Pela ordem durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação da votação do Requerimento nº 384, de 2018, para a realização de sessão especial em comemoração aos 110 anos do início da imigração japonesa no Brasil.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Solicitação da votação do Requerimento nº 384, de 2018, para a realização de sessão especial em comemoração aos 110 anos do início da imigração japonesa no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2018 - Página 65
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, OBJETO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, IMIGRAÇÃO, IMIGRANTE, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, DESTINO, BRASIL.

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Gostaria de solicitar a V. Exª, Sr. Presidente, que coloque em votação o Requerimento 384, de 2018, de sessão especial em comemoração aos 110 anos do início da imigração japonesa no Brasil.

    Agora em 18 de junho, comemoramos a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, ocorrido em 1895. A assinatura desse tratado possibilitou a abertura recíproca de representações diplomáticas, ocorrida em 1897, assim como o início da migração japonesa, em 1908. Em 1908, o navio Kasato Maru transportou o primeiro grupo oficial de japoneses para o Brasil. Vieram 165 famílias, foram 781 pessoas que foram recebidas no Brasil e dirigidas inicialmente para trabalhar nos cafezais do Oeste Paulista.

    É desnecessário, Sr. Presidente, ressaltar a importância desse movimento para o relacionamento bilateral, sendo que o Brasil abriga hoje a maior comunidade de descendentes japoneses no exterior. São cerca de 1,9 milhão de japoneses e descendentes de japoneses, e o Japão, por sua vez, possui a terceira maior comunidade brasileira fora do País, cerca de 191 mil brasileiros.

    Diante disso, solicito a V. Exª colocar em votação o referido requerimento, para que possamos realizar a sessão especial ainda no mês de agosto e para que possamos contribuir ainda mais para o estreitamento dessas relações de amizade e cooperação entre os países Brasil e Japão.

    Muito obrigado, Excelência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2018 - Página 65