Fala da Presidência durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca das eleições que se aproximam e da importante atuação do Congresso Nacional em 2019.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Comentário acerca das eleições que se aproximam e da importante atuação do Congresso Nacional em 2019.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2018 - Página 16
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • COMENTARIO, APROXIMAÇÃO, ELEIÇÕES, PAIS, IMPORTANCIA, CONGRESSO NACIONAL, ATUAÇÃO, ANO, POSTERIORIDADE, MOTIVO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, NECESSIDADE, CRESCIMENTO, RECUPERAÇÃO, EMPREGO.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Há número regimental. Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A Presidência comunica ao Plenário que há expediente sobre a mesa, que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.

    Hoje, estamos reabrindo a nossa sessão legislativa após o período de recesso.

    Naturalmente, em 60 dias – exatamente a partir de hoje – teremos a realização das eleições, que serão extremamente importantes para o futuro do Brasil. Reafirmo a minha crença de que nada substitui a política, de que na ausência da política o que resta é o confronto, é a guerra. Portanto, estaremos, todos nós, nos nossos Estados fazendo o bom debate, a discussão dos problemas locais, regionais, dos problemas do Brasil, e procurando, sempre que possível, o estímulo para que as pessoas participem das eleições, para que o eleitor possa manifestar a sua vontade soberana e para que faça as suas escolhas nas eleições que se avizinham.

    Então, desejo a todos que estão postulando o pleito neste próximo 7 de outubro boa sorte, sucesso. Que contribuam com o bom debate para a nossa democracia.

    Acredito eu que o ano que vem será um ano decisivo para o País. E, mais uma vez, o Parlamento, o Congresso Nacional, cumprirá um papel muito importante, já que estamos vivendo um momento longo de crise, que já dura seis anos, e o Congresso será o responsável – tenho certeza – por abreviar essa crise, que é o desejo de toda a população brasileira, respeitando as opiniões, as matizes ideológicas, as preferências políticas partidárias. Creio que há um sentimento que converge em todos nós: superar a crise, retomar o crescimento econômico do Brasil, recuperar o emprego e fazer com que o País prospere.

    Portanto, ao declarar aberta esta sessão legislativa, tenho a honra de passar a palavra ao Senador Paulo Paim, primeiro orador inscrito, para que possamos ouvir, na sequência, o Senador Humberto Costa, que também está inscrito, e, a partir das 16h, há a previsão do início da Ordem do Dia.

    O Presidente Eunício Oliveira convocou reunião de Líderes para as 14h30, e, até lá, teremos a sequência dos oradores.

    Senador Paulo Paim, tem V. Exª a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2018 - Página 16