Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aniversário da cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, e comemoração ao bom Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançado em 2017.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro do aniversário da cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, e comemoração ao bom Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançado em 2017.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2018 - Página 84
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, ANIVERSARIO, CIDADE, PETROLINA (PE), COMEMORAÇÃO, AUMENTO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO, DIVULGAÇÃO, INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA (IDEB).

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Maioria/MDB - PE. Sem revisão do orador.) –

[Neste mês, Sr. Presidente, a minha cidade natal, a cidade de Petrolina] celebra seus 123 anos. E os petrolinenses têm mais um motivo a comemorar: os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 foram divulgados nesta segunda-feira. A cidade superou as metas previstas para o ano, em todos os níveis da educação fundamental, determinadas pelo Ministério da Educação e obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes.

Nos anos iniciais, Petrolina conseguiu nota 5.8, ultrapassando a projeção que era de 5.0, sendo superior também à média de Pernambuco (4.8), do Nordeste (4.9) e à [...] [do próprio País] (5.6). Com a nota, a cidade se mantém com a pontuação maior do que a projetada para o ano de 2021 [...] e eleva os índices obtidos em 2015.

A escola com maior nota do Ideb neste quesito foi a [Escola] Mãe Vitória (6,7), no bairro Jatobá. A unidade aumentou um ponto em relação ao último levantamento. [A Secretária de Educação, a Profª Margareth Zaponi, expressa a sua alegria dizendo que] "Estamos trabalhando para levar uma educação de qualidade para todos os estudantes de Petrolina, investindo na formação, qualificação dos professores e materiais pedagógicos, seguindo sempre a orientação do Prefeito Miguel Coelho".

    Quero também destacar as notas nos anos finais.

[...] Petrolina também se destaca com a maior nota entre as cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes. Com 4.9, a cidade supera a meta projetada para o ano e fica à frente de cidades como Caruaru, Olinda, Jaboatão e Recife. A Escola José de Araújo de Souza foi a unidade que obteve a maior nota no seguimento (6.0), média maior que a estadual, regional e nacional.

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação. O Ideb é levantado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado pelo Governo Federal a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.

    Portanto, Sr. Presidente, faço esse registro da performance na área de educação que é conquistada pela administração municipal do Prefeito Miguel Coelho.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2018 - Página 84