Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância da Educação na melhoria do desenvolvimento social e econômico e na melhoria de condições de vida da população.

Autor
Rose de Freitas (PODE - Podemos/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Importância da Educação na melhoria do desenvolvimento social e econômico e na melhoria de condições de vida da população.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2018 - Página 75
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, QUALIDADE, VIDA, POPULAÇÃO.

    A SRª ROSE DE FREITAS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - ES. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, em primeiro lugar, queria de todo reforçar as palavras do nosso Senador Randolfe acerca da educação.

    O nosso Estado, Sr. Presidente, ficou em segundo lugar, nacionalmente, conforme as pesquisas que avaliam o nível do Ideb no País, mostrando que, com todas as dificuldades que os Estados enfrentam, aqueles que enfrentam, ainda com percalços da economia combalida que temos no Brasil, com correção, com exatidão, conseguem produzir resultados favoráveis, como é o exemplo de Goiás, que está em primeiro lugar, e do Espírito Santo, em segundo, mostrando o nosso desempenho na área da educação.

    Está provado, e inclusive uma análise feita em O Globo mostra que economia forte não quer dizer educação frutífera. Então, eu queria não só ressaltar, como dizer de pronto que essa questão da educação é que trata da melhoria do desenvolvimento social, econômico e da melhoria de condições de vida da população.

    A pobreza, sem educação adequada, é pobreza difícil, muitas vezes infinita. Então, à pobreza, principalmente aos setores mais humildes e pobres da população, tem que ser dada a oportunidade não apenas com o Bolsa Família, mas com educação adequada, apropriada, para que possam ter perspectiva de sair desse quadro de pobreza.

    No meu Estado, temos que reconhecer que a qualidade do ensino público está dando perspectivas boas para que o Estado possa se desenvolver e para que a população possa ter o verdadeiro instrumento de desenvolvimento, que é a educação. A educação é fundamental. Acho que o País tem que ter o seu primeiro compromisso. O primeiro e verdadeiro compromisso é produzir a educação e fazer com que ela possa chegar até a população, dando-lhe a vida digna, o conhecimento, a capacidade de discernimento e, consequentemente, dando a oportunidade de as pessoas mais humildes superarem as suas dificuldades de crescimento para sair desse estado de pobreza.

    No nosso Estado, conforme pesquisa do IBGE em 2015, mais de 800 mil pessoas estão na faixa da pobreza. Em outros Estados, há mais do que isso na miséria.

    Portanto, eu queria, primeiro, destacar o papel que o meu Estado teve, importante, ocupando esse segundo lugar no Brasil, parabenizar Goiás pelo exemplo que dá à Nação e dizer que esta é a grande bandeira que esta Casa tem que empunhar: educação, educação.

    Não eleger Presidente qualquer um que não se comprometa com o desenvolvimento do Brasil, a partir da educação, isso, sim, é tratar com dignidade e respeito o povo do seu país.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2018 - Página 75