Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registra o Dia da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Registra o Dia da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2018 - Página 34
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, LEITURA, NOTA, REFERENCIA, DIA, CONSCIENTIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO, FIBROSE CISTICA.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, enquanto os Senadores estão se deslocando para o Plenário, eu queria, primeiro, cumprimentar V. Exª.

    Ontem votamos, por um pedido da Bancada gaúcha – Ana Amélia, Lasier e Paim –, o empréstimo para Porto Alegre. Também na mesma linha, nós todos estamos com o projeto do Senador Lasier – inclusive fui convidado por ele para ser Relator na comissão. Aprovamos ontem, na comissão, esse importante projeto para a Metade Sul.

    Terceiro, Presidente, pela sua decisão de votar a medida provisória que trata da vida dos caminhoneiros, quero cumprimentar V. Exª. Eu apoiei a greve, fiz o pacto junto com V. Exª, aqui, no Plenário. Eu disse, confesso e repito aqui: no Presidente Temer eu não confio; no Presidente Eunício eu confio. V. Exª, agora, colocando a medida provisória que trata dos interesses dos caminhoneiros, está ajudando que não se volte ao conflito. Eles estavam muito indignados, porque, até o momento, não estava consagrado. Com essa decisão, votaremos aqui – tenho certeza –, e fica resolvida, em grande parte, essa questão dos caminhoneiros. Eu me sinto contemplado, porque apoiei, a todo tempo, a greve dos caminhoneiros – estive com eles. Sou autor, inclusive, do Estatuto dos Caminhoneiros, que está em debate democraticamente nesta Casa.

    Então, eu cumprimento V. Exª pelas decisões tomadas. Se me permitir, Presidente, a pedido do Senador Tasso Jereissati... Ele me pediu, se eu usasse a tribuna – eu uso todo dia, porque V. Exª naturalmente assegura isso –, que eu lesse esta pequena nota, Sr. Presidente, se V. Exª permitir – enquanto os Senadores estão voltando –, que trata do Dia da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.

Fibrose Cística [...], [que é hoje] também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. [Como sou o autor do Estatuto da Pessoa com Deficiência, me senti contemplado nessa nota que aqui leio.] Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, [é uma] doença genética grave [muito] comum da infância.

Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções, como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, impedindo que as enzimas digestivas cheguem ao intestino. O corpo precisa dessas enzimas para digerir e aproveitar os nutrientes dos alimentos, o que é essencial para o desenvolvimento e a saúde do ser humano.

Pessoas com fibrose cística frequentemente precisam repor essas enzimas através de medicamentos tomados junto às refeições, como forma de auxílio na digestão [...].

[Sr. Presidente, os principais sintomas são:]

- pele/suor de sabor muito salgado;

- tosse persistente, muitas vezes com catarro;

- infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;

- chiados no peito, ou falta de fôlego;

- baixo crescimento ou pouco ganho de peso, apesar de bom apetite;

- fezes volumosas e gordurosas, e dificuldade no movimento intestinal;

- surgimento de pólipos nasais.

A data do dia 05 de setembro [aqui eu termino, Sr. Presidente] foi instituída pela Lei n° 12.136/2009. Tem o objetivo de aumentar a consciência da população brasileira, em especial dos gestores e dos profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística [...] e divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento.

    Assinam essa nota que li aqui e com que me identifiquei, a pedido do gabinete do Senador Tasso Jereissati, a Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose - ABRAM e o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística – Unidos pela Vida.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Agradeço a oportunidade que V. Exª mais uma vez me concedeu.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2018 - Página 34