Discurso durante a 122ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Celebração do Dia do Eletricista em 17 de outubro.

Apelo ao Presidente do Senado em favor da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Setor Elétrico.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Celebração do Dia do Eletricista em 17 de outubro.
SENADO:
  • Apelo ao Presidente do Senado em favor da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Setor Elétrico.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2018 - Página 32
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > SENADO
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, ELETRICISTA.
  • PEDIDO, EUNICIO OLIVEIRA, PRESIDENTE, SENADO, SOLICITAÇÃO, LIDER, INDICAÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SETOR, SISTEMA ELETRICO.

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Eunício Oliveira, Sras. e Srs. Senadores e Senadoras aqui presentes, senhores que nos ouvem e nos veem pela TV e Rádio Senado, estou falando aqui em nome da Liderança do PROS e, primeiro, quero saudar o nosso Presidente do PROS, Eurípedes Júnior, que está aqui conosco em nosso Plenário.

    Senador Eunício Oliveira, quero saudar a todos que nos ouvem. Hoje, dia 17 de outubro é o Dia do Eletricista e precisamos festejar esse evento.

    Para nós, que atuamos na área, é realmente uma oportunidade ímpar falar sobre a importância do eletricista para praticamente todo tipo de atividade, seja ela industrial, residencial, comercial, hospitalar, informacional, educacional ou cultural.

    Sr. Presidente, como engenheiro eletricista formado pela UnB, e também como Analista de Infraestrutura do Ministério de Minas e Energia, é mais que um dever, é uma honra vir aqui para essa homenagem aos eletricitários, que já foram até comparados a heróis anônimos.

     A profissão de eletricista, apesar de não ter uma imagem tão disseminada, é fundamental para a sociedade. Trata-se de um serviço de infraestrutura de caráter estratégico, que atende ao cidadão do País. A manutenção dos serviços elétricos depende da atuação imediata e certeira desses profissionais, que mantêm a energia elétrica fluindo para atender a necessidades humanas cada vez mais complexas.

    Depois que a eletricidade entrou na história da humanidade, fazendo parte agora de todas as nossas atividades, foi preciso formar um corpo de elite que soubesse manter a oferta energética de modo regular. Dos grandes conglomerados até as residências, a energia elétrica precisa ser cuidada e entregue com toda a segurança e eficiência, Sr. Presidente. Essa interface que garante os serviços de entrega da energia é feita pelos eletricitários. Dessa forma, como não reconhecer a importância capital dessa atividade para o Brasil e o mundo?

    Tudo depende da eletricidade. Desde uma tecla que se aperta num caixa eletrônico até o funcionamento de um centro cirúrgico, onde vidas são salvas, a energia elétrica está presente.

    Quantos recursos a eletricidade nos proporciona? Ora, já não é possível ao mundo viver sem eletricidade, minha querida Simone Tebet. Tudo – ou quase tudo – depende dela. De modo que, sem eletricidade, nós humanos seríamos, simplesmente, menos humanos. A eletricidade é fundamental e é por isso que defendo tanto aqui as energias alternativas.

    Na hora do sufoco, todos nós precisamos de profissionais que consertem e façam a manutenção de nossas máquinas elétricas, das mais simples às mais complexas.

    E quantas profissões dependem do eletricista? Hoje é difícil imaginar uma atividade humana que não dependa do fornecimento regular de energia elétrica.

    Assim, podemos perceber que a profissão de eletricista, nobre Presidente, é uma das mais básicas da sociedade contemporânea. Ela está na raiz de toda a produção, mesmo a produção do terceiro setor, permitindo que a sociedade explore todo o seu potencial criativo.

    Uma das cabeças de ponte dessa profissão é a prevenção. Graças ao atendimento constante, é possível garantir que a energia sempre chegará sem maiores acidentes ao seu destino.

    Quando ocorre um sinistro elétrico, é o eletricitário, trabalhando a qualquer hora do dia, e sob qualquer condição climática, que estará de plantão para o conserto imediato dos sistemas e equipamentos elétricos, devolvendo a situação à sua normalidade no menor prazo possível, Sras. e Srs. aqui presentes. O eletricista leva bem-estar e civilidade à vida de todos.

    Também vale lembrar que o eletricista atua, não raro, em situações de perigo, que exigem o uso de equipamento de segurança.

    Minha querida Vanessa Grazziotin, a senhora sabe do que estou falando, o que significa essa profissão tão fundamental de eletricista.

    Por todas essas razões, defendemos o profissional eletricitário. Conhecendo de perto a atuação desses profissionais, não poderia ser diferente. A quem garante nosso conforto com risco, muitas vezes, da própria vida, prestamos todas as homenagens, que são exatamente os nossos amigos eletricistas.

    Um maravilhoso Dia do Eletricista, Sr. Presidente, para todos nós, cheio de energia e de muita luz no caminho!

    Era o que tinha a dizer para comemorar – eu, como engenheiro eletricista, e o meu nobre Senador Eduardo Braga, também engenheiro eletricista, nesta Casa. Hoje é o Dia do Eletricista, precisamos comemorar muito, porque é uma área fundamental para todos nós.

    Sr. Senador Eunício Oliveira, gostaria de fazer um apelo a V. Exa. como Presidente. V. Exa. já fez o seu papel de aprovar e ler aqui a CPI do setor elétrico. Ontem, foi reprovado aqui um projeto de lei que previa a privatização de algumas empresas distribuidoras do setor elétrico. Ficou nítido e claro que a CPI de minha autoria, solicitada aqui e lida por V. Exa., que deu o prazo para os Líderes indicarem seus membros, está carente, está necessitando ser instalada.

    Então, gostaria de fazer um apelo, Sr. Presidente, Eunício Oliveira, que V. Exa. solicitasse a todos os Líderes que fizessem as indicações dos membros da CPI do setor elétrico, até em homenagem ao dia de hoje, o Dia do Eletricista, para que nós possamos instalá-la e, consequentemente, apurar todas as questões do setor elétrico.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2018 - Página 32