Pela ordem durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Defesa da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2018 - Página 80
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • DEFESA, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Diante da discussão colocada aqui pelo Senador Flexa, pelo Senador Jader e, agora, também pelo Senador Ricardo Ferraço, eu não tinha como não externar também o sentimento dos mato-grossenses, Sr. Presidente, que creio ser o mesmo sentimento do Senador Wellington Fagundes e do Senador Rodrigues Palma, em relação à necessidade que temos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Digo isso, Sr. Presidente, porque, bem próximo da região de Água Boa, há toda uma região próspera em soja e em milho, que precisam ser escoados. Isso vai beneficiar o País inteiro. Então, não estou defendendo que se tirem recursos do Pará nem do Espírito Santo, mas estou defendendo que seja construída aquela ferrovia, que é de extremo interesse não só para Mato Grosso, mas para o País inteiro.

    Repito o que constantemente tenho dito: Mato Grosso tem apenas 20% das suas rodovias pavimentadas e uma ferrovia de pé quebrado, porque ela liga nada a lugar nenhum, praticamente, que é a Ferronorte, que chega a Rondonópolis. Então, nós precisamos imensamente de infraestrutura.

    Nesta discussão, agora, a única coisa que não podemos permitir é que o Estado de Mato Grosso, que sempre foi deixado para um segundo momento, seja prejudicado neste momento. Fico temeroso de que, no meio dessa discussão entre dois Estados imensamente desenvolvidos, que são o Espírito Santo e o Pará, o Mato Grosso acabe ficando para escanteio.

    Então, já peço aqui ao Governo Federal que possa assegurar – se não for com esse dinheiro, que seja com outro – a construção da FICO, que liga, de forma transversal, o Estado de Mato Grosso e que, com certeza, vai dinamizar o transporte e o escoamento de grãos no Estado.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2018 - Página 80