Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio ao lançamento de livro sobre a Amazônia e à castanha do Brasil.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Elogio ao lançamento de livro sobre a Amazônia e à castanha do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2018 - Página 34
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • ELOGIO, LANÇAMENTO, LIVRO, REFERENCIA, REGIÃO AMAZONICA, CASTANHA DO BRASIL, MENÇÃO, PINHÃO, ORIGEM, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) – Primeiramente, Senador Jorge Viana, quero endossar inteiramente, apoiar esse requerimento de urgência dessa matéria tão relevante. Ouvi nas palavras, ontem na televisão, do próprio Senador Ricardo Ferraço, que foi o Relator dessa matéria, a expressão: "garantia do sigilo à privacidade."

    Assim como o sigilo bancário, o sigilo fiscal, o sigilo da correspondência, o sigilo do voto, também entendo que hoje, com a tecnologia que nós temos e a abertura total, o chamado full disclosure, de informações, nós temos direito, o cidadão comum, não só o político, mas o cidadão comum tem esse direito. Isso é fundamental, no regime democrático, a qualquer ser humano. Então, essa é uma questão que transcende, é uma questão legal, mas é a questão de um direito a qualquer cidadão.

    Esse é o primeiro ponto. Então, minha inteira adesão a essa matéria, que poderemos votar, porque não há mais, como disse V. Exª, qualquer tipo de contencioso ou de contrariedade de entendimento em relação à compreensão dela.

    Hoje está se falando até de blockchain, que são blocos que informações em rede, que estão também hoje trabalhando no próprio Bitcoin, que é um novo sistema de investimento.

    Mas agora quero me referir ao lançamento do livro. Um livro com uma página maravilhosa, de um cenário espetacular da Amazônia, que é nossa. Mas fiquei com uma dúvida: a castanha é do Pará ou é do Acre?

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Senadora Ana Amélia, eu falo como engenheiro florestal: bertholletia excelsa é o nome científico da castanha...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Como é o nome?

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Bertholletia excelsa. É o nome científico da castanha – por acaso, eu sei –, da castanheira, a árvore que dá a castanha. E é castanha-do-brasil. O problema é que o Pará foi o grande comercializador de castanha de todo o vale do Rio Amazonas.

    O Acre sempre foi o maior produtor, Rondônia produz também, outros Estados, o Amazonas também, mas o Pará era o comercializador, e a produção de castanha-do-pará...

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Fez a propaganda.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... nunca foi tão grande.

    E, aí, por conta de ser comercializada no Pará, ficou castanha-do-pará, mas o nome correto mesmo, e eu sei que a senhora, como jornalista – que não deixou de ser nunca – e como Senadora, sabe que o nome, de fato, é castanha-do-brasil. Mas também, se quiser chamar de castanha-do-acre, nós aceitamos.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Não há problema.

    Pena que não se possa dizer castanha-do-rio-grande, mas nós temos lá o pinhão, que é um tipo de castanha, uma amêndoa maravilhosa, cuja época é agora, no inverno – do pinhão –, que também está presente em Santa Catarina, especialmente em Lages... E na minha terra, Lagoa Vermelha, há várias formas de se fazer pinhão, na sapecada ou cozido, e é uma iguaria, hoje, que é reverenciada por todos os gaúchos.

    E temos que preservar, porque essa é uma árvore genuinamente brasileira, a araucaria brasiliensis. Como engenheiro florestal que está falando, V. Exª sabe do que eu estou falando, Senador Jorge Viana. Então, em homenagem ao engenheiro florestal, também faço questão de falar dessa árvore, que é um símbolo do nosso Estado, do sul do País, da região fria.

    Muito obrigada.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Obrigado, Senadora Ana Amélia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2018 - Página 34