernanda Hassem e toda sua equipe pelo trabalho que fazem de conciliar um estímulo para a atividade comercial, empresarial, de geração de emprego, dos serviços de boa vizinhança com os irmãos nossos bolivianos e peruanos, mas também no bom trato hoje com os brasileiros que vivem ali. A Prefeita Fernanda Hassem está fazendo um extraordinário trabalho. Tem tido o nosso apoio.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Eu mesmo informava a ela agora que conseguimos encaminhar R$700 mil para a melhoria das ruas, e ela já está trabalhando nesse sentido, além das emendas que a gente sempre apresenta como forma de valorizar Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, no Alto Acre.

    Peço que possa constar nos Anais da Casa a comemoração e os meus cumprimentos a todos que têm amor por Brasileia pela passagem dos seus 108 anos que celebramos neste 3 de julho.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2018 - Página 47