Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Destaque à importância da aprovação da Medida Provisória nº 843, de 2018, para a Região Nordeste do Brasil.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Destaque à importância da aprovação da Medida Provisória nº 843, de 2018, para a Região Nordeste do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2018 - Página 21
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, APOIO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), OBJETIVO, CRIAÇÃO, INCENTIVO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, DESTAQUE, PARTICIPAÇÃO, BANCADA, GRUPO PARLAMENTAR, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REALIZAÇÃO, ACORDO, POSSIBILIDADE, DISTRIBUIÇÃO, RECURSOS.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu também gostaria de deixar registrado o meu apoio a esta medida provisória que traz, lança a 2030 aqui no Senado e que teve a participação de V. Exa. Quero registrar, de maneira destacada.

    Aliás, quero parabenizar V. Exa. pela condução, como Líder do Governo, neste processo de negociação, tanto neste quanto no projeto de ontem que tratou do Brasduto, quando conseguiu, através da negociação com o Senador Lindbergh e o Senador Walter Pinheiro, chegar a produzir, inclusive, um acordo que redistribui recursos novos para Estados e Municípios, o que é uma coisa extremamente necessária para o momento econômico e político que vivemos.

    E, nesse caso, Senador, V. Exa. fez o dublê de Líder do Governo, mas também de um Senador eleito por um Estado interessado diretamente no assunto e, através de uma emenda do Senador Armando Monteiro, defendeu os interesses da indústria automobilística do seu Estado, que tinha uma certa contradição com os interesses da indústria automobilística dos Estados da Bahia e do Ceará. E nós fomos à luta de maneira democrática. A Bahia chegou a obstruir esta votação na Comissão. E eu quero aqui deixar registrada a presença, a importância da participação da bancada de Pernambuco, cedendo aos nossos pedidos, às nossas exigências, digamos assim.

    Quero destacar a participação da bancada da Bahia, através dos Deputados Luiz Caetano, Aleluia, Bispo Marinho, Félix Mendonça, Daniel Almeida e especialmente do Deputado Afonso Florence, a quem eu quero sem dúvida saudar, pela sua dedicação a essa negociação que logrou êxito e que, portanto, faz com que hoje baianos, pernambucanos, cearenses já tenham se pronunciado através dos seus Governadores, articulados aqui pela nossa Senadora Governadora ad hoc do Rio Grande do Norte, a Senadora Fátima Bezerra, eleita com forte expressão popular nessa última eleição e com a alegria de todos os seus colegas aqui nesta Casa.

    A Ford, para a Bahia, sem dúvida nenhuma, é um marco da sua industrialização, depois do Polo Petroquímico, que data dos anos 70, do Governo ainda militar, com o Presidente Geisel, e sob a inspiração do grande economista baiano Rômulo Almeida, uma figura extremamente importante para o desenvolvimento industrial do nosso Estado, sempre homenageado pelos baianos, pela contribuição que deu ao Estado da Bahia em especial, e ao Brasil, também com a participação na Sudene, com a criação do BNDES, do sistema elétrico. Ainda no Governo de Getúlio, compondo a comissão de economia que assessorava o Presidente Getúlio Vargas, Rômulo Almeida se destaca, no cenário nacional e no cenário da Bahia, como um homem indispensável ao processo de desenvolvimento industrial do nosso Estado.

    Depois, a Ford é o segundo grande marco nesse processo de desenvolvimento do nosso Estado. E nós baianos e o nosso Governo, tanto o Governador Jaques Wagner quanto o Governador Rui Costa, que advieram ambos das suas militâncias, como operários qualificados do Polo Petroquímico, deram muita atenção e apoio à Ford, que agora recebeu também um apoio destacado da nossa bancada. A Ford tem lá, como o Senador Otto já se referiu aqui, uma área de engenharia automotiva de ponta, que nós temos todo o interesse de que seja mantida e de que seja desenvolvida, e por isso demos trabalho para chegarmos a esse acordo, que afinal hoje é um acordo que serve à Bahia, serve ao Nordeste e serve ao Brasil.

    Vejo aqui a presença do Bispo Marinho, nosso Deputado Federal, que também participou conosco dessa batalha.

    E eu quero até registrar, Senador Fernando Bezerra, um fato engraçado do tempo em que eu era Deputada. Eu era Deputada Estadual, era Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, e estávamos a discutir a Ford. E era Governador da Bahia obviamente o grupo a que aqui nós nos opúnhamos, que comumente chamamos de "grupo carlista". E eu fui, como Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, convidada para participar de um grande debate sobre a Ford na Fundação Luiz Eduardo Magalhães.

    Qual não foi a minha surpresa, depois – foi a única vez que isso aconteceu na minha vida –, receber um comunicado da Fundação de que, na verdade, eu estava desconvidada, Dra. Eva Chiavon, Secretária da Casa Civil na Bahia, que aqui também participou do Governo.

    Eu fui desconvidada, porque era Presidente de uma Comissão que deveria estar naquele evento, mas era de oposição ao Governo. Foi um fato muito engraçado que, obviamente, como oposição, aproveitei bastante, para denunciar no Plenário da Casa, mas, sem dúvida alguma, nós reconhecemos a importância fundamental para o desenvolvimento da indústria na Bahia, que é a Ford no nosso Estado.

    Por isso, nós estamos realizando esse esforço de buscar, convidar, os nossos companheiros. Estamos aqui desde cedo. Quando cheguei aqui, havia apenas 12 Senadores registrados presentes; agora, somos 34. Faltam muito poucos, para que nós possamos viabilizar este que é um desejo, uma necessidade da indústria automobilística dos nossos Estados nordestinos.

    Quero agradecer, de maneira especial, a V. Exa., como Líder do Governo, que atuou, num primeiro momento, sem dúvida, tentando assegurar aquilo que era fundamental para o Governo, para o Brasil, que é a 2030, mas, ao mesmo tempo, sentindo a responsabilidade de que não poderia defender o interesse do seu Estado, sem levar em conta os interesses da Bahia. Afinal de contas, V. Exa. é também meio baiano: estudou na Bahia, tem relações nos Maristas, tem relações também políticas, familiares, no nosso Estado. Não poderia faltar à Bahia neste momento.

    Quero agradecer a V. Exa. também, em nome dos baianos, pela capacidade de negociação que teve, sentindo que os baianos foram firmes e duros, mas que também sabemos ceder e negociar.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2018 - Página 21