Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a possibilidade de privatização da Eletroacre, empresa de fornecimento de energia do estado do Acre.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Preocupação com a possibilidade de privatização da Eletroacre, empresa de fornecimento de energia do estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2018 - Página 79
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • APREENSÃO, MOTIVO, POSSIBILIDADE, PRIVATIZAÇÃO, COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ACRE (ELETROACRE), LOCAL, ESTADO DO ACRE (AC), RESULTADO, AUMENTO, PREÇO, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, PREJUIZO, USUARIO, POPULAÇÃO, ESTADO.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Sem revisão do orador.) – Presidente Eunício, ontem, lá no meu Estado, estivermos reunidos...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Está do tamanho da pesquisa, Senador Petecão.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – ... com o Sindicato dos Urbanitários e hoje existe uma preocupação muito grande em nosso Estado por conta da privatização dessas geradoras de energia. No nosso caso lá é a Eletroacre. E a preocupação é que, se essas empresas vierem a ser privatizadas – nós e o sindicato também estamos preocupados –, essa privatização venha a aumentar a energia no nosso Estado.

    Nós já temos uma energia que não é da melhor qualidade. Nós temos uma energia que, para a nossa região, é uma energia caríssima. O nosso entendimento é que hoje as empresas como a Saev são as grandes consumidoras de energia no nosso Estado – que geram água, que cuidam do abastecimento de água no nosso Estado – e também, com certeza, com o aumento dessa energia, nós iríamos ter um reflexo também em outros serviços no nosso Estado.

    Então, queria que V. Exª tratasse dessa proposta com toda a preocupação que todos nós do Acre temos. E tenho certeza de que esse sentimento não é diferente também no Estado de Rondônia, no Amazonas, porque estamos numa Região que... Não diria que temos que ter privilégios, mas precisamos de um tratamento diferenciado. É um povo... Nós não temos grandes indústrias. E essas privatizações com certeza nos preocupam e preocupam muito.

    Ontem, nós tivemos uma reunião, no Sindicato dos Urbanitários, com o Presidente Jucá e ele expressava esse sentimento.

    Então, queria aqui fazer um apelo, um apelo a essa Presidência, para que possamos tratar esse tema com o carinho que ele merece. Acho que nós não temos nem necessidade de colocar esse projeto, ainda neste ano, para ser discutido e tão menos ser votado. Nós não precisamos votar essa matéria.

    Se Deus quiser, nós vamos ter oportunidade de discutir esse tema no próximo ano.

    Então, era isso, Sr. Presidente.

    Tenho certeza de que a sua sensibilidade não vai deixar que esse projeto entre em votação ainda neste ano.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2018 - Página 79