Pela ordem durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o 53º Festival Folclórico de Parintins.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Comentários sobre o 53º Festival Folclórico de Parintins.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2018 - Página 58
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • COMENTARIO, FESTIVAL, FOLCLORE, PARINTINS (AM).

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Muito obrigada.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – O Senador Jorge Viana tinha pedido, mas não está presente.

    Senadora Vanessa.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Presidente, quero-lhe dizer que, quando V. Exª diz a uma mulher que ela está magra, esse é talvez o maior de todos os elogios que V. Exª possa fazer à mulher. Então, eu agradeço as observações de V. Exª!

    Mas, Sr. Presidente, eu quero, neste momento, falar a respeito do Festival Folclórico de Parintins, o festival dos Bois-Bumbás, que começou na última sexta-feira, dia 29 do mês de junho, e teve o último dia ocorrido no domingo, dia 1º do mês de julho. O Festival Folclórico de Parintins, Sr. Presidente, acontece sempre no último final de semana do mês de junho, na cidade de Parintins, que fica no interior do Amazonas, conhecida como a Ilha Tupinambarana, porque Parintins é efetivamente uma ilha.

    Este ano realizou-se o 53º festival, sagrando-se vencedor, já, portanto bicampeão, o Boi-Bumbá Caprichoso, que é o boi que representa as cores azul e preta. O segundo lugar, obviamente, ficou com o Garantido, vermelha e branca. O tema que o Caprichoso levou para a arena este ano, Sr. Presidente, foi Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral.

    O festival, este ano, segundo dados da prefeitura, do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria de Cultura, deve ter movimentado, do ponto de vista dos recursos, em torno de R$80 milhões, gerando aproximadamente 5 mil empregos diretos, em várias áreas, não apenas na área da confecção das alegorias, das fantasias, mas em várias áreas, inclusive na área da gastronomia, do turismo. Muitas pessoas que vão de fora do Brasil e até mesmo de outras regiões do Brasil aproveitam para fazer turismo naquela região muito bela, naquela região muito bonita, que é o médio Amazonas.

    Então, quero, neste momento, Sr. Presidente, parabenizar a cidade de Parintins, parabenizar todos que se envolvem nessa festa. Parintins é mundialmente conhecida e hoje já também pela organização, não só do seu festival, mas pela contribuição que dá na organização do Carnaval do Rio de Janeiro, que é, sem dúvida nenhuma, a maior festa popular brasileira. Grande parte das alegorias a que o Brasil inteiro e o mundo assistem são alegorias que saem das mãos de parintinenses, tamanho é o desenvolvimento tecnológico deles, sem falar no artístico e cultural também.

    Então, ficam aqui meus cumprimentos a todos e, em especial, meus cumprimentos ao Boi Caprichoso – repito – bicampeão.

    O Boi Caprichoso, Presidente Eunício, é o boi azul, mas vim de vermelho hoje em solidariedade ao Boi Garantido. Essa é uma festa que orgulha todos nós, do Estado do Amazonas, e que, sem dúvida nenhuma, orgulha todo o Brasil.

    Então, encaminho, Sr. Presidente, à Mesa, uma moção de aplauso, não apenas ao Boi Caprichoso, mas aos dois Bois, pela realização de mais um evento que foi vitorioso e que movimentou uma quantidade de pessoas muito importantes vindas de todo o Brasil.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2018 - Página 58