Fala da Presidência durante a 122ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a presença e participação das mulheres no Parlamento.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Comentário sobre a presença e participação das mulheres no Parlamento.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2018 - Página 19
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, PRESENÇA, MULHER, LOCAL, LEGISLATIVO.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Obrigada, Senadora Lídice da Mata.

    A propósito, quero-lhe agradecer, porque V. Exa. se referiu a mim. De fato, foi um grande avanço, porque, neste século XXI, pela primeira vez, quatro mulheres disputaram as eleições. Uma continua, porque está no segundo turno: a Deputada Manuela D'ávila, que é Vice na chapa de Fernando Haddad.

    Tive a honra muito grande, especial, de ter composto a chapa de Geraldo Alckmin, com uma equipe de integridade pessoal, competência, seriedade e comprometimento com o Brasil. Então, fizemos a nossa parte em nome de um projeto de Brasil com esse objetivo.

    Mencionamos também a Sônia Guajajara, uma líder indígena importante, que foi Vice na chapa de Guilherme Boulos, e a Senadora Kátia Abreu, candidata a Vice na chapa de Ciro Gomes.

    Tivemos vários debates, um, da ONU Mulheres, promovido pelo jornal El País e pelo site Locomotiva. É de grande valia para focar a agenda das mulheres, da causa feminina no Brasil, especialmente nesse desafiador momento por que o País está atravessando de uma disputa de segundo turno.

    Da mesma forma, tivemos os debates no Roda Viva, com a participação da Senadora Kátia Abreu, do Eduardo Jorge, Vice de Marina Silva, com a minha participação, também de grande valia. Além de todos os debates que tivemos, como as entrevistas na GloboNews, com cada um separadamente.

    Então, foi um momento de reafirmarmos, Senadora. E eu concordo plenamente com a senhora que a judicialização foi a única judicialização que eu apoiei, a de que ela só teria sentido, a composição de uma nominata de 30% das candidatas, quando houvesse a contrapartida do mesmo percentual em recursos. Porque de que adianta você estar numa nominata sem nenhuma condição de fazer um deslocamento da sua capital para o interior, de mobilizar mulheres?

    E, por fim, quero registrar também – aproveitando a manifestação de V. Exa., cara Senadora Lídice da Mata, e da Senadora Vanessa Grazziotin, que preside a Procuradoria da Mulher aqui no Senado – que eu, como Presidente da Fundação Milton Campos, entidade que é o braço social do Partido Progressista, tive o empenho de promover muita mobilização de filiação partidária de mulheres. Isso aconteceu muito fortemente e os recursos da fundação foram feitos em projetos que fizeram essa mobilização não só de pesquisas qualitativas, mas de um trabalho muito bem conduzido e todo fiscalizado porque é fundação, não é instituto, como alguns partidos políticos que têm instituto. No caso de fundação, submete-se ao crivo do Ministério Público Eleitoral. Portanto, ainda é um critério que usamos muito para preparar isso.

    Tratamos de uma publicação sobre redes sociais e tudo que foi dito naquele livro, que a fundação produziu, com elogios da Justiça Eleitoral pela qualidade dele como uma ferramenta.

    Tudo isso para dizer que o esforço foi feito. O Progressista, através da sua fundação e também do PP Mulher, Mulheres Progressistas, também através do Presidente Ciro Nogueira, deu sempre uma força muito especial a todo movimento feminino, e as mulheres progressistas se elegeram, muitas Deputadas e muitas Prefeitas, hoje também disputando a eleição presidencial.

    Então, agradeço muito, Senadora, mas é melhor. Eu acho que foi um ganho já manter o mesmo número, porque poderíamos ter decrescido aqui. O mais importante é que a Câmara, que é a Casa do povo, tenha aumentado substancialmente o número de mulheres na eleição deste ano, mulheres combativas, como se vê. Então, agradeço.

    Lá também, nas assembleias, uma Deputada teve 2 milhões de votos em São Paulo. Isso é um fato inédito na história, não só de São Paulo, mas do mundo, que foi o caso da Janaina Paschoal.

    Eu quero passar a palavra agora ao próximo orador inscrito.

    Senadora Regina Sousa.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Fora do microfone.) – Que se elegeu Vice-Governadora.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Regina Sousa, a Vice-Governadora. Aqui ela vem como Senadora agora. Como Vice-Governadora, a tribuna dela será a mesa de trabalho do Poder Executivo.

    Com a palavra a Senadora Regina Sousa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2018 - Página 19