Comunicação inadiável durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobrança ao Governo Federal de resolução do problema da intensa imigração de venezuelanos para o estado de Roraima.

Autor
Rudson Leite (PV - Partido Verde/RR)
Nome completo: Rudson Leite da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Cobrança ao Governo Federal de resolução do problema da intensa imigração de venezuelanos para o estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2018 - Página 23
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SOLUÇÃO, PROBLEMA, IMIGRAÇÃO, ORIGEM, VENEZUELA, DESTINO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    O SR. RUDSON LEITE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PV - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Parabéns pelo show de elegância dos nossos colegas Senadores. Estão de parabéns!

    O que me traz a esta tribuna, Sr. Presidente, é para relembrar, para protestar, para cobrar uma posição do Governo Federal com relação ao meu Estado, com relação à questão dos venezuelanos que estão ocupando o meu Estado de Roraima. O meu Estado não suporta mais uma imigração desenfreada, uma imigração que está causando desequilíbrio na saúde pública, na educação, na segurança pública, em tudo. E a gente não vê uma ação eficaz por parte do Governo Federal para resolver esse problema. Já destinaram recursos, já colocaram o Exército, já colocaram mais controle nas fronteiras, mas não há um controle para filtrar a entrada desses venezuelanos no Estado de Roraima. Os venezuelanos entram pela via legal, entram pela via ilegal e vão se amontoando na cidade, causando problemas dos mais diversos. E a gente não vê uma solução em vista.

    A interiorização prometida pelo Governo Federal, quando acontece, vem acontecendo aos poucos, mas a quantidade de venezuelanos que entram é muito maior. É muito maior! Então, a gente vai chegar a um ponto em que haverá um colapso social no Estado que a gente não sabe onde vai acabar.

    Há epidemias. O sarampo, que já não existia, está entrando; a poliomielite está entrando através dessa imigração desenfreada.

    Então, eu quero fazer uma cobrança aqui ao Governo Federal, ao Presidente Temer, ao Ministro Eliseu Padilha: que tomem uma providência com maior eficácia. Ficar interiorizando os venezuelanos aos poucos nunca vai resolver, porque a quantidade de venezuelanos que entram é muito grande.

    Então, Presidente, eu quero aqui deixar esse registro, esse protesto e exigir do Governo Federal uma ação mais enérgica, uma ação mais eficaz. Quem sabe pegar a quantidade de venezuelanos que tem em Roraima e dividir por 27. Pegar a quantidade de venezuelanos ali existente, dividir por 27 e distribuí-los nos 27 Estados brasileiros na mesma quantidade, talvez, ou proporcionalmente do tamanho do Estado ou da população dos Estados; mas é preciso fazer alguma coisa. Ou se faz alguma coisa agora, ou nós estaremos com um problema muito grande. E é uma pena, porque quem vai mais sofrer é o povo do meu Estado de Roraima.

    Há ações na Justiça, na Justiça Federal: um juiz concedeu uma liminar, deu uma decisão para fechar a fronteira, mas um juiz de segundo grau a suspendeu. A Ministra do Supremo também deu um parecer contrário. E a gente continua com problema.

    Eu, sinceramente, não sei a solução, mas eu sei que o Governo Federal é o responsável e é ele que tem que agir, é ele que tem que apresentar uma solução e essa solução tem que ser urgente.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2018 - Página 23