Discurso durante a 134ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos 67 anos do aniversário de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular, celebrado em 15 de novembro.

Autor
Guaracy Silveira (DC - Democracia Cristã/TO)
Nome completo: Guaracy Batista da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 67 anos do aniversário de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular, celebrado em 15 de novembro.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2018 - Página 14
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA.

    O SR. GUARACY SILVEIRA (DC - TO. Para discursar.) – Cumprimento os assessores, os repórteres, os Srs. Senadores e Senadoras, o elegante Presidente Dário Berger, que preside a Casa neste momento, eficiente e combatente Senador por Santa Catarina – um Estado que, pela graça de Deus, tem dado muito certo –, natural da pequena Bom Retiro, aquela cidade montanhosa, aquele belo lugar. E cumprimento o povo brasileiro, a Nação brasileira que assiste à TV Senado, lembrando que a TV Senado é sempre uma boa opção, uma opção saudável e inteligente para a Nação brasileira.

    Mas eu gostaria neste momento de trabalhar sobre o que o Evangelho fez para o mundo. O Evangelho do Senhor Jesus Cristo, vamos dizer que nascido na Palestina pelo ano 28 ou 29 da Era Cristã, não conseguiu, até o presente momento, levar esta mensagem a todo o mundo. Mas o Evangelho tem sido o parâmetro das reais mudanças e da justiça social. Como exemplo, até poucos anos atrás, poucos anos passados, quando um potentado, alguém de notória importância, na Índia morria, consequentemente as suas esposas também eram sepultadas junto. Havia tirania espalhada por todo o mundo, regime de escravidão e tudo mais.

    Mas o Evangelho, mesmo quando não chegou a algum lugar, nós pusemos as ideias evangélicas, as ideias cristãs nas mais altas cortes do mundo, e também nós influenciamos primeiramente a Liga das Nações e depois a ONU, que serve de parâmetro para os conceitos e as leis em todo o mundo. É inadmissível que a perseguição dos seres humanos, a escravidão e algo semelhante possam continuar quando a luz do Evangelho chega.

    Mas eu queria lembrar um versículo bíblico, narrado em Gálatas 4:4, escrito pelo apóstolo Paulo, que diz: "Chegando a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho ao mundo". A plenitude dos tempos nada mais é que o tempo propício pelo qual Deus fez que o mundo estivesse apto para receber o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

    Jesus deve ter sido sacrificado, crucificado talvez no ano 28 ou 29 da Era Cristã, é impossível precisar a data. Mas nós podemos dividir a história do cristianismo em sete etapas bem distintas. Primeiro a revelação do Espírito Santo com sua missão junto à Igreja, no Dia de Pentecostes, talvez no ano 28 ou 29 – anno Domini.

    Mais tarde, houve a mudança do status da Igreja, que, de perseguida, passa a ser a igreja protegida por decreto do Imperador Constantino, pelo Édito de Milão, em 313. Posteriormente, no ano 380, pelo Decreto de Tessalônica, pelo Imperador Teodósio, a Igreja, então, deixa de ser perseguida ou protegida para se tornar a igreja oficial do Estado.

    No ano 1054, houve o Grande Cisma, a grande separação entre os cristãos do Ocidente e os cristãos do Oriente, onde surgiram as igrejas ortodoxas.

    A quarta etapa nós podemos dizer que se iniciou na Alemanha, Senador Dário, com Martinho Lutero, em 1517, precisamente no dia 31 de outubro, que é o Dia da Reforma. Depois, nos séculos XVIII e XIX, novamente surge uma nova etapa, época de grandes avivalistas, como John Wesley, George Whitefield e tantos outros pregadores de renome – foi a época dos avivalistas.

    Mas, pelo fim do século XVIII, vai acontecer de a Igreja retornar praticamente aos princípios da Igreja primitiva, quando, iniciando no País de Gales, o evangelista Roberts Evans redescobre, vamos dizer, a busca pelo Espírito Santo e pela plenitude do Espírito Santo, um novo tempo de pentecostalismo que veio impulsionar as igrejas Cristãs.

    Depois do País de Gales, o pentecostalismo vai chegar, no ano seguinte ou dois anos depois, aos Estados Unidos, onde tivemos o notório evento da Rua Azusa, que começou a tomar proporções para todo o mundo conhecido.

    A última grande etapa nós podemos dizer que aconteceu em 1922 com a Missionária Aimée Semple MacPheson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, pois, embora o movimento de renovação e do avivamento pentecostal tenha sido iniciado alguns anos antes, a plena revelação do quanto Deus poderia fazer e do quanto o Espírito Santo poderia fazer pela humanidade, isso vai acontecer justamente após 1922, quando o mundo poderia tomar conhecimento de que o Espírito Santo estava na Terra para servir na sua missão como o Consolador e trazendo poder à Igreja. Isso seria muito mais do que a manifestação plena do Espírito Santo, pois, a partir dessa poderosa revelação, haverá uma verdadeira revolução nos modos e na dinâmica dos movimentos avivalistas e nas Igrejas pentecostais.

    Pois bem, no próximo dia 15 de novembro no Brasil estaremos comemorando mais um aniversário de nossa amada Igreja do Evangelho Quadrangular – que nasceu primeiramente no coração de Deus – lá no seu Estado, meu Presidente, comandada pelo Narcizo Parisotto, e no Brasil, liderada pelo meu Presidente, Rev. Mario de Oliveira, que tem impulsionado, pela graça de Deus, o crescimento desta nossa Igreja, hoje contando mais ou menos com 3,5 milhões de pessoas, com mais de 20 mil templos espalhados pelo Brasil, com aproximadamente 60 mil pastores, obreiros e missionários, abençoando a Pátria brasileira.

    Este é o mês quadrangular. Comemoremos com alegria essa grande revelação que nos foi entregue: Jesus salva; Jesus batiza com o Espírito Santo; Jesus Cristo cura e voltará.

    Então, neste 15 de novembro de 2018, quando o Brasil comemora 129 anos da Proclamação da República, fato levado a efeito sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889, eu, meu Presidente, sinceramente não sei se a República foi a melhor coisa que aconteceu para este País, porque, alguns anos passados, depois da Proclamação da República, Deodoro da Fonseca escrevia uma carta a seu sobrinho e dizia: "A República não foi uma boa coisa". O próprio proclamador da República confessava isso, tendo sido o primeiro Presidente.

    Mas quero falar de uma proclamação extremamente importante – e tenho certeza e convicção de que deu certo, de que foi a melhor coisa que aconteceu para a nossa Pátria Brasil. Em 15 de novembro de 1951, os missionários Harold Willians, de origem americana, e Hermínio Vasquez, peruano, fazem uma nova proclamação: eles proclamam não uma nova República, mas sim a real libertação, através da proclamação do Evangelho Quadrangular, que proclamava aos cativos, aos perdidos, aos enfermos, aos oprimidos e aos desesperançados que há uma esperança, pois Jesus salva; Jesus batiza com o Espírito Santo; Jesus cura e, em breve, voltará.

    Neste 15 de novembro, completamos 67 anos na Pátria brasileira, 67 anos da proclamação em solo pátrio. Nossa reverência, gratidão e reconhecimento aos nossos pioneiros – pela graça divina, muitos deles ainda estão vivos e se somam ao exército dos nossos jovens quadrangulares, continuando a missão apostólica e proclamando a fé, o amor e a esperança.

    Abraços aos meus irmãos, amigos e colegas.

    Parabéns a você que proclama que "Jesus é a única esperança"!

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2018 - Página 14