Fala da Presidência durante a 17ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura da sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de fundação da RecordTV.

Autor
Eunício Oliveira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de fundação da RecordTV.
Publicação
Publicação no DCN de 15/11/2018 - Página 11
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CANAL, TELEVISÃO.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. MDB - CE) - Declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de

HOMENAGEM

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. MDB - CE) - Compõem esta Mesa, a convite da Presidência, os senhores: Senador Eduardo Lopes, requerente da sessão solene; Deputado Federal Márcio Marinho, requerente da sessão solene; Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab;

Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia; Presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão -- ABRATEL, Márcio Novaes; Presidente da RecordTV, Luiz Cláudio Costa; Superintendente Institucional da RecordTV, André Luiz Duarte Dias.

    Composta a Mesa, eu registro, com prazer, a presença do senhores: Embaixador do Reino Hachemita da Jordânia, Malek Eid Otalla Twal; Embaixador da República da Namíbia, Samuel Nuuyoma; Embaixador do Reino da Tailândia, Surasak Suparat; Embaixador da República do Chile, Fernando Schmidt; Deputado Federal e apresentador da RecordTV, Celso Russomanno, meu colega há 12 anos; Ministro Plenipotenciário e Vice-Chefe da Missão da Embaixada da República do Sudão, Muhanned Omer Abbas Ajabna; Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka; representante do Governador do Rio Grande do Sul, Otaviano Fonseca; Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho -- ANAMATRA, Guilherme Guimarães Feliciano; representante do elenco artístico da RecordTV, Ana Lucia Hickmann Correa; representante do elenco de novelas da RecordTV, Denise Del Vecchio; representante do jornalismo da RecordTV, Celso Freitas; e demais funcionários da RecordTV.

    Convido todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro.

(É entoado o Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. MDB - CE) - Eu registro, com prazer, a presença de Senadores e Senadoras, de Senadores eleitos e Senadoras eleitas, de Deputados e Deputadas, de Deputados eleitos e Deputadas eleitas, de demais autoridades que compõem este Plenário. Vejo entre nós o nosso ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Marcus Vinícius.

    Cumprimento todos; cumprimento a Mesa, que já foi aqui nominada por mim.

    No mundo em que vivemos, a influência das mídias eletrônicas na vida de todos não tem precedentes na História. Estamos cada vez mais dependentes do uso da palavra e das imagens.

    Diante dessa perspectiva, a sessão solene que hoje aqui realizamos para comemorar os 65 anos de um dos mais importantes veículos de comunicação do nosso País, a Rede Record de Televisão, adquire, a meu ver, extrema relevância.

    Chamo atenção para este número: 65 anos -- exatamente a minha idade! A Record é uma das emissoras pioneiras neste País.

    Desde então, a televisão se universalizou e se consolidou como o mais importante veículo de comunicação de massas no Brasil e no mundo.

    A televisão é o resultado de uma grande conquista humana. Trouxe aos nossos lares e às nossas famílias o entretenimento e a informação, elementos vitais para a sociedade, e também para o melhor exercício da cidadania.

    Eu tive a oportunidade de ser Ministro das Comunicações do Brasil.

    Hoje vivemos na chamada "aldeia global" do ponto de vista da comunicação de mundo, onde toda informação chega quase imediatamente, com algum delay, aos quatro cantos do mundo.

    Nesse contexto, as emissoras de TV possuem grande responsabilidade por aquilo que transmitem às nossas famílias e aos nossos lares.

    A história da Rede Record se confunde com a própria história da televisão brasileira. Ouviremos isso com mais detalhes nas falas dos nossos oradores inscritos, que não são poucos, para a sessão solene do dia de hoje.

    A Rede Record, senhoras e senhores, foi muito importante na construção de um eixo de unidade nacional. E ainda é, com muita importância.

    Por meio de seus programas culturais, artísticos e jornalísticos, que levam informação e entretenimento a milhões de lares, a própria língua nacional foi ganhando mais unidade e, com isso, fortalecendo os elos de integração e comunicação nacional.

    Antes dos satélites, vieram as repetidoras, levando tudo isso aos mais distantes rincões do nosso País.

    A televisão proporcionou educação formal e educação agrícola a todos, criando oportunidades para quem não tinha. É difícil, inclusive, mensurar o impacto dessa contribuição ao desenvolvimento do nosso País.

    E a TV Record, ciente da sua responsabilidade, também não descuidou do espírito dos seus telespectadores.

    Nos últimos anos, sob o comando do Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, a TV Record consolidou-se entre as grandes emissoras nacionais, e sua programação já chega a outros países e continentes.

    Hoje, nesta comemoração de uma história vencedora, temos a satisfação de dizer que a TV Record contribui de modo significativo para a construção de uma sociedade melhor, baseada em valores humanistas, da família brasileira.

    O Congresso Nacional se sente honrado -- e eu, como seu Presidente -- em receber os ilustres representantes da emissora nesta Casa e nesta sessão solene para esta grande homenagem que fazemos aos que fazem a TV Record no Brasil e às suas afiliadas.

    A participação dessa emissora no desenvolvimento do País deverá ser cada vez mais evidente, ampliando os importantes serviços que já presta à sociedade brasileira.

    Sem me estender muito mais, pois temos vários oradores, eu quero dizer que há muitos discursos esclarecedores a serem proferidos por aqueles que têm mais informação do que eu.

    Por esse motivo, agradeço a presença a todos.

Sessão solene, normalmente, dá oportunidade a Senadores e Deputados. Deputado não fala no Plenário do Senado Federal, só em sessão do Congresso Nacional. Nesta solenidade, então, nós permitiremos que Deputados falem.

    Eu quero agradecer, repito, a todos, e dizer o meu muito obrigado.

Pela Liderança do PRB do Senado Federal e como requerente da sessão, eu concedo a palavra ao Senador Eduardo Lopes para fazer uso de uma das tribunas.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 15/11/2018 - Página 11