Pela Liderança durante a 108ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas à gestão do atual Governo Federal.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Críticas à gestão do atual Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2018 - Página 51
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, RELAÇÃO, SAUDE, ECONOMIA, AGRICULTURA.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, internautas que nos acompanham pelas redes sociais, o Brasil vive um quadro desolador sob Temer. A desesperança dos brasileiros em relação a um futuro melhor atinge mais de 90% da nossa população.

    Na economia, os seis indicadores de confiança da Fundação Getúlio Vargas tiveram queda acentuada. Desempregados e desocupados já somam mais de 27 milhões. E o Índice de Medo do Desemprego, que é medido pela CNI, subiu para 67,9 pontos, uma das piores marcas da série iniciada em 1966. É o caos social.

    O Brasil voltou ao Mapa da Fome, do qual havia saído após a maior revolução da história, promovida pelo Bolsa Família. A extrema pobreza aumentou em 11%, em 2017, arrastando para essa condição mais 15 milhões de brasileiros, dos quais metade está no Nordeste. Retrocedemos 12 anos no tempo, segundo vários estudos.

    O País voltou à lista suja da Organização Internacional do Trabalho por favorecer a retomada do trabalho escravo.

    Chegou-se ao número mais baixo de inscritos no Fies desde a criação do programa, porque regras mudaram, e os mais pobres não conseguem mais pagar. As universidades perderam mais de R$3 bilhões, resultado de uma política que reduziu em R$17 bilhões as despesas discricionárias com educação.

    Na saúde, o Farmácia Popular está sendo desmontado, deixando desassistidos asmáticos, diabéticos e hipertensos. O índice de vacinação de bebês e de crianças despencou para a pior marca em 16 anos. É a primeira vez que todas as vacinas indicadas a menores de um ano ficaram abaixo da meta do Ministério da Saúde, que prevê a imunização de 95% do público. A consequência direta é o avanço de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, varicela, rotavírus e meningite, que põem em sério risco a vida de crianças em todo o País.

    Enquanto isso, Temer aproveita para favorecer a elite brasileira e as grandes corporações nacionais e estrangeiras com vantagens escandalosas. As agências nacionais trabalham vigorosamente em favor das empresas. A Anac autoriza a cobrança de bagagens, e as passagens de avião disparam nos preços; a AneeI libera novos aumentos nas contas de luz; e a ANS determina não só a alta, mas também novas cobranças...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... pelos planos de saúde, o que nós pretendemos derrubar, neste Senado, com um projeto de decreto legislativo que eu tive a oportunidade de apresentar.

    A Petrobras vai sendo desmontada aos poucos, repassando aumentos abusivos dos combustíveis à população, que já chegam a mais de 220 neste Governo.

    O projeto que acaba com a cessão onerosa, em prejuízo da maior estatal do País, passou na Câmara dos Deputados e está para ser votado neste Senado. O pré-sal, patrimônio inestimável dos brasileiros, que serviria como um passaporte ao nosso futuro, está sendo espoliado para deleite das petroleiras estrangeiras.

    O mesmo cenário favorável...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – O mesmo cenário favorável ocorre para as grandes corporações defensoras do agrotóxico. Recente projeto de lei aprovado pela Bancada do Governo na Câmara dos Deputados põe em grave risco a saúde e a segurança da população.

    Chamado pacote do veneno, o projeto leva para a mesa dos brasileiros produtos cujas fórmulas têm substâncias consideradas cancerígenas. A informação seria omitida do conhecimento do povo nos rótulos, numa clara atitude do Estado de ludibriar os consumidores sobre o real risco daquilo que levam à própria mesa.

    Peço só mais um minuto, Sr. Presidente.

    O Brasil já é considerado o maior consumidor do Planeta em termos de agrotóxicos...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... e de produtos envenenados, incluindo aqueles proibidos nos países mais ricos. Agora, temos mais esse risco.

    Segundo dados, 22 dos 50 agrotóxicos utilizados no Brasil são proibidos na Europa, e cada brasileiro consome, em média, 5,2 litros de agrotóxicos por ano, um número considerado extremamente alto para os padrões internacionais. E o Governo Temer e sua Bancada ruralista querem aumentar o envenenamento do povo.

    É por isso, Sr. Presidente, para mudar esse quadro terrível, criado por aquele golpe perpetrado em 2016 que retirou Dilma Rousseff do governo, que o povo brasileiro, em outubro, vai manifestar a sua vontade e eleger Lula Presidente da República mais uma vez...

(Interrupção do som.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2018 - Página 51