Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Guilherme Uchoa, Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Guilherme Uchoa, Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2018 - Página 76
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, DEPUTADO ESTADUAL, PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Maioria/MDB - PE) – Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Senador Fernando Bezerra.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Maioria/MDB - PE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, requeiro, nos termos do art. 218 do Regimento Interno do Senado Federal que seja consignado nos Anais desta Casa voto de pesar pelo falecimento do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Deputado Estadual Guilherme Uchoa, nesta terça-feira, dia 3 de julho de 2018.

    Faleceu hoje, no Recife, aos 71 anos, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Guilherme Uchoa.

    Em seu sexto mandato parlamentar, reeleito Presidente da Assembleia Legislativa pelo sexto biênio consecutivo, Guilherme Uchoa foi Governador em exercício por cinco vezes. Seguramente, uma das mais relevantes figuras políticas do nosso Estado.

    Natural de Timbaúba, possuía bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e era formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Exerceu a profissão de escrivão de polícia e aposentou-se como Juiz de Direito, tendo atuado nas comarcas de Palmeirinha, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife.

    Como Presidente da Assembleia Legislativa, foi autor e contribuinte de importantes iniciativas responsáveis por modernizar o Legislativo Pernambucano.

    Cite-se a construção do edifício Governador Miguel Arraes de Alencar e do anexo ao prédio sede, que abrigam o novo plenário da Assembleia, bem como os gabinetes parlamentares, a 1ª Secretaria e a Presidência, o que deu início à transformação do Palácio Joaquim Nabuco em museu e espaço de atividades culturais. Também na sua gestão como Presidente, Guilherme Uchoa elencou como prioridade de sua gestão a estruturação da TV Alepe e sua expansão para o interior do Estado.

    O Parlamentar representou a Assembleia em ações de grande relevo junto à Suprema Corte do País. Dentre elas, duas ações diretas de inconstitucionalidade que obtiveram liminares favoráveis. Uma delas foi contra a redução do número de cadeiras no Parlamento estadual. A outra questionou o modo de cobrança das taxas dos terrenos de marinha.

    O Estado de Pernambuco perde uma de suas mais significativas lideranças políticas. Apresento nossos sinceros sentimentos de solidariedade à família de Guilherme Uchoa, um homem de inúmeras qualidades, que tinha compromisso com o seu Estado.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2018 - Página 76