Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de participação do Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, à frente da embaixada brasileira na Austrália, para representar o Brasil nas negociações sobre as mudanças climáticas.

Comemoração pelos 12 (doze) anos de aprovação da Lei Maria da Penha.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Registro de participação do Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, à frente da embaixada brasileira na Austrália, para representar o Brasil nas negociações sobre as mudanças climáticas.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Comemoração pelos 12 (doze) anos de aprovação da Lei Maria da Penha.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2018 - Página 74
Assuntos
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, EMBAIXADOR, BRASIL, ATUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, AUSTRALIA, REPRESENTAÇÃO, PAIS, ASSUNTO, NEGOCIAÇÃO, ALTERAÇÃO, CLIMA, MUNDO.
  • COMENTARIO, ASSUNTO, ANIVERSARIO, APROVAÇÃO, LEI MARIA DA PENHA, ENFASE, IMPORTANCIA, LEGISLAÇÃO, COMBATE, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – Muito obrigada.

    Presidente, primeiro, quero dizer da alegria e da satisfação de votar, neste momento, no Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho para representar o nosso País, o Brasil, e estar à frente da nossa embaixada na Áustria.

    O Embaixador Marcondes Carvalho, Presidente, conhecido como Gaúcho, até então dirigia e representava o Brasil nas negociações sobre as mudanças climáticas. Ele, nesses últimos anos, tem-se dedicado muito a essa questão e trouxe para o Brasil conquistas muito importantes como, por exemplo, a participação de todos os países nesse novo acordo do clima e o estabelecimento de um fundo de mudanças climáticas, que deverá contribuir com vários países que estão em processo de desenvolvimento, inclusive com o Brasil.

    Então, eu tenho certeza de que, assim como o Embaixador Marcondes foi extremamente eficiente representando o Brasil na condução das negociações nas conferências do clima, ele, sem dúvida nenhuma, fará com que avancem significativamente o contato e as relações entre o nosso País e a Áustria. Então, neste momento, eu quero deixar aqui uma saudação e cumprimentar o Embaixador Marcondes.

    Em segundo lugar, Presidente Eunício, hoje nós estamos comemorando os 12 anos de existência da Lei Maria da Penha. Não fosse esse momento difícil que todos nós enfrentamos, não tenho dúvida nenhuma de que hoje pela manhã poderíamos ter tido uma sessão solene, presidida inclusive por V. Exª, que tem sempre prestigiado todas as atividades da Bancada Feminina.

    Falo um pouco rapidamente como mulher, sobre a importância da Lei Maria da Penha. Ela veio, Sr. Presidente, para desnaturalizar a violência que a mulher sofre dentro da sua própria casa. Eu digo porque, Senadora Fátima, desnaturalizar. Até então, toda vez que havia briga entre casais, o que era que se dizia? Naturalizaram inclusive, Presidente Eunício, aquele velho ditado que "em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher". Esse ditado parecia que era uma coisa natural e de tão natural que era, mulheres perdiam a vida, mulheres ficavam sequeladas – aliás, perdem e ainda ficam – por conta disso.

    Então, a Lei Maria da Penha tornou de domínio público esse crime abominável, porque toda vez que uma mulher sofre violência não é apenas ela que está sendo violentada, é a sua própria família que está sendo violentada, que está sendo destruída.

    Então, eu acho muito interessante esse debate, Senadora Fátima, em defesa da família. Eu me considero, Senador Randolfe, uma pessoa que defende muito a família. Eu acho que o que destrói a família não é a mulher sair de casa para trabalhar, não é a mulher ocupar a cadeira nos Parlamentos; o que destrói a família ainda é aquela velha prática e cultura de que o homem manda na mulher, mesmo que a mulher tenha independência econômica, e a Lei Maria da Penha nos tem ajudado muito a mudar esse cenário, que é de difícil mudança, porque nós temos um problema cultural que tem que ser debelado.

    Então, eu quero cumprimentar aqui Maria da Penha. Aliás, Senador Eunício, Maria da Penha é do seu Estado, do Ceará, e tem sido uma gigante. Ela não apenas dá o nome à Lei Maria da Penha, mas tem sido muito atuante em todo o Brasil, inclusive no mundo, divulgando essa que é uma das melhores leis de enfrentamento à violência, que, infelizmente, a mulher brasileira como a mulher em todos os países ainda sofre.

    Então, fica aqui o meu registro dessa tão importante data em que comemoramos os 12 anos de aprovação da Lei Maria da Penha.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2018 - Página 74