Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos a respeito do cumprimento de pena imposta pelo STF a S. Exª.

Parabenização ao novo Governador eleito no Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, do Partido Liberal Social.

Críticas a Associação Médica Bresileira por não liberar o uso da pílula do câncer.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Esclarecimentos a respeito do cumprimento de pena imposta pelo STF a S. Exª.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Parabenização ao novo Governador eleito no Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, do Partido Liberal Social.
SAUDE:
  • Críticas a Associação Médica Bresileira por não liberar o uso da pílula do câncer.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2018 - Página 31
Assuntos
Outros > PODER JUDICIARIO
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, RETORNO, SENADO, PERIODO, AFASTAMENTO, MOTIVO, ESCLARECIMENTOS, PENA, IMPOSIÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ATUAÇÃO, REDITARIO CASSOL, SUPLENTE, PAI, IVO CASSOL, SENADOR.
  • CUMPRIMENTO, GOVERNADOR, CANDIDATO ELEITO, ESTADO DE RONDONIA (RO), FILIAÇÃO, PARTIDO SOCIAL LIBERAL (PSL).
  • CRITICA, ASSOCIAÇÃO MEDICA, BRASIL, MOTIVO, AUSENCIA, LIBERAÇÃO, UTILIZAÇÃO, MEDICAMENTOS, FOSFOETANOLAMINA, TRATAMENTO, CANCER.

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente Ataídes, é uma alegria e uma satisfação cumprimentá-lo, retornando a esta Casa depois de quatro meses de afastamento, quando eu tive o prazer e o privilégio de ser substituído por nada mais nada menos do que meu pai, e isso me enche muito de orgulho.

    Reditario Cassol, um grande pioneiro do Estado de Rondônia, se deslocou para lá na década de 70 e, com imensa alegria, com 82 anos de idade fechou a sua carreira política neste Senado Federal, fazendo na última semana, na quarta-feira ou na terça-feira, se não estou enganado, um discurso nesta tribuna. É em nome dele que eu quero aqui deixar o meu abraço e a minha gratidão a todos os amigos e a todas as amigas do meu querido Estado de Rondônia que sempre vão à igreja – ou mesmo em casa, nas suas orações – e sempre têm colocado o meu nome; e Deus, graças a Ele, tem-nos abençoado.

    Junto com isso, tivemos o período eleitoral, e, pelo prazer e o privilégio que o povo do meu Estado de Rondônia nos deu, vem para esta Casa ao lado do Senado Federal a minha irmã Jaqueline Cassol como Deputada Federal na coligação representando o Estado de Rondônia. Com certeza, é uma alegria e uma satisfação ela poder dar sequência, Senador Ataídes, ao trabalho que o meu pai começou lá atrás quando foi Deputado Estadual na década de 80; na década de 90, foi Deputado Federal; e agora foi meu primeiro suplente no Senado Federal.

    Ao mesmo tempo, nessa disputa eleitoral, respeitando a decisão judicial e respeitando os amigos eleitores do meu Estado de Rondônia, que nas pesquisas apontavam Ivo Cassol com 60%, com 70% dos votos para Governador do Estado de Rondônia, fiquei fora da disputa – não me envolvi diretamente na disputa de Governador do meu Estado de Rondônia.

    Lá quero parabenizar o novo Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha. Com ele aconteceu exatamente, Senador e Presidente Ataídes, igual aconteceu na minha trajetória de Governo. Eu vinha de uma prefeitura com 2%, em 2002, e ganhei no segundo turno para o Governo do Estado de Rondônia. Eu desejo para o novo Governador que tenha sucesso e que tenha uma gestão muito firme, porque ao mesmo tempo a esperança do povo de Rondônia, na leva do Presidente eleito Bolsonaro, que definiu muitas eleições praticamente nos quatro cantos do País, elegeu Marcos Rocha Governador do nosso Estado de Rondônia. Que ele possa colocar no toco e possa fazer as correções de que precisa o Estado de Rondônia e, juntamente com isso, dar esperança e devolver a dignidade que o povo do meu Estado tinha perdido.

    Não é diferente com o Brasil, não é diferente com o País. Estão aí mais de 10 milhões de votos elegendo Jair Bolsonaro nosso Presidente do Brasil. O que o povo, na verdade, buscou? Buscou segurança jurídica, buscou respeito, fundamentais, o que está na Bíblia e o pilar da sociedade, que é a família.

    E o Jair Bolsonaro, com toda a sua humildade, foi esfaqueado e, por sorte, ele, que percorreu os quatro cantos do País, estava numa cidade onde, com dez minutos, havia socorro, e conseguiram socorrer o nosso Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

    A minha maior alegria, Sr. Presidente, Sr. Ataídes, nobre Senador, é saber que o Deputado Federal Jair Bolsonaro – e hoje eleito Presidente do Brasil – foi um defensor, junto comigo, aqui no Senado Federal, da pílula do câncer, da fosfoetanolamina. Juntamente demos entrevista para o SBT, para o Ratinho, quando nós buscávamos a liberação. Mas, por infelicidade, a Associação Médica Brasileira entrou na Justiça, para que revogassem essa lei, e o Supremo Tribunal Federal suspendeu temporariamente a lei que liberava as pessoas diagnosticadas com câncer a fazerem uso da fosfoetanolamina, da pílula do câncer.

    Fico triste, porque a Associação Médica que entrou só está visando ao dinheiro; não está preocupada com a saúde da família. Mas agora nós temos junto o nosso Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, além de tudo defensor da segurança, da estabilidade, da família, e defensor da vida. Porque, se um tratamento de câncer com quimioterapia, radioterapia, é autorizado, por que que não pode ser autorizado um tratamento alternativo, da maneira que seja, mas que se tenha uma opção a mais?

    Então, nesta briga, saio deste Senado Federal de cabeça erguida, dia 31 de janeiro de 2019, mas com a certeza da missão cumprida e, ao mesmo tempo, com a sequência dessa defesa do comprimido do câncer, do comprimido que é a fosfoetanolamina, ao mesmo tempo, com certeza, com todo esse trabalho que nós fizemos e as conquistas que tivemos, agora não temos nada mais, nada menos, do que o Presidente nosso, do Brasil, que será um defensor de todos aqueles que foram diagnosticados com câncer e que estão se tratando, com câncer, com uma opção a mais no tratamento, pelo SUS, pelo remédio.

    Mas por que que foram contra a pílula do câncer? Porque a pílula do câncer não dá lucro para os laboratórios, não dá lucro para a quimioterapia, radioterapia, não dá lucro para alguns hospitais que instalaram todos esses equipamentos à custa da desgraça alheia. Não tenho nada contra os tratamentos alternativos, não tenho nada contra os tratamentos que estão aí, tradicionais. Eu sou contra, Presidente, a maneira como a Associação Médica Brasileira trata a vida humana. Eu sou contra a maneira como a Associação Médica Brasileira trata o ser humano, porque amanhã, pode ter certeza, pode ser o filho dele, pode ser a filha dele, pode ser a mãe dele que vai estar diagnosticada com câncer, e não vai poder ter acesso à fosfoetanolamina.

    E alguém diz: "Mas a pílula do câncer é verdade?" É. Eu tenho até hoje pessoas, em Rolim de Moura, em Ariquemes, em Porto Velho, que fazem uso do comprimido da fosfoetanolamina, fazem uso e estão vivas. E tinham ido para casa para encomendarem a missa do sétimo dia, e estão andando nos quatro cantos da cidade. Que alegria e satisfação que nos dão essas pessoas que vêm, me abraçam e agradecem, esse carinho especial que têm!

    Mas aqui, ao mesmo tempo, com certeza eu sou grato pelo carinho que a população do meu Estado e do Brasil sempre tiveram com a pessoa do Ivo Cassol.

    E, ao mesmo tempo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, meus amigos e minhas amigas que me assistem, há muitos comentários no Estado de Rondônia sobre a pessoa do Senador Ivo Cassol.

    Todo mundo sabe aqui no Senado Federal que, no meu Processo 565, houve uma conversão em trabalho social e multa. Nosso Presidente, Senador Ataídes, eu estou cumprindo. Eu estou trabalhando no Município Rolim de Moura, na minha cidade, onde fui prefeito, onde fui julgado no meu processo sem desviar R$1, sem ter dado prejuízo.

    Se não me engano, é o nosso futuro Senador Marcos Rogério, do nosso Estado de Rondônia. Parabéns pela sua vitória, Marcos Rogério! Com certeza essa minha cadeira o espera, para que você possa assumir, a partir do ano que vem.

    Presidente Ataídes, é o nosso Senador eleito em Rondônia...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ... com a maioria de voto, absoluto, em primeiro lugar.

    Então, Sr. Presidente, aqui – dando-me mais dois minutos para concluir – o Senador Marcos Rogério, atual Deputado Federal pelo nosso Estado de Rondônia.

    E aqui deixar bem claro: naquele meu processo, Sr. Presidente, em que fui condenado, como dizem, e houve troca por serviço social e multa, estou prestando serviço, sim, para a sociedade. Não tenho por que me envergonhar.

    Eu não tenho por que me esconder, Marcos Rogério. Eu não tenho por que ter vergonha de andar na rua, eu e minha família, porque na minha condenação nesse meu processo não há desvio de dinheiro, não há superfaturamento, não há pagamento indevido. Há uma questão de fragmentação de licitação. E qual é o órgão público, qual é a prefeitura, qual é a empresa que não tem uma questão técnica? Qual é a empresa que não tem?

    E eu estou prestando serviço...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ... no Corpo de Bombeiros.

    E aqui, Sr. Presidente, quero deixar o meu abraço a todo o Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, em nome do nosso Comandante Nathan, de Rolim de Moura, do Corpo de Bombeiros, em nome do Tenente Lauri, do Sargento Soares, do Sargento Miguel e dos demais, juntamente naquela área, na sala em que a gente trabalha, cuidando...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ... especialmente nas licenças que há na região de Rolim de Moura, que atende, que são engenheiros civis. Nesse começo de trabalho, eu tenho a obrigação mínima de fazer 30 horas por mês. No primeiro mês, Marcos Rogério, já fiz quase 80 horas, cumprindo meu trabalho.

    Ao mesmo tempo, decisão judicial cumpre-se, mas isso não quer dizer que eu concordo, porque continuo recorrendo. Eu entendo que a minha condenação é injusta, porque não desviei nenhum real, não superfaturei, não paguei obras que não foram executadas. Foi só gestão. E é por gestão que eu digo aqui que as pessoas, de maneira nenhuma... Se V. Exa. permitir mais dois minutinhos, quero dizer e deixar bem claro, Sr. Presidente, que, na história do Brasil, na história do Estado de Rondônia, Senador Marcos Rogério, houve um governador que teve coragem de gravar os Deputados Estaduais – dos 24, 21; os que não estão na cadeia estão foragidos no meu Estado de Rondônia. E alguém diz o seguinte: "Mas com tudo isso?" Foi por isso. Com certeza, foram os meus enfrentamentos.

    No meio da caminhada, encontrei muitos inimigos, mas também tive um povo que me abraçou, passou-me energia positiva e me carregou nos ombros, nos quatro cantos do meu Estado, e me trouxe para o Senado Federal.

    Estarei fora da vida política a partir de janeiro, mas como gestor, como legislador. Mas não estarei fora da vida política, Senador Marcos Rogério, no dia a dia, porque nós teremos, em breve, eleições municipais na minha cidade, Rolim de Moura, dia 9 de dezembro agora.

    Portanto, não tenho por que me envergonhar.

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – Eu tenho só que agradecer o carinho que as pessoas do meu Município de Rolim de Moura têm, o carinho e a confiança que os meus amigos e as minhas amigas têm nos quatro cantos do Estado de Rondônia. E não há por que eu me envergonhar, como Senador da República, porque eu sou um homem público e não desviei nem um real. E não superfaturei. E isso me dá a liberdade de usar a tribuna e dizer: quem dera que todos os políticos fizessem exatamente o que o Ivo Cassol fez.

    É por isso que aqui, de cabeça erguida, agradeço a Deus, Senador Cristovam Buarque. O senhor que tem, junto com a gente, acompanhado a agonia que a gente viveu esses anos todos, mas de cabeça em pé e com certeza com muito orgulho, por estar representando o povo do meu Estado de Rondônia. E às pessoas que vão à igreja, ou mesmo em casa, sempre nas suas orações, eu agradeço às pessoas. É isso que nos dá saúde, fé e coragem.

    Um abraço e obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2018 - Página 31