Discurso durante a 132ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Expectativa em torno das medidas a serem adotadas no Governo do Presidente da República eleito, Sr. Jair Bolsonaro.

Autor
Pedro Chaves (PRB - REPUBLICANOS/MS)
Nome completo: Pedro Chaves dos Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Expectativa em torno das medidas a serem adotadas no Governo do Presidente da República eleito, Sr. Jair Bolsonaro.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2018 - Página 7
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, VITORIA, CANDIDATO ELEITO, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, CARGO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONFIANÇA, REALIZAÇÃO, GOVERNO, COMBATE, CRISE, DESEMPREGO, SEGURANÇA PUBLICA, AUMENTO, EFICIENCIA, PRODUÇÃO, COMPETITIVIDADE, ENFASE, REFORMA TRIBUTARIA, REFORMA, PREVIDENCIA SOCIAL.

    O SR. PEDRO CHAVES (Bloco Moderador/PRB - MS. Para discursar.) – Obrigado, Sra. Presidente.

    Senadora Vanessa Grazziotin, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, o nosso boa tarde.

    No último dia 28 de outubro, quase 58 milhões de brasileiros e brasileiras elevaram o candidato Jair Messias Bolsonaro, por meio do voto popular, ao posto máximo da República Federativa do Brasil.

    A partir do dia 1º de janeiro de 2019, após receber a faixa presidencial das mãos do atual Presidente da República, Michel Temer, o 38º Presidente do Brasil responderá diretamente pela administração de uma das dez maiores economias do Planeta.

    Sobre os ombros do novo Chefe do Poder Executivo Federal, recairá, a partir deste momento, a tremenda responsabilidade de, logo após um período de crise econômica e política, recolocar nosso País nos trilhos do desenvolvimento, de volta ao caminho da prosperidade, a caminho do seu grande destino.

    A vitória que Bolsonaro conquistou à frente das urnas conferiu-lhe legitimidade pungente para imprimir um novo ritmo à condução da política nacional.

    Ademais, chamo a atenção, Sra. Presidente, para a grande quantidade de votos brancos, nulos e abstenções que tivemos nesse segundo turno, que juntos somaram, por incrível que pareça, mais de 42 milhões de brasileiros que não escolheram candidato algum, o que representa grosseiramente cerca de um terço do total. Isso é muito grave! Esse índice precisa ser refletido por todos nós detentores de cargos políticos. A meu ver, ele revela uma insatisfação que leva a uma crise de representatividade. Precisamos reconquistar a confiança desses eleitores, e esta será mais uma tarefa na nova legislatura. O voto é a mais pura prática da cidadania. A democracia é uma conquista de nossa Nação, e a sua construção é contínua, tendo por pressuposto o voto consciente do povo brasileiro.

    Restou evidente que Bolsonaro soube estabelecer um contato direto com os anseios da Nação brasileira, de forma individual e íntima com o eleitor.

    O candidato eleito, além de representar todo o conjunto da irresignação dos cidadãos com a política feita da velha forma – ninguém mais aceita a velha política –, representou também a vontade do povo em iniciar uma nova jornada em direção a um futuro mais promissor.

    Nesse sentido, Sra. Presidente, a renovação parlamentar em ambas as Casas Legislativas poderá oferecer ao Presidente Bolsonaro condições de governabilidade à altura dos imensos desafios que ele terá logo no início de seu mandato, juntamente com a oposição de igual forma consolidada.

    Legitimidade e governabilidade são, afinal de contas, Sras. e Srs. Senadores, atributos fundamentais, sem os quais não será possível implantar políticas econômicas capazes de reduzir o desemprego de quase 13% que assola o povo brasileiro. Só com legitimidade e com governabilidade, Sra. Presidente, será possível encaminhar soluções urgentes para a crise da insegurança pública. Apenas com legitimidade e com governabilidade, Sra. Presidente, conseguirá a nova administração aprovar as múltiplas reformas necessárias para que o Brasil incremente sua produtividade, reduza suas ineficiências e aumente sua competitividade.

    A reforma tributária e a reforma política, apenas para começar, são passos importantes e indispensáveis na caminhada do Brasil rumo ao desenvolvimento e à prosperidade que todos esperam.

    Sras. e Srs. Senadores, é chegada a hora da pacificação e da conciliação nacional. A soberania popular fez ouvir, no último domingo, sua voz. Que se encerre o ciclo de ódio, que se acabe a ciranda da polarização; a união se faz, mais do que nunca, necessária para o nosso progresso.

    No momento em que pronuncio estas palavras, o novo Governo já se debruça sobre o planejamento das tarefas inerentes à transição, a qual certamente se demonstrará oficiosa.

    Desde já, Sras. e Srs. Parlamentares, é fundamental que adotemos, situação e oposição, o tom do diálogo construtivo, o tom da temperança e o tom do equilíbrio. Afinal, uma democracia forte só é consolidada com um governo diligente e uma oposição importantíssima, mas sempre vigilante.

    A economia e, sobretudo, a política brasileira clamam pela atuação uníssona do Senado Federal junto à Presidência da República, e estou certo de que esta Casa está mais do que preparada para responder ao chamado que a história nos incumbe para a retomada do crescimento por que tanto anseia nosso povo brasileiro.

    Não é por demais aduzir que um eventual consenso entre as lideranças de nossa imensa Pátria poderá produzir frutos, de tal maneira que as futuras gerações poderão desfrutar do trabalho a ser realizado no próximo mandato presidencial.

    É na esteira da paz, da tolerância, da democracia equilibrada e da perfeita harmonização com a Carta Magna que saúdo, portanto, a eleição de Jair Messias Bolsonaro ao cargo de Presidente da República Federativa do Brasil.

    Gostaria de lembrar, bem como congratular todos os Governadores eleitos pelo processo democrático, na figura do nosso ilustre Governador Reinaldo Azambuja, reconduzido, pelo povo, para mais um mandato em nosso Estado de Mato Grosso do Sul.

    Nos termos da Constituição de 1988, faço votos de que, sob a proteção de Deus, saibamos todos encontrar o bom caminho do desenvolvimento, da justiça e da paz social, e nele permanecer.

    É muito importante sabermos que estamos assumindo um novo Governo, uma nova Presidência: que haja realmente um trabalho profícuo para o bem da sociedade brasileira, que está angustiada. É importante que haja também – e as eleições já demonstraram – uma oposição consolidada, que possa ser vigilante a todas as ações do Governo Federal. A oposição é fundamental para corrigir quaisquer distorções.

    Temos certeza de que, a partir de hoje, o Brasil será outro, com uma forma diferente de fazer política. Através deste pronunciamento, congratulo-me com o Chefe do Poder Executivo Federal pela sua eleição majoritária.

    Parabéns à democracia brasileira!

    Longa vida à democracia brasileira!

    Era o que tinha a dizer, Sra. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2018 - Página 7