Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa em torno da convenção do partido de S.Exª. realizada em Natal (RN).

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Expectativa em torno da convenção do partido de S.Exª. realizada em Natal (RN).
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2018 - Página 43
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), LOCAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), OBJETIVO, LANÇAMENTO, ORADOR, CANDIDATO, DISPUTA, CARGO, GOVERNADOR.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Senador Paim.

    V. Exª é muito querido não só no seu Rio Grande do Sul, (Fora do microfone.) mas também no outro Rio Grande, o Rio Grande do Norte, e em todo Brasil pela sua história de tanto compromisso na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

    Mas, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, aqueles que nos acompanham pela TV Senado, pela Rádio Senado, e que nos acompanham pelas redes sociais, quero neste exato momento falar da convenção do meu Partido realizada no último sábado, lá em Natal.

    Foi um momento em que vivi uma das maiores emoções da minha história de vida, da minha trajetória política, que tem início como professora, como dirigente sindical; depois, como Deputada Estadual, Deputada Federal e, agora, como Senadora da República.

    No último sábado – dia de convenção do PHS, do PCdoB, nossos aliados –, a convenção do meu Partido, o Partido dos Trabalhadores, oficializou a minha candidatura ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, ocasião em que firmamos uma sólida aliança com o PCdoB e como PHS, uma aliança que nos permitirá, se Deus quiser, junto ao povo trabalhador construir novos rumos para o Rio Grande do Norte, uma construção coletiva, com serenidade, com responsabilidade e ousadia.

    Quero dizer, portanto, que tenho um imenso orgulho de iniciar essa jornada agora na condição de candidata ao Governo do Rio Grande do Norte tendo a meu lado uma figura extraordinária, um militante histórico do PCdoB, um dirigente partidário muito respeitado, Procurador do Estado, advogado, que é o Dr. Antenor Roberto, homem de muita clareza ideológica, conhecedor do Direito que será, como aqui já disse, para nosso orgulho e nossa alegria, o nosso candidato a vice-governador.

    Quero ainda aqui acrescentar da enorme e da imensa honra de ter ao meu lado o companheiro Dr. Alexandre Mota, do PT, e a querida companheira também, Drª Zenaide, do PHS, os dois candidatos ao Senado Federal. Sábado, na nossa convenção, iniciamos com muita alegria, fé e coragem uma jornada que – eu não tenho nenhuma dúvida – será muito desafiadora. Aliás, eu tenho dito que disputar as eleições para o Governo do Rio Grande do Norte será um dos mais belos e honrosos desafios da minha história, da minha trajetória política. E acrescento aqui que, pela primeira vez na história do Rio Grande do Norte, o povo potiguar tem a chance real de eleger governadora uma candidata de origem popular. Sábado, eu vi um brilho, um brilho mais intenso no olhar de cada militante e simpatizante que esteve presente na convenção do PT potiguar. Eu vi a emoção, eu vi a vontade, como diz o poeta, de amar e mudar as coisas, eu vi esperança, sonho e utopia, eu vi unidade e muita disposição para a luta.

    Nos instantes que antecederam lá, Paim, o meu discurso na convenção, eu confesso a você que um filme ficou passando na minha cabeça, atravessando assim meu pensamento porque, de repente, me lembrava da menina de família de origem modesta, aquela jovem estudante que migrou lá de Nova Palmeira, no Seridó paraibano para o Rio Grande do Norte em busca de oportunidades, ou seja, para poder dar continuidade a meus estudos e lutar por um futuro mais digno não só para mim, mas para toda a minha família, a minha humilde família.

    E, assim como o Presidente Lula, que tem uma história de superação, que traz no seu corpo as marcas da injustiça, da opressão, assim como ele, como ele faz muita questão de dizer, eu quero aqui, portanto, afirmar o orgulho imenso que eu tenho de nunca ter me esquecido de onde eu vim, de nunca ter desistido de lutar, de sempre ter entendido a política como um instrumento de transformação social. Tenho muito, muito orgulho de sempre ter tido lado, de sempre ter tido um lado: o lado dos mais humildes, o lado dos trabalhadores, o lado do povo potiguar.

    Mas eu falava aqui que a nossa aliança entre o PT, o PCdoB e o PHS tem a marca da coerência, da resistência democrática, da esperança, da luta por justiça e igualdade, da vontade de virar a página da história do Rio Grande do Norte para escrever um novo caminho, um caminho de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda onde cada potiguar tenha a oportunidade de viver com dignidade e de ser feliz. A nossa aliança PT/PHS/PCdoB, para além dos partidos políticos, engloba os movimentos sociais e busca o diálogo franco e propositivo com o empresariado local, com os trabalhadores, para que, juntos, possamos encontrar uma saída para a grave crise fiscal em que nosso Estado se encontra, retomar os investimentos em infraestrutura e criar novos postos de trabalho.

    Também me enche de alegria saber que, além de todo esse simbolismo, nossa aliança está em perfeita sintonia com a frente política construída pelo PT no plano nacional para as eleições deste ano. Por isso, eu não poderia, aqui, neste momento, deixar de saudar toda a direção do meu Partido na pessoa da nossa Presidenta, Senadora Gleisi Hoffmann, pelo empenho, pela dedicação e seriedade política quando reafirmaram a decisão, que expressa o desejo não só do PT, mas da maioria do povo brasileiro, de registrar a candidatura do Presidente Lula à Presidência da República. O Presidente Lula, vítima dessa brutal injustiça, é hoje um preso político.

    Eu também não poderia, aqui, deixar de saudar a histórica decisão do PCdoB, um Partido que tem história e compromisso com o povo brasileiro, de apoiar a candidatura do Presidente Lula e de disponibilizar o nome da querida Deputada Manuela D'Ávila para ser candidata a Vice-Presidente na chapa com o Lula.

    Quero saudar ainda a decisão do PROS, que reconhece o legado dos governos liderados pelo PT e está integrando a nossa aliança em torno de Lula, o melhor Presidente que este País já teve. E como porta-voz do ex-Presidente Lula...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... até o trâmite final da homologação de sua candidatura na Justiça Eleitoral, o PT escolheu quem?

    Escolheu simplesmente aquele que foi o melhor Ministro da Educação que este País já teve. Falo do companheiro Fernando Haddad, que foi também um Prefeito inovador, quando esteve à frente dos destinos da cidade de São Paulo, um gestor qualificado – repito – como o melhor Ministro da Educação que este País já teve e como Prefeito inovador que foi na cidade de São Paulo. E hoje Haddad tem uma missão muito importante, que é coordenar toda a construção do programa de governo da candidatura de Lula a Presidente do Brasil.

    Juntos, Fernando Haddad e Manuela vão percorrer este País e fazer ecoar a mensagem de esperança do Presidente Lula. Vão ecoar essa mensagem, conversando com nosso povo, debatendo propostas para o Brasil superar a crise e afirmando que o Brasil pode ser feliz de novo.

    Eu quero aqui dizer ao querido Fernando Haddad e à querida Manuela D'Ávila que o Rio Grande do Norte, a juventude, as mulheres, o povo do Rio Grande do Norte está esperando vocês de braços abertos. Nós vamos recebê-los com muita alegria, com muita esperança. E vocês, quando chegarem, Haddad e Manuela, ao Rio Grande do Norte, vão se deparar lá com um time entrosado e aguerrido em campo. Estamos, inclusive, em sintonia com vocês, o PT e o PCdoB, que lideram a chapa para o Governo do Estado lá do Rio Grande do Norte.

    Então, quero dizer que estamos em sintonia e diálogo permanente com os mais diferentes segmentos da sociedade potiguar, ouvindo especialistas das mais diversas áreas, realizando seminários temáticos e regionais, debatendo com representantes do empresariado local e dos trabalhadores e elaborando propostas que respondam às expectativas e necessidades do querido povo do Rio Grande do Norte, sobretudo no que diz respeito à grave crise fiscal que nosso Estado atravessa – diferente de outros Estados nordestinos, que viveram a mesma crise imposta ao País pelo Governo ilegítimo de Michel Temer, mas que não sucumbiram e que adotaram políticas que melhoraram a vida do povo.

    Eu me refiro aos Estados do Ceará, do Piauí, da Bahia, mas também aqui incluo o Maranhão, com Flávio Dino, e a Paraíba, com Ricardo Coutinho, para não citar apenas os governos do meu Partido, o Partido dos Trabalhadores, no Nordeste.

    Ou seja, Senador Paim, ao contrário do Rio Grande do Norte, que infelizmente permanece até hoje aprisionado, refém dessas forças oligárquicas que têm imposto um modelo de gestão excludente, que atende aos interesses de duas, três famílias, em detrimento dos interesses do povo do Rio Grande do Norte, os Estados do Ceará, do Piauí, da Bahia, do Maranhão, da Paraíba vivenciam experiências de governos populares, governos esses bem-sucedidos, tanto é que estão aí todos eles recebendo o apoio da população, todos bem posicionados na disputa político-eleitoral. Quero aqui, portanto, ainda acrescentar que o Rio Grande do Norte vive hoje um caos na segurança pública que precisa ser enfrentado, para que as pessoas, lá no meu querido Rio Grande do Norte, não permaneçam aprisionadas, reféns do medo. E os policiais possam, meu Deus, sair para trabalhar sem o temor de não poderem retornar para as suas famílias.

    Vamos, sim, investir em educação. A educação tem que ser uma prioridade ao lado da segurança pública, ao lado da saúde: investir em educação começando por valorizar os servidores,...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... os profissionais da educação, qualificando o ambiente escolar, avançando na qualidade do ensino, transformando o Plano Estadual de Educação em realidade. Eu quero ser, se Deus quiser, a professora, governadora do povo do Rio Grande do Norte, que vai recuperar o Plano Estadual de Educação, junto com os professores, com os estudantes, com o povo potiguar. Vamos tomar esse Plano Estadual de Educação não uma letra morta, mas vamos dar vida a ele, focando principalmente na universalização e ampliação do atendimento escolar, na valorização dos profissionais de educação, na promoção da gestão democrática, na melhoria da qualidade do ensino e sem esquecer, para mim um dever de casa fundamental: defender a Universidade Estadual do Rio Grande, fortalecer a nossa Uern. A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte não é gasto, ela é investimento, porque ela significa inclusão social na área da educação e ela significa, portanto, presente e futuro para o povo do Rio Grande do Norte.

    Quero ainda aqui dizer que na área da saúde nós vamos cuidar desde a atenção básica até a alta complexidade, pois todo cidadão potiguar tem direito de se consultar com um médico, fazer os exames necessários, receber um diagnóstico e realizar o tratamento adequado, com medicamentos acessíveis, em um sistema de saúde público bem equipado e humanizado.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Mas o principal e primeiro passo será arrumar a casa, porque o Rio Grande do Norte – pasmem os senhores e senhoras – vive um completo desgoverno. Aquilo que já era ruim, herança das gestões sucessivas de perfil oligárquico convencional, a atual gestão conseguiu piorar. Nós estamos em agosto e ainda há parcela dos servidores que sequer, meu Deus, receberam o décimo terceiro. Um Estado não pode, de maneira nenhuma, atrasar o pagamento dos salários dos seus servidores, tem que pagar em dia. Ao mesmo tempo, o Estado tem que atrair investimentos, fomentar a indústria, o comércio, o turismo de modo a gerar emprego e renda.

    Eu quero ainda aqui, Senador Paim, pedir mais só um tempinho para dizer o nosso governo será o governo do diálogo, porque será com muito diálogo, com muito trabalho, com muita dedicação e seriedade que nós, se Deus quiser, vamos mudar a história lá, no Rio Grande do Norte para que, a partir de janeiro, se essa for a vontade da maioria do povo do Rio Grande do Norte, possamos ter um governo que atenda às expectativas e às necessidades do povo potiguar. Por isso que nossa campanha, consciente da grave crise que vive o Rio Grande do Norte, do sentimento de frustração que toma conta do povo do Rio Grande do Norte diante do caos na segurança, na saúde e o drama na educação, por isso que, mais do que nunca, nossa campanha é, sobretudo, uma campanha propositiva, marcada pelo diálogo e pelo bom debate.

    Já fizemos vários seminários temáticos, discutindo desde a crise fiscal, segurança, saúde, educação.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Estamos agora, nesse exato momento, fazendo uma das etapas que eu considero uma das mais importantes, que é o debate programático com a população do Rio Grande do Norte através dos seminários regionais.

    Tomamos a iniciativa, sim, de escutar, porque a gente tem que escutar o que pensam e propõem os representantes do empresariado, dos trabalhadores. Por isso que fomos, já, conversar com a Fiern, que representa o setor industrial do nosso Estado, a Fecomércio, que representa o comércio do nosso Estado, e, ainda nessa semana, vamos nos encontrar com representantes da Assurn, que é a Associação dos Supermercados.

    Estamos elaborando um programa de governo em diálogo com todos os segmentos da nossa sociedade e dando mais uma demonstração de que o nosso governo será uma construção coletiva. Sabemos dos caminhos possíveis...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... para recuperar a economia do Rio Grande do Norte e a autoestima do nosso povo. Se Deus quiser, o povo do Rio Grande do Norte vai virar a página de sucessivos governos comandados pelas forças oligárquicas, pelas mesmas famílias de sempre. O Rio Grande do Norte merece e deseja transitar de um Estado oligárquico para um Estado moderno e democrático, de um governo conservador para um governo popular.

    O Rio Grande do Norte que o povo quer já começou a ser construído pelas mãos do seu povo e a nossa candidatura é um instrumento dessa construção. O nosso querido Gonzaguinha nos ensinou a nunca deixar de sonhar, a não ter medo, a nascer com as manhãs, a ter fé na vida e no que virá.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Estamos plantando no presente a primavera que desejamos ver brotar no horizonte do Rio Grande do Norte e do Brasil.

    Não nos faltará coragem.

    Lula livre.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2018 - Página 43