Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações pela eleição do novo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Wilson Witzel.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Congratulações pela eleição do novo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Wilson Witzel.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2018 - Página 35
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • CUMPRIMENTO, EX SERVIDOR, JUIZ FEDERAL, WILSON WITZEL, CANDIDATO ELEITO, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FILIAÇÃO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC).

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, muito obrigado.

    Quero cumprimentar a todos que nos acompanham agora pela TV Senado, pela Rádio Senado, àqueles que nos acompanham pela internet.

    E, após as eleições do dia 7 de outubro, eu retorno à tribuna no dia de hoje. Na verdade, nas semanas do segundo turno, não tive oportunidade de ocupar a tribuna, dado também o trabalho no segundo turno.

    E eu quero aqui já cumprimentar o nosso Governador eleito do Estado do Rio de Janeiro, o Governador, ex-Juiz Federal Wilson Witzel, com quem, ao longo de três anos, eu vinha conversando. Na verdade, eu até citei isso no discurso da vitória, lá na festa da vitória do Governador. Eu citei, num momento da minha fala, que, em 2015, eu atendi aqui, no gabinete em Brasília, eu atendi o até então juiz federal, que era presidente da Ajufe, no Rio e no Espírito Santo, e nós conversamos sobre uma PEC que permitiria aos membros da Magistratura e do Ministério Público disputarem eleição sem perder o seu cargo. Eu, na época, coloquei ao hoje Governador Wilson Witzel a dificuldade que seria aprovar essa PEC, até por questão de tempo e também pela própria dificuldade política que nós iríamos enfrentar. Mas eu lembro que, de forma muito convicta, muito determinada, o juiz disse: "Senador, independentemente da aprovação desta PEC ou não, eu serei candidato a governador do meu Estado e, se preciso for, estou disposto a abrir mão da minha carreira como juiz, para disputar a eleição, e serei o Governador do Estado". Isso ele disse em 2015, no meu gabinete.

    A partir daí, nós tivemos outros encontros, outras conversas... Chegamos até a conversar sobre a possibilidade de ele vir para o PRB, para ser candidato, inclusive, do PRB ao Governo do Estado. Mas, devido a compromissos já firmados pelo Partido, nós, até quase no início do processo eleitoral, tínhamos um acordo firmado para ter o Deputado Federal Índio da Costa, do PSD, como candidato, e, no caso, o PRB indicando, possivelmente, a Vice-Governadoria, na chapa do Índio da Costa.

    Bom, aí acabou que o Governador foi para o PSC, o Partido do Presidente Pastor Everaldo, a quem também mando um abraço e parabenizo pela vitória. E mantivemos sempre o contato.

    Depois, no final do primeiro turno, uma vez que nós estávamos aliançados e com a indicação para Vice-Governadora da Vereadora Leide, na chapa de Garotinho... Mas Garotinho foi impedido pela Justiça de seguir avante na disputa eleitoral, e, no final, então, o PRB, de forma liberada, na sua maioria apoiou o Juiz Wilson Witzel, já primeiro turno. No segundo turno, o apoio foi formal, total e completo.

    E eu quero aqui parabenizar os membros do PRB, os Deputados, os candidatos a Deputado, os vereadores, a militância, os presidentes dos diretórios municipais, porque o apoio realmente foi formal e total à candidatura do Juiz Wilson Witzel, que foi eleito Governador do nosso Estado.

    Eu disse que estou muito animado, muito motivado. Quero contribuir com o nosso Governador naquilo que for possível, para que o nosso Estado venha a alcançar dias melhores, meu Presidente, Senador Ataídes, porque, como eu disse lá no discurso, não só o Rio, mas todo o Brasil merece realmente dias melhores.

    Mas, falando em especial do meu Estado, o Rio de Janeiro, tão sofrido, cuja população está tão sofrida, por causa dessa crise, por causa de tantos problemas... Então, o Rio de Janeiro merece sim dias melhores. E eu me coloco aqui, assim como fiz como Senador, ao longo desses oito anos aqui, dos quais cinco anos ocupei o mandato, honrei o Estado do Rio de Janeiro, defendi o Estado do Rio de Janeiro, disputei as eleições para o Senado... Não conseguimos a reeleição, mas agradeço aqui aos mais de meio milhão de votos que obtive no Rio de Janeiro, votos de confiança, votos que foram alcançados em reconhecimento ao trabalho aqui no Senado Federal.

    E eu continuo à disposição do nosso Estado, para contribuir. Já me coloquei à disposição do nosso Governador Wilson Witzel, para que possa colaborar naquilo que eu puder, juntamente com o PRB. Então, já me coloquei à disposição do Governador e aproveito também, já agradecendo os votos que eu tive para o Senado, para cumprimentar os dois novos Senadores do Rio de Janeiro...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) – ... que estarão aqui a partir de 2019: o Senador Flávio Bolsonaro, filho do nosso Presidente Jair Bolsonaro, e o Senador Arolde de Oliveira, que também se elegeu junto com o Flávio Bolsonaro.

    Parabéns aos Senadores eleitos e parabéns ao nosso Presidente Jair Bolsonaro por essa vitória.

    Como eu disse até na minha mensagem como Presidente do Partido, mensagem que nós anunciamos toda semana: agora, acabou a hora do discurso eleitoral, agora nós temos que ir para a realidade. Seja como um mito, seja como um herói, seja aclamado, seja esperado por toda a Nação, a verdade é que o nosso Presidente agora vai ter de enfrentar a realidade, a realidade da gestão, a realidade de mudanças, mudanças...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) – ... a começar pela reforma da Previdência, que não somente é importante, mas necessária para o nosso País. Então, são assuntos cujos debates nós temos que aprofundar.

    Mas eu desejo, sim, toda a sorte, todo o sucesso para o nosso Presidente Jair Bolsonaro, que, inclusive, é meu amigo, é lá da Bancada do Rio de Janeiro. Viajamos tantas vezes juntos, já participamos de projetos, aprovamos projetos juntos aqui, no Congresso, aqui, no Senado e na Câmara.

    Então, um abraço! Parabéns ao nosso Presidente Jair Bolsonaro! Parabéns a todos!

    Cremos, sim, e queremos dias melhores para o nosso Brasil e dias melhores para o nosso querido e amado Estado do Rio de Janeiro.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2018 - Página 35