Comunicação inadiável durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a liberação de recurso proveniente de emenda parlamentar de S.Exa. que custeia o Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, em Roraima.

Autor
Ângela Portela (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Satisfação com a liberação de recurso proveniente de emenda parlamentar de S.Exa. que custeia o Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, em Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2018 - Página 16
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, APROVAÇÃO, LIBERAÇÃO, VERBA, EMENDA, AUTORIA, ORADOR, OBJETIVO, INVESTIMENTO, CUSTEIO, LABORATORIO, DIAGNOSTICO, PREVENÇÃO, CANCER, LOCAL, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    A SRA. ÂNGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RR. Para comunicação inadiável.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, aqui a Senadora Ana Amélia falou sobre o câncer, e a gente vem a esta tribuna exatamente falar sobre os recursos que nós destinamos – eu e o Deputado Federal Hiran Gonçalves, de Roraima – para a prevenção e combate ao câncer do colo de útero e de mama.

    Uma parte importante de nosso trabalho como Parlamentar é a destinação de recursos de emendas para causas de grande interesse de nossa população, para causas importantes, e saúde é fundamental.

    Dentro do Orçamento da União, como senadora, já tive oportunidade de direcionar milhões de reais que se traduziram em creches, escolas, postos de saúde, eletrificação, melhoria de estradas vicinais, entre outras obras que levam qualidade de vida a todos os Municípios do meu Estado.

    Passada a eleição, esse trabalho continua. Por isso, é com grande alegria que quero registrar aqui, a liberação de uma emenda de bancada de R$30 milhões para custeio do Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, em Roraima – instituto de prevenção em Boa Vista. As obras vão começar já no próximo ano. É muita alegria para mim, no final do mandato, poder assegurar, junto com o Deputado Federal Hiran Gonçalves, recursos para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama.

    Essa emenda parlamentar, iniciativa minha e do Deputado Hiran, a quem saúdo desta tribuna, vai trazer uma enorme contribuição à redução das taxas de incidência de diversos tipos de câncer em Roraima.

    A previsão é que, inicialmente, priorize a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero, os dois que mais afligem as mulheres brasileiras e do meu Estado. Num momento posterior, o atendimento será estendido a outros tipos de câncer, como os de pele e de boca.

    Ressalto que se trata de um centro de diagnóstico e prevenção, e não de tratamento. A medicina preventiva, todos sabemos, é uma tendência mundial, pois quanto mais precoce a detecção, maiores as chances de cura e menor o custo do tratamento, levando qualidade de vida para o paciente e reduzindo o gasto para a sociedade.

    O Centro de Diagnóstico Precoce será administrado por uma fundação de reconhecida competência no combate ao câncer: o Hospital de Amor, de Barretos, em São Paulo.

    Grande parte da população já admira o trabalho realizado há muitos anos, em Barretos, pelo Sr. Henrique Prata, um dos maiores benfeitores da saúde no Brasil. Mas nunca é demais divulgar, para quem ainda não conhece, a importância dessa instituição. Considerando que as famílias, as pessoas do meu Estado já foram amplamente atendidas pelo hospital de Barretos.

    Durante muitos anos conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, ele foi rebatizado, apropriadamente, como Hospital de Amor, nome que reflete de maneira adequada a beleza da obra que realiza. O Hospital de Amor surgiu aos poucos, diante da constatação de que pacientes de câncer das diversas cidades do interior precisavam se deslocar até São Paulo, capital, para se tratar.

    No final da década de 60, foi instituída em Barretos uma fundação para atender pacientes de câncer. Entre os médicos precursores estavam os pais do Sr. Henrique: o Dr. Paulo Prata e a Dra. Scylla Prata. Testemunhando desde criança a dedicação dos pais ao tratamento do câncer, o Sr. Henrique abraçou a causa e, no final da década de 80, com a ajuda da iniciativa privada e da sociedade de Barretos, ampliou esse trabalho até conseguir transformar a instituição em um hospital propriamente dito.

    Hoje o Hospital de Amor é referência no Brasil, na América Latina e no mundo, atendendo pacientes de todo o País e ocupando posição de destaque em todos os rankings internacionais de qualidade no atendimento à saúde.

    Pois bem, Sr. Presidente, é essa instituição de elevado grau de utilidade pública que estaremos levando para o nosso Estado, eu e o Dr. Hiran Gonçalves, nosso Deputado Federal. Meu mandato como Senadora termina no próximo dia 31 de janeiro, mas terei o orgulho, como cidadã de Roraima, de em breve ver meu Estado dispor de um centro de prevenção do câncer com padrão internacional de atendimento.

    Tive a satisfação de receber em meu gabinete o Presidente do Hospital de Amor, Dr. Henrique Prata, um dos maiores nomes da medicina brasileira. Veio-me visitar acompanhado do Deputado Hiran e do Governador eleito de Roraima, Antônio Denarium, que apoia a iniciativa.

    Parabenizo todos pela nobreza do gesto.

    Momentos assim, em que homens e mulheres de diferentes campos do espectro político se unem por causas maiores, proporcionam as maiores satisfações de minha vida pública. Isso é uma satisfação muito grande, porque, independentemente de questão ideológica, partidária, nós estamos unidos para que o Hospital de Amor seja instalado em Roraima e possa atender as mulheres do nosso Estado.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2018 - Página 16