Pela Liderança durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso do aniversário das regiões administrativas de Samambaia e Paranoá, localizadas no Distrito Federal.

Considerações sobre a prisão do Presidente do PROS, ainda que contra um parecer do Ministério Público.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro do transcurso do aniversário das regiões administrativas de Samambaia e Paranoá, localizadas no Distrito Federal.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Considerações sobre a prisão do Presidente do PROS, ainda que contra um parecer do Ministério Público.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2018 - Página 34
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SAMAMBAIA, PARANOA, REGIÃO ADMINISTRATIVA, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • SOLIDARIEDADE, RELAÇÃO, SITUAÇÃO, SENADOR, ACIR GURGACZ, CRITICA, JUDICIARIO, MOTIVO, EXPEDIÇÃO, DETERMINAÇÃO, PRISÃO TEMPORARIA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIAL (PROS).

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF. Como Líder.) – Sr. Presidente, boa tarde. Boa tarde a todos os nossos ouvintes da TV e da Rádio Senado. O que me traz aqui hoje é para falar do aniversário de Samambaia e Paranoá, duas cidades importantes do Distrito Federal. Além disso, quero me solidarizar com o nosso nobre Senador Acir Gurgacz também. O Jorge acabou de relatar aqui fatos ocorridos com ele, o que faz com todos nós nos preocupemos com a situação do nobre Senador Acir Gurgacz, que não poderia estar passando por tudo isso.

    Nesta semana também estou falando pela Liderança do PROS, o meu partido, foi expedida, contra um parecer do Ministério Público, a prisão temporária do Presidente do meu Partido, que é o PROS, que hoje esteve na Polícia Federal, se apresentou, foi solto, porque não haveria nenhuma motivação para a expedição da prisão, Sr. Presidente, do nosso Presidente, uma vez que o próprio Ministério Público tinha declinado da questão, mas assim é a Justiça. Então, paciência, que Deus nos abençoe, que as coisas ocorram da melhor forma possível e que as coisas aconteçam antes tarde do que nunca, como foi a inocentação do nosso amigo Jorge Viana, com quem a gente se solidariza aqui.

    Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, avizinham-se os aniversários de Samambaia e Paranoá, duas das mais importantes cidades do entorno da Capital Federal. Com a eleição de um novo Governador, surge um horizonte mais alentador para regiões mais periféricas do Distrito Federal.

    Ambas as cidades compartilham um desfiladeiro de problemas estruturais, comprometendo as iniciativas que aspiram ao desenvolvimento elementar do ambiente público. No entanto, Sr. Presidente, a resistência dos pioneiros agregada à fé de seus habitantes impõem um compromisso social em direção do progresso e da felicidade popular.

    Geograficamente, Samambaia e Paranoá ocupam espaços quase que simetricamente opostos. Samambaia se expande pela região sul do DF; já o Paranoá se fixa na parte norte, estendendo-se colina acima, a partir do Setor de Mansões do Lago Norte.

    Samambaia foi oficialmente instalada em 25 de outubro de 1989, quando o falecido Governador Roriz assinou decreto reconhecendo a cidade como nova região administrativa do DF.

    De fato, embora a ocupação da área já tivesse sido iniciada em 1985 com autorização da Terracap, a regularização do assentamento teve de aguardar alguns anos de negociação política. Vale recordar que, anteriormente, Samambaia integrava o chamado Núcleo Rural de Taguatinga. Ao ser posteriormente desmembrada, passou a ter administração própria, compreendendo hoje, Sr. Presidente, cerca de 250 mil habitantes.

    No entanto, a fixação não ocorreu no acampamento original, visto que este já havia sido tombado como patrimônio público, na forma de parque ecológico.

    Tal processo acabou, inclusive, envolvendo a preservação da Igreja São Geraldo, erguida ainda durante o período de construção da barragem.

    Para encerrar essa breve homenagem, Sr. Presidente, gostaria de uma vez mais parabenizar os moradores tanto de Samambaia quanto os do Paranoá, renovando nosso compromisso com a procura do bem-estar e do progresso em ambas as cidades do Distrito Federal.

    Samambaia hoje peca pela insegurança, Sr. Presidente. O quartel da Polícia Militar da cidade está servindo apenas como alojamento, e a Polícia Militar, por falta de efetivo, está localizada na cidade de Águas Claras.

    As pessoas são assaltadas à luz do dia quando descem do ônibus. Isso é lamentável.

    Eu espero que, com a vitória do meu candidato a Governador de Brasília, Ibaneis Rocha, nº 15, a gente consiga retomar o efetivo do Batalhão da Polícia Militar de Samambaia e consiga dar condição para que a Polícia Militar volte a trabalhar e ajudar Samambaia a correr dos perigos que afligem o povo quando desce das paradas de ônibus.

    Além disso, uma das delegacias de polícia de Samambaia funciona só até 6h da tarde.

    Nosso Governador Ibaneis Rocha, que deve ser eleito no próximo final de semana, já garantiu que vai contratar novos efetivos para a Polícia Civil e garantiu a abertura das delegacias. Assim esperamos.

    O Paranoá não fica muito atrás. Paranoá, em seu aniversário, é uma das cidades mais antigas de Brasília. Até hoje a população não tem escritura pública, não mora no que é seu. É uma cidade que tem mais de 50 mil habitantes, e sua população não tem escritura pública.

    Espero que, com a vitória de Ibaneis Rocha, a Lei 13.465, que nós construímos, debatemos e aprovamos aqui nesta Casa, seja aplicada e que...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF) – ... e que todos os moradores do Paranoá, Itapoã e de Brasília que não têm a sua escritura pública possam tê-la.

    Por fim, Sr. Presidente, independentemente de quem for ocupar o Palácio do Buriti nos próximos quatro anos, nós acreditamos que a atenção social se voltará com mais intensidade ao entorno de Brasília, refletindo nova mentalidade política sobre os problemas da periferia.

    Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente, desejando a todos boa reflexão e boa eleição no próximo final de semana, e que todos pensem bem nos passos que vão dar.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2018 - Página 34