Discurso durante a 17ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de fundação da RecordTV.

Autor
Roberto Rocha (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MA)
Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 65 anos de fundação da RecordTV.
Publicação
Publicação no DCN de 15/11/2018 - Página 17
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CANAL, TELEVISÃO.

    O SR. ROBERTO ROCHA (PSDB - MA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Cumprimento o Senador Eunício Oliveira; o Senador Eduardo Lopes, requerente desta sessão; o Deputado Márcio Marinho, também requerente desta sessão; o Ministro Gilberto Kassab; o Presidente da OAB, Claudio Lamachia; o Presidente da ABRATEL, Márcio Novaes; o Presidente da RecordTV, Luiz Cláudio Costa; o Superintendente Institucional da RecordTV, André Luiz Duarte Dias; o representante do jornalismo da RecorTV, Celso Freitas, que acabou de se pronunciar aqui; e, finalmente, numa mesa tão marcadamente masculina, Ana Hickmann, representando o elenco artístico da RecordTV.

    Como em todos os empreendimentos humanos de sucesso, a Record nasceu da audácia de um homem, o pioneiro Paulo Machado de Carvalho, que não se aquietou com a tranquilidade de uma vida abastada, mas partiu para plantar sonhos.

    Em 1931, aos 30 anos de idade, comprou uma pequena rádio, por 25 contos de réis. Com espírito empreendedor, ousado e moderno, em poucos meses já administrava uma rádio modelo, com audiência e prestígio, graças a uma programação moderna e popular.

    Nascia aí o império de comunicações que, com habilidade empresarial, formou um grupo de empresas que incluía a TV Record, além das emissoras de rádio Excelsior, São Paulo e Pan-Americana.

    No dia 27 de setembro de 1953, um domingo, o canal 7 foi ao ar, transmitindo para menos de 8 mil televisores em São Paulo. Estima-se que apenas poucas centenas de pessoas tenham assistido ao show musical que deu origem à TV Record.

    Logo já estava transmitindo na área esportiva, mas não era futebol, mas o Grande Prêmio Brasil, mostrando a corrida de cavalos que ocorria no Rio de Janeiro para o público paulistano no ano de 1956.

    Mas, por conta do baixo custo em relação a outras produções, os programas musicais acabavam se destacando na grade da emissora. Diversos nomes internacionais se apresentaram nas telas da Record em apresentações exibidas do Teatro Record, como Nat King Cole, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.

    Nos anos 1960, grandes nomes marcaram época na televisão brasileira, como Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega, Ronald Golias, Otelo Zeloni, Cidinha Campos, Hebe Camargo, entre outros.

    Nenhuma outra emissora teve um programa apresentado por ninguém menos que Roberto Carlos, ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa, no programa Jovem Guarda. E depois vieram os históricos festivais de música da Record, que consagraram ídolos como Geraldo Vandré, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Os Mutantes, Caetano Veloso, Tom Zé e Gal Costa.

    A história da TV Record se confunde com a história e a afirmação da música brasileira. É uma história de resiliência, que a tornou, hoje, a mais antiga emissora em atuação no País. Quem se lembra que Silvio Santos e Faustão também iniciaram na Record, um verdadeiro celeiro de grandes talentos da TV brasileira?

    Passada a era dourada de Paulo Machado, a emissora trocou de mãos em 1989, passando ao comando de Edir Macedo Bezerra, que a trouxe até os dias de hoje.

    Uma das primeiras alterações na programação foi contratar para comandar as manhãs a apresentadora Ana Maria Braga, que também trouxe o papagaio Louro José, que é seu companheiro até os dias de hoje.

    Desde o começo da manhã até a madrugada, a emissora oferece pelo menos 11 horas de jornalismo diário, esporte, novelas, reality shows, revistas eletrônicas, musicais e programas de auditório. É a segunda maior produtora e exibidora de conteúdo nacional inédito, com mais de 90 horas semanais.

    A TV Record também chega aos 65 anos com um perfil multiplataforma, que amplia seu alcance, oferecendo novas formas de acesso à programação. É uma história que começou com o lançamento, há exatos 9 anos, do Portal R7, e que hoje se amplia com o lançamento de um serviço de streaming e vídeo sob demanda.

    Por fim, essa é a Record, aqui homenageada, com justas razões, por uma bela história que alia ousadia, entusiasmo, fé e esperança em nosso País.

    Parabéns a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 15/11/2018 - Página 17